Pensou em evento gastronômico? Temos algumas dicas para você obter sucesso com esse momento incrível!

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Para organizar um evento gastronômico de sucesso e inesquecível, é preciso pensar em todos os mínimos detalhes e em cada etapa separadamente. Somente dessa forma será possível tornar a realização bem-sucedida desse evento. Não adianta de nada ter o cenário final em mente, sem nem ao menos, ter elaborado um plano de ação capaz de tirar suas ideias do papel.

As tarefas durante o planejamento envolvem detalhes desde a decoração do local onde será realizado o evento até o feed back que dever ser feito após a realização do evento. Prepare sempre um check-list com todas as tarefas a serem realizadas para seu evento, assim você consegue acompanhar tudo com mais facilidade.

Definindo O Tema Para Seu Evento

O tema do evento são de extrema importância, é a partir dele que você vai definir a natureza e o tipo de evento, além de auxiliar nas decisões que você precisa tomar a seguir.

Não pense que o evento precisa ser somente a realização do seu sonho, porque ele precisa também cativar seus convidados e colaboradores. Lembre-se de deixar características da sua empresa presentes em detalhes atrativos.

Atenção Quanto A Infraestrutura Do Local Escolhido

A escolha do local merece atenção redobrada, lembre-se de que o espaço não deve ser nem muito grande, nem muito pequeno. Lugares amplos podem passar a impressão de que o evento não conseguiu atingir o público esperado.

Já no caso de locais com pouco espaço os convidados poderão não ter uma experiência muito agradável. Afinal ninguém gosta de ambientes apertados, onde não é possível nem se locomover direito.

Além da questão do tamanho do local, é preciso observar se o local a ser escolhido é coberto ou fechado e, se possui os recursos necessários para a realização como: banheiros, cozinha, estacionamento para carga e descarga, gerador de energia entre outros.

Escolha A Data De Seu Evento Com Muita Atenção

É de extrema importância que você tenha em mão um calendário com não só os feriados nacionais, mas também com os eventos da região onde você planeja realizar seu evento. Afinal você não quer que a data coincida com alguma outra festa da região, não é mesmo?

Enquanto escolhe a data para seu evento, vá verificando o calendário festivo da região onde pretende realizar seu evento. Não se esqueça de que nos feriados, principalmente os prolongados, a população local costuma viajar, o que deixa a cidade vazia e, por consequência, pode afetar sua realização gastronômica.

Escolha Os Participantes

Não basta ter um local diferenciado, é preciso ter nomes de destaque entre os participantes. Lembre-se de que o público espera por chefs renomados e pratos distintos, que atendam aos mais diversos paladares.

Antes de convidar os profissionais, pesquise sobre suas preferências culinárias, certifique-se de que eles possuem o perfil desejado, que atendam aos anseios do público e também dialoguem com a proposta do evento.

Tão importante quanto a seleção dos profissionais, é a escolha dos pratos que serão apresentados. Nesse momento, pense na praticidade das refeições e no tempo necessário para produzir cada prato. Afinal, ninguém quer ter que esperar horas para experimentá-lo.

Invista Na Divulgação E Aposte Nas Redes Sociais

Não adianta em nada contar com uma infraestrutura impecável e uma logística bem definida, e pecar na divulgação. É como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso é importante repercutir o seu evento, fazendo com que o público tenha conhecimento sobre ele.

Acredite, as redes sociais são fortes aliadas no processo de divulgação. Para dar início a esse processo, crie um evento no Facebook em estilo “Save the Date” – Salve essa Data –, mas não pare por aí, crie um perfil no Instagram e compartilhe nele fotos que despertem a atenção dos convidados. Uma boa dica para esse tipo de divulgação são fotos de alguns pratos que estarão no cardápio do evento gastronômico.

Lembre-se de criar campanhas compatíveis com o perfil do público, que dialoguem com ele, caso contrário, as ações não surtirão o efeito desejado. Tente viralizar seu evento de forma a torna-lo extremamente conhecido.

 

Não se esqueça da logística, qual o horário programado para a realização do evento? Quantos expositores deve convidar? Qual o melhor horário para que os mesmos cheguem no local? Como levar os ingredientes e equipamentos para o espaço? Qual o valor de investimento?

Essas são apenas algumas das questões que devem ser consideradas no planejamento. Para que seu evento seja um sucesso, o organizador ou produtos de eventos deve analisar cada variável, tendo um plano realista e efetivo. Definir a logística é essencial para que tudo saia conforme o planejado, ou seja, que o público presente tenha uma experiência gastronômica única, especial e inesquecível assim como os chefs presentes.

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