Confira 5 dicas sobre como escolher o palestrante ideal para o seu evento

Tempo de leitura: 5 minutos

Nessa etapa específica da organização do evento, você precisará observar diversos aspectos para não errar!

 

Em todo o processo de organização de um evento, diversas dúvidas surgem! Porém um ponto crucial é a respeito da escolha do palestrante ideal e que seja condizente com a temática e com o público alvo que pretende atingir. Afinal, é o conteúdo do evento que ajudará a manter os participantes interessados e motivados! Vale lembrar que, em muitos casos, o barato pode sair caro e aquele palestrante SUPER famoso pode não se comunicar bem com as pessoas que irão participar desse encontro. Equilíbrio é sempre a palavra chave! Resumido: alguns aspectos precisam ser levados em consideração para não errar! Nós preparamos cinco dicas para que esse passo do planejamento saia da melhor maneira possível!

 

1-Como escolher o palestrante para o seu evento – defina o público alvo:

Definir o público alvo é, definitivamente, o ponto mais importante que deve ser definido antes de fechar o nome do palestrante! E, nesse caso, são diversas variáveis: idade, gênero, escolaridade, entre outras! Vamos exemplificar com alguns casos! Quando o evento conta com ar mais familiar e misto, a ideia é pensar em uma pessoa da área motivacional. No caso de diretores de grandes empresas, a dica é buscar nomes famosos e que chamem a atenção dessas pessoas. Caso sejam profissionais mais técnicos, dê preferência para um palestrante que conte com ampla bagagem a respeito de um tema que seja de interesse desse público!

2-Como escolher o palestrante para o seu evento – escolha o formato e a temática do encontro:

Qual formato terá esse evento? Será uma palestra? Um seminário? Um workshop? Um curso? Esses pontos também são importantes! A partir dessas respostas, você terá a possibilidade de encontrar um profissional que se adeque melhor ao estilo! A temática também é fator determinante. Será um evento motivacional? Para divertir os convidados? Com foco em capacitar? Qual a real necessidade do público alvo? Todos esses dados ajudam muito na escolha do palestrante!

3-Como escolher o palestrante para o seu evento – defina o orçamento para a contratação do profissional:

A maioria dos palestrantes já possui uma faixa de valor estabelecida, de acordo com o tempo que participará do evento. Por isso, é interessante que busque pessoas que estejam dentro do seu orçamento. Nesse caso, leve em consideração se esse recurso já está reservado ou se ele virá da venda de ingressos. Nessa conta, também é preciso colocar alguns gastos como alimentação, transporte e hospedagem! Lembrando que quem arca com esses custos é o contratante.

4-Como escolher o palestrante para o seu evento – observe os perfis dos profissionais:

Após compreender o público alvo do evento, as suas necessidades e fechar qual será o formato, chega o momento de analisar os perfis dos palestrantes. Esse aspecto surge para você saber quais profissionais mais se adequam aos pontos citados acima. Observar a forma com que ele se comunica e se apresenta é determinante! A postura é mais formal? Mais descontraída? Mais engraçada? Essas análises e questionamentos são válidos para encontrar alguém que possua linguagem que se aproxima com a dos espectadores. De nada adianta contratar um palestrante muito formal, se for um grupo de adolescentes. Dificilmente eles se encantarão com a temática. Por isso, se ainda tiver com dúvidas volte a revisar as características básicas do seu público alvo!  Algumas qualidades que julgamos interessantes em um palestrante são: originalidade, senso de humor, pontualidade, amplo conhecimento sobre o assunto, entre outras!

5-Como escolher o palestrante para o seu evento – busque sempre muitas referências sobre o profissional:

Não queremos que seu evento seja um fiasco! Por isso, não se esqueça de checar as referências: se é um profissional que está no ramo há um bom tempo, se cumpre com o acordado, se consegue atingir as metas propostas, se tem real conhecimento sobre o tema, entre outros. Converse com empresas ou contratantes que tiveram a oportunidade de lidar com esse palestrante. Faz toda a diferença!

Dica Bônus – conte com a Nacional Inn Hotéis em seu evento:

Após ter programado e analisado todos os aspectos referentes ao palestrante do evento, não se esqueça que a Nacional Inn Hotéis conta com espaços para receber os mais diversos tipos de encontros! Com certeza, nossas instalações irão se adequar aos seus objetivos! Vale ressaltar que marcamos presença em 24 destinos e sete estados brasileiros. São mais de 170 espaços para a promoção de eventos: sempre com equipes especializadas para proporcionar os melhores serviços!  Há, ainda, o Centro Nacional Inn de Convenções! Uma estrutura pensada para oferecer tudo o que você precisa! Seu evento será um sucesso! No total são 11 unidades do Cenacon. Elas estão localizadas em Araraquara, Campinas, Franca, Foz do Iguaçu, Poços de Caldas, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Ribeirão Preto e Uberaba. A rede hoteleira também conta com mais de 50 unidades espalhadas por todo o país. Resumindo: são estruturas completas para hospedagens, eventos e lazer! Para obter mais informações é só entrar em contato através do site: www.nacionalinn.com.br

 

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a ter mais clareza no momento de escolher um palestrante! Nunca se esqueça de que com um planejamento estratégico e estudos a respeito do público alvo, com certeza as chances de errar no momento de escolher um profissional serão mínimas! Até mais!!!!! J www.nacionalinn.com.br

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.