Conheça a Casa da Cultura em Poços de Caldas

Tempo de leitura: 3 minutos

A ‘Cidade das Rosas e das Águas Milagrosas’, cheia de história e belezas naturais, é também polo cultural, repleto de atrações o ano inteiro e isso não é de hoje. Poços de Caldas foi o primeiro município a receber um centro cultural do Instituto Moreira Salles, inaugurado em agosto de 1992. Hoje o Instituto também tem centros em São Paulo e no Rio de Janeiro. Poços foi uma escolha do próprio embaixador Walther Moreira Salles, como forma de homenagear a região onde a família dele se estabeleceu em 1918.

Depois de adquirido pelo Instituto Moreira Salles, o chalé construído em 1894 foi totalmente restaurado e, desde 1992, abriga a Casa da Cultura, com um acervo que reúne textos e fotos antigas da cidade. No prédio anexo são realizadas exposições e projeções de vídeos abertas ao público.
O IMS-Poços é um conjunto formado por um pavilhão com mais de mil m² de área expositiva e pelo centenário Chalé Cristiano Osório, projetado e construído em 1894. Ele foi inteiramente restaurado e hoje abriga mostras de artistas de Poços de Caldas e cidades próximas.

A política cultural do IMS-Poços opera em duas vertentes. A primeira, abrindo espaço para artistas consagrados com mostras de Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Guignard e outros; palestras de escritores como Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Miranda e Affonso Romano de Sant’Anna; e apresentações de nomes como Flávio Varani, Turíbio Santos (na música clássica), Ná Ozzetti, Alaíde Costa e Cida Moreira (no repertório popular).

A segunda vertente fomenta a produção local, tendo publicado obras como a do escritor Jurandir Ferreira, além de colaborado com a formação de concertistas e artistas plásticos.

Programação

Renovada constantemente, a programação da Casa da Cultura reúne exposições, mostras de cinema, concertos musicais, oficinas e cursos livres. A loja comercializa produtos do IMS, como livros, catálogos, CDs e DVDs, camisetas e artigos de papelaria. No chalé funciona um aconchegante café, para completar a visita ao espaço. O local oferece lanches, salgados, doces e drinks frios e quentes. Com pista de self service e cardápio à la carte, tem mesas externas no jardim.

Frequentemente, o local recebe oficinas, workshops, palestras, debates e muitas outras atividades abertas e gratuitas para a população. O IMS também realiza muitas atividades em parcerias com instituições de fora e faculdades do município. É impossível falar de cultura em Poços de Caldas sem citar o Instituto Moreira Salles. O local também recebe

A Casa da Cultura de Poços de Caldas fica na Rua Teresópolis, número 90, no Jardim dos Estados, bem pertinho do centro da cidade. O espaço é aberto ao público de terça a domingo, das 13h às 19h e tem acessibilidade. A visitação é gratuita e vale muito a pena!

 

Deixe um comentário