Escolha a tecnologia para lhe auxiliar durante a organização do seu evento online

Escolha a tecnologia para lhe auxiliar durante a organização do seu evento online

Tempo de leitura: 5 minutos

Já ficou mais do que comprovado quantos benefícios a tecnologia oferece aos eventos corporativos. Existem inúmeras tendências que surpreendem ao serem utilizadas, mas existe uma em questão que vem sendo uma grande aliada quando o assunto é evento online, o Streaming.

O streaming é uma forma transmissão instantânea de dados, áudio e vídeo através de redes. Por esse meio é possível realizar uma conferência convidados de diferentes partes do país ou até mesmo do mundo. A transmissão ao vivo é sempre interessante para que se possa atingir um público maior para que o mesmo possa disseminar a informação de forma mais rápida e sem ruído.

Além da realização de um evento online, é preciso que haja uma boa divulgação nas redes sociais do evento para que a estratégia da transmissão seja bem-sucedida, já que normalmente ela é feita via canal do YouTube ou em uma página do Facebook.

A estratégia para a transmissão online exige alguns cuidados em relação à tecnologia. O ponto mais importante é poder contar com um link dedicado para ambas as partes, transmissão e recepção. É preciso verificar se o serviço está disponível em todas as plataformas, já que boas partes dos participantes acessam o evento via dispositivo móvel. Desta forma, a tecnologia precisa funcionar corretamente em qualquer dispositivo utilizado.

Além de ser algo inovador, a transmissão de eventos online possui grandes vantagens, duas com maior destaque são:

  • Economia de Tempo

Sem precisar enfrentar trânsito, nem viagens, o participante ganha um precioso tempo. Além de ser um alívio para a agenda, poder participar de um evento seja como convidado ou palestrante, sem ter que sair de casa ou do escritório, é muito mais prático, econômico e cômodo.

  • Economia de Dinheiro

Não ter que se deslocar para participar de um evento não é bom apenas para a agenda, mas também para o bolso do participante. O mesmo vale para os organizadores, que não precisam se preocupar com orçamento para deslocamento de palestrantes, por exemplo.

É preciso estar atento com questões que se tornam o diferencial para seu evento online, são cuidados básicos no planejamento que estão presentes em qualquer tipo de evento. A definição clara dos objetivos, o cronograma e o checklist de cada etapa são algumas tarefas que merecem atenção redobrada. Porém não se esqueça de se preocupar também com aspectos específicos ao organizar um evento na web. Dentre eles:

  • “Local” do Evento

Não é porque o evento não vai acontecer em um local físico que você não precisa se preocupar com o local onde ele será realizado. O “local” nesse caso, é a plataforma web que vai ser utilizada para a transmissão do evento. Escolha uma estrutura confiável e segura para que todos os participantes consigam acessá-la de forma rápida e prática, sem risco de quedas durante a transmissão.

  • Ferramentas Para Transmissão

Visite os sites das ferramentas a seguir e conheça suas propriedades, encontre a melhor para seus objetivos.

  • Google Hangout
  • tv
  • Cover it Live
  • Livestream
  • com.br
  • Comece em Grande Estilo

Para chamar a atenção dos participantes, é preciso começar mostrando um pouco do que eles irão ganhar participando do evento. Disponibilize um vídeo com todas as informações sobre o evento, mas não se esqueça de que o mesmo precisa ser bem produzido e ter alta qualidade para que o público veja que existe uma excelente estrutura na organização.

O vídeo é efetivo porque, além de se aproximar mais da comunicação ao vivo, a possibilidade de que o público compartilhe é maior se comparado com um texto ou uma foto legenda, por exemplo.

  • Canais Acessíveis

O fato de o evento se online pode muitas vezes passar a impressão de que a empresa que o promove está “longe” do público. Evite essa sensação disponibilizando diversos canais de comunicação, tanto online quanto off-line, e esteja sempre pronto para responder dúvidas dos participantes. Dessa forma a confiança no seu evento e na sua empresa será maior.

  • Conteúdo Especializado

Para mostrar que sua empresa possui competência para transmitir informações via web, a ideia é produzir conteúdo online para divulgação dos temas que serão abordados durante o evento. Podem ser utilizados textos e até mesmo pequenos vídeos com insights sobre os que os participantes aprenderão.

  • Redes Sociais a Seu Favor

Tenha em mente que as redes sociais podem ser grandes aliadas na divulgação do seu evento online. Crie uma página e um evento no Facebook, a possibilidade de compartilhamento e alcance dessas redes auxiliam na disseminação do seu evento.

Estar presente nesse ambiente é fundamental, já que nele se encontra o seu público-alvo. Não espere que alguém não adepto à web participe de um evento online, é preciso focar em pessoas que possuam um perfil digital.

Por fim, é possível avaliar os resultados de sua transmissão online por meio dos acessos ao canal do YouTube ou pela paginado do Facebook. Então assim que finalizar seu evento confira se correu tudo bem e se o número de pessoas participantes corresponde ao que se era esperado.

Deixe um comentário