Melhores dicas para economizar em viagem em família

Tempo de leitura: 4 minutos

Está planejando ou tem uma viagem em família marcada, mas tem preocupação com relação ao orçamento? Nós sabemos que há vários custos envolvidos e, para te ajudar a conseguir curtir o passeio sem terminar o mês no vermelho, separamos várias dicas para ter uma viagem barata em família. Vamos lá? Boa leitura!

Para onde ir e quando?

Primeiramente, você deve definir estes dois pontos: para onde e quando ir. Com relação ao destino, a palavra chave é pesquisa. Afinal de contas, o objetivo final é economizar. Então, vale a pena utilizar sites e aplicativos para procurar os locais mais em conta, muitas vezes, ficamos apegados aos destinos mais populares e nos esquecemos de que há possibilidades que podem caber no seu bolso, tanto para viagens nacionais, quanto internacionais. Falando agora sobre quando ir, seja qual for o destino, dentro ou fora do Brasil, a dica é fugir de altas temporadas. Ou seja, de dezembro a fevereiro e de junho a agosto, isso porque estes períodos concentram férias corporativas e escolares. Se puder, prefira viajar nos meses de março, abril, maio, setembro, outubro e novembro. Em baixa temporada, como o nome diz, há bem menos turistas nas cidades, com isso, os valores acabam ficando mais baixos e você conseguirá economizar bastante. Se você não tiver como fugir das datas mais movimentadas, então, reserve tudo o que for possível com antecedência, pois em cima da hora os valores são exorbitantes. 

Pesquise passagens e hospedagem

Por falar em antecedência, os maiores gastos de uma viagem em família costumam ser as passagens aéreas e a hospedagem. Por isso, é fundamental pesquisar com antecedência estes itens. Para as passagens aéreas, uma boa dica é utilizar sites para fazer simulações e comparar preços. Também vale a pena seguir páginas de companhias aéreas e ficar de olho nas promoções. Outro ponto para economizar é utilizar as milhas de cartão de crédito, muita gente acaba se esquecendo delas e perdendo um bom desconto. Para a hospedagem, valem as mesmas dicas. Lembre-se de fazer as reservas com antecedência e verificar promoções e pacotes. Para sua comodidade, a rede Nacional Inn está presente em diversas localidades de todo o Brasil, com equipe e estrutura completas e preparadas para receber você e sua família. Saiba mais em: www.nacionalinn.com.br

Controle os gastos

 A forma mais eficaz de controlar os gastos e ter certeza de todo o dinheiro que está saindo e entrando é uma planilha. Seja física ou digital, ela irá facilitar a sua vida. Organize-a de maneira bem simples, anotando o quanto de dinheiro você tem disponível para a viagem e anote quais serão as saídas de dinheiro separadas em gastos fixos e variáveis. Por exemplo: gastos fixos são hospedagem, passagem aérea, passeios programados. Variáveis: alimentação, deslocamento, lembrancinhas. Porém, tenha um valor médio estipulado para os gastos variáveis, assim você terá uma margem para gastar sem perder o controle. 

Reúna parentes e amigos

Se sua família for pequena, vale a pena convidar parentes e amigos para viajarem junto com você! Que tal reunir primos, sobrinhos, amigos, enfim, pessoas queridas e que vão tornar seu passeio ainda mais especial? Essa é uma boa dica, pois, há mais pessoas para ajudarem a dividir os custos e, alguns fornecedores oferecem descontos ao fechar pacotes com várias pessoas. Ou seja, você irá unir o útil ao agradável! Mas lembre-se de convidar pessoas com quem você tenha uma boa relação ou que era pra ser agradável pode se tornar um problema. 

Planeje por sua conta

Apesar de serem um ótimo recurso e facilitarem muito a organização de uma viagem, as agências de turismo podem encarecer o processo. Isso porque, além de cobrir os gastos com os fornecedores, elas também precisam lucrar, sendo assim, a boa pedida é organizar tudo por conta própria. Com a ajuda da internet é possível pesquisar tudo o que for necessário: passagens, hospedagens, passeios etc. e fechar os negócios diretamente com os fornecedores. Pesquise avaliações e indicações e desconfie de valores extremamente baixos, seguindo essas dicas fica difícil cair em golpes e você conseguirá economizar bastante!

Procure opções gratuitas

Na hora de programar o roteiro e as atividades que serão feitas ao longo da viagem, lembre-se de optar por pontos turísticos e passeios gratuitos. Muitas cidades têm sites em que os turistas podem conferir antecipadamente quais são estes pontos, bem como seus valores. Com certeza você conseguirá aproveitar várias coisas sem ter que pagar, principalmente locais de natureza, culturais, enfim, há opções para todos os gostos, o importante é se informar para garantir encomia!

É claro que cada família pode adequar essas dicas à sua realidade, mas, seguindo-as, temos certeza de que será possível economizar e ter uma viagem em família barata. Mas, o mais importante, não se esqueça de aproveitar muito cada momento ao lado das pessoas que você ama e fazer uma viagem inesquecível!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.