8 curiosidades sobre Sorocaba

Tempo de leitura: 3 minutos

Que a cidade é um dos maiores polos industriais do estado de São Paulo, provavelmente você já sabe, não é mesmo? Mas, nesse post, vamos te contar 8 curiosidades sobre Sorocaba que vão desde prédios com arquiteturas diferentes, passando por dados sobre saúde e segurança, até dicas sobre a melhor coxinha do Brasil, vale a pena conferir!

18

Excelente qualidade de vida

Sorocaba ocupa a 6ª posição em ranking das melhores cidades do Brasil em gestão pública, com base estudo da Macroplan em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), WeGov, Portal Meu Município e Colab, de acordo com notícia publicada em fevereiro de 2020, no site da Prefeitura Municipal de Sorocaba. O ranking considerou 15 indicadores das áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade de cidades com mais de 273 mil habitantes.

Outro dado que chama a atenção, é o Produto Interno Bruto (PIB) que, em 2020, era de R$32,6 bilhões, colocando a cidade em 18º lugar entre os 100 municípios classificados.

Referência nacional em saúde

Ainda falando sobre os benefícios que a cidade tem a oferecer aos seus moradores, a saúde merece destaque. Sorocaba tem um grande centro médico que conta com excelentes hospitais públicos e privados. Trata-se da primeira cidade do interior do estado de São Paulo que, em 2019, passou a abrigar um hospital com selo Joint Commission International (JCI), referência em saúde e segurança de pacientes.

Zoológico referência na América Latina 

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é referência na América Latina no que tange pesquisa, educação ambiental, lazer, conservação e bem-estar animal. São mais de mil animais de 290 espécies. Por lá, você poderá ver de perto bichos como elefantes indianos e macaco-aranha-de-testa-branca, sendo que 70% dos animais são de fauna nacional. O Zoológico foi inaugurado em 1968 e conta com classificação do IBAMA em categoria “A”. Caso tenha ficado interessado em conhecer, anote ai o endereço: Rua Teodoro Kaisel, nº 883, Vila Hortência. Funcionamento de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Sem nomes inusitados? 

Você sabia que cartórios tem o poder de não autorizar que os pais registrem crianças com nomes “inadequados”? Sorocaba já passou por essa situação algumas vezes, impedindo que fossem registrados os nomes “Xismen” e “Gesptsfl”, dá pra acreditar? Outro caso que ficou famoso, foi de um pai que gostaria que o filho se chamasse “Piedro”, mas o cartório registrou como “Pietro”, cada uma, né?

Muita natureza 

Já te contamos nesse post quais são os principais pontos turísticos de Sorocaba e, você deve ter percebido que, muitos deles, são áreas de extremo contato com a natureza, como, por exemplo: o Jardim Botânico Irmãos Villas Boas, a Fazenda Ipanema, o Parque das Águas e o Parque Natural Chico Mendes. A cidade tem muito a oferecer aos amantes da natureza!

Coxinha

A coxinha mais famosa do Brasil ou, ousamos dizer, do mundo, é produzida em Sorocaba! Mais especificamente na Padaria Real, se você for até a cidade não deixe de experimentar esse delicioso prato que já conquistou o coração dos brasileiros e tem um sabor inconfundível!

Arquitetura marcante

Também no post sobre os Pontos Turísticos de Sorocaba, já te demos alguns spoilers sobre os principais prédios da cidade. Alguns, por sinal, contam uma arquitetura ousada: o Palácio dos Tropeiros, é conhecido como “prédio dos cavalinhos” e a Biblioteca Municipal tem formato de um livro aberto, vale a pena conhecer!

Segurança 

Em 2019, Sorocaba ficou entre as 10 cidades com melhor segurança do estado de São Paulo e também foi considerada por mais da metade da população como um município que proporciona ótima qualidade de vida!

Você já conhecia algumas dessas curiosidades sobre Sorocaba? Acha que ficou faltando alguma? Deixe aqui nos comentários sua opinião, vamos adorar saber!

Nacional Dan Inn Sorocaba

Nacional Inn Sorocaba Convenções

Nacional Inn Sorocaba

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.