O que é proibido levar no avião em viagens domésticas

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está planejando viajar de avião pelo Brasil, é importante saber o que você pode ou não levar na sua bagagem de mão e na sua bagagem despachada.

Existem alguns itens que são considerados perigosos ou proibidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelas empresas aéreas, e que podem causar transtornos ou até mesmo multas se você tentar embarcar com eles.

Por isso, neste artigo, vamos te dar algumas dicas do que evitar levar no avião em viagens domésticas, seguindo as orientações do Grupo Nacional Inn, uma rede de hotéis presente em oito estados e em 25 destinos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Itens proibidos na bagagem de mão e na bagagem despachada

O que é proibido levar no avião em viagens domésticas

Existem objetos e substâncias que não se pode levar no avião, nem na bagagem de mão nem na despachada, por serem considerados perigosos. Entre eles estão:

– Líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool e spray de pimenta;

– Explosivos, como granadas, fogos de artifício e pólvoras;

– Armas, como de fogo, de pressão, químicas ou de choque elétrico;

– Ácidos, venenos e substâncias infecciosas.

Esses itens podem oferecer risco à saúde, à segurança operacional, aos demais bens transportados, ao meio ambiente ou ainda que possam ser utilizados como instrumentos para a prática de atos de interferência ilícita.

Portanto, se você tiver algum desses itens em sua posse, deve deixá-los em casa ou entregá-los às autoridades competentes antes de embarcar.

Itens proibidos na bagagem de mão

Além dos itens mencionados acima, há outros que não se pode levar na bagagem de mão (esses itens precisam ser levados com atenção, principalmente para casal evangélico com filhos), mas que podem ser despachados, como:

– Objetos cortantes, como machados, estiletes, navalhas, facas e tesouras;

– Ferramentas de trabalho, como furadeiras, serras, martelos e pistolas de pregos;

– Isqueiros do tipo maçarico;

– Skates elétricos.

Esses itens podem ser considerados armas brancas ou causar danos às pessoas ou à aeronave em caso de acidente. Por isso, eles devem ser acondicionados na bagagem despachada e declarados no momento do check-in. Alguns desses itens podem estar sujeitos a taxas extras ou limites de quantidade.

Itens permitidos na bagagem de mão

O que é proibido levar no avião em viagens domésticas

Existem alguns itens que podem causar dúvidas sobre o seu transporte na bagagem de mão, mas que são permitidos pela ANAC e pelas empresas aéreas. São eles:

– Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm;

– Isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm;

– Fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro);

– Bengalas, raquetes de tênis e guarda-chuvas;

– Aparelho de barbear em cartucho;

– Objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha e tesourinhas sem ponta);

– Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 g por passageiro);

– Termômetros de medição térmica;

– Relógio de pulso com alarme;

– Eletrônicos permitidos a bordo (consulte antecipadamente a companhia aérea).

Esses itens devem estar acondicionados na bagagem de mão de forma a facilitar a inspeção pelo agente de proteção da aviação civil que atua no aeroporto. Lembre-se também que a bagagem de mão deve respeitar o peso máximo de 10 kg e as dimensões definidas pela empresa aérea.

Itens permitidos na bagagem despachada

Alguns itens que não podem ser levados na bagagem de mão podem ser transportados na bagagem despachada sem problemas. São eles:

– Garrafas de vinho, cerveja, destilados e outras bebidas alcoólicas (respeitando o limite de 5 litros por passageiro e a graduação alcoólica máxima de 70%);

– Líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante etc.);

– Baterias com líquidos corrosivos derramáveis;

– Dispositivos eletrônicos portáteis contendo baterias de íon lítio (até 100 Wh ou mais que 100 Wh até 160 Wh).

Esses itens devem estar bem embalados e protegidos na bagagem despachada e também declarados no momento do check-in. Alguns desses itens podem estar sujeitos a taxas extras ou limites de quantidade.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é proibido levar no avião em viagens domésticas, você pode preparar a sua bagagem com mais tranquilidade e segurança. Lembre-se sempre de verificar as normas da ANAC e da empresa aérea contratada antes de viajar, pois elas podem mudar a qualquer momento.

E se você está procurando um hotel confortável, econômico e bem localizado para se hospedar em sua viagem pelo Brasil, conte com o Grupo Nacional Inn, uma rede de hotéis que oferece qualidade, atendimento e ótimo custo-benefício. Acesse o site www.nacionalinn.com.br e faça a sua reserva!