Carnaval em Salvador: uma loucura do início ao fim

Tempo de leitura: 4 minutos

O Carnaval em Salvador é um dos mais procurados do Brasil e não é para menos: se tem um povo que sabe curtir uma boa festa é o povo baiano. Enquanto a maioria das cidades se prepara para receber turistas por quatro dias, em Salvador é diferente: você pode passar seis, já que a folia começa dois dias antes. São tantas atrações que fica até difícil escolher: tem blocos, camarotes, principais circuitos, carnaval pipoca e trios elétricos. Ah, e você já ouviu aquele trecho de uma música que diz assim: “Ai ai ai ai ai! Tô solteiro em Salvador, cadê o meu amor?”. É mais ou menos assim que são as coisas em Salvador! É um local perfeito para passar o Carnaval se você é solteiro e não está pensando em se amarrar tão já. Falando em música, prepare seus ouvidos para muito Axé.

Circuitos:

O Carnaval de Salvador recebe em média dois milhões de visitantes. É gente para ninguém botar defeito. Por isso, a festa foi dividida em diversos circuitos, por toda a cidade, para que ela fique mais organizada e o folião consiga se situar. Os circuitos mais legais são Dodô e o Osmar. O primeiro liga as praias da Barra e Ondina. Ele reserva um visual maravilhoso da baía de todos os santos e tem uma pegada mais jovem. O segundo é o mais tradicional e passa por várias avenidas, e aí o diferencial é arquitetura. Em qualquer um dos dois são cinco horas de folia. Algo interessante que você precisa saber é que em todos eles você vai encontrar trios, camarotes, blocos e famosas atrações como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Banda Eva.

Blocos:

Carnaval sem bloco, não é Carnaval! E em Salvador essa é a principal atração. O pessoal compra abadá e fica dentro de um cordão de isolamento. O mais antigo é o Bloco Inter, que vai animar o povo com a banda Psirico. Os mais famosos e procurados são: o Camaleão, Bloco Nana Banana, Coruja, Bloco Cerveja e Cia, Balada, Cocobambu, Timbalada, Nu Outro, Yes Bahia, Me Abraça, Eva, Bloco Largadinho, Crocodilo, Olodum, Pirraça, Aviões Elétricos e Vumbora?!.

Camarotes:

Se alguns querem é ficar no meio do povo, outros preferem os camarotes. São grandes estruturas muito bem organizadas e cobiçadas, que proporcionam conforto. Geralmente, os artistas que passam o Carnaval em Salvador, buscam por esses espaços! Prepare a carteira, porque, com certeza, para desfrutar dessa comodidade tem preço!

Carnaval Pipoca:

Quem está com a grana curta para entrar nos blocos ou nos camarotes, também pode aproveitar o Carnaval em Salvador. Pensando nisso, existe o Carnaval Pipoca em trios sem corda: o folião fica livre, leve e solto para aproveitar a festa da maneira que bem entender. E não é só uma questão de dinheiro, é aqui que boa parte da população local se diverte. Ah, e não pense que o Pipoca deixa a desejar quando o assunto é atração. Só nesse ano são mais de 100: Preta Gil, Saulo, Ivete, Anitta e muitos outros.

Pelourinho:

Sempre quando alguém fala em Salvador, é inevitável não pensar no Pelourinho e aquele colorido maravilhoso, ainda mais no Carnaval né? E olha que em 2017, a festa vai ficar ainda mais especial: vai ter Gilberto Gil, celebrando os 50 anos da tropicália. E quem não estiver afim de correr atrás de trio elétrico, o Pelourinho é sim a melhor opção. Ele faz parte do Circuito do Batatinha, o único sem trios. É uma alternativa para fugir da agitação do Dodô e do Osmar.

Carnaval nos bairros:

Outra opção para quem não quer enfrentar tanta muvuca assim, é procurar alguma programação nos bairros. Geralmente, cerca de 10 bairros recebem atrações musicais, como Liberdade, Plataforma, Jardim Aláh, entre outros. A festa nesses locais também é de graça.

Palco do Rock:

Tá certo que o principal estilo musical que você vai ouvir na Bahia é o Axé. Mas, se por acaso, você estiver em Salvador e não curtir esse som, tem uma atração mais que alternativa que pode agradar: o Palco Rock. É um pouco inusitado imaginar alguém em pleno Carnaval de Salvador( destino não recomendadopara um casal evangélico) ouvindo rock mas, a cada ano, o público só cresce. Os shows começam às 18h, na Praça Wilson Lins, na Pituba. Serão 35 atrações e, mais uma vez, não precisa pagar nada!
Preparado para seis dias de pura loucura e agitação? Então Salvador é o seu lugar!

Deixe um comentário