Poços de Caldas : o berço da história dos Hotéis Nacional Inn

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma trajetória pautada pelo amor ao trabalho, algo ensinado desde cedo na família Miguel. Seo Waldemar e Dona Conceição tiveram 13 filhos, ainda em Serrania, outra cidade também do Sul de Minas Gerais. E lá mesmo, todos começaram a ajudar os pais, desde pequenos, na lavoura e na fábrica de queijos e laticínios. Para continuar os estudos, em 1963, Walter Miguel se mudou para Poços de Caldas. Os irmãos Waldir e Waldemar vieram logo depois. Não demorou muito para a vocação empreendedora começar a aparecer. Eles inauguraram na nova cidade, uma loja de tecidos, que vendia os artigos produzidos na tecelagem do pai, em Serrania. A força do trabalho trouxe o sucesso empresarial e outras três lojas foram abertas. De olho na diversificação dos negócios, em 1970, os irmãos arrendaram o Hotel D´Oeste, na Praça Pedro Sanches, importante ponto turístico da cidade. Era o início do grupo de hotelaria totalmente brasileiro mais forte do País. Com a experiência bem sucedida, o próximo passo foi a compra do Hotel Lealdade, em 1973, que anos mais tarde, deu espaço ao Hotel Nacional Inn, até hoje em funcionamento e que teve parte da obra inaugurada ainda em 1979. A primeira aquisição fora de Poços foi em Ribeirão Preto, onde estão cinco hotéis Nacional Inn. E depois de Ribeirão, vieram Barretos, São Paulo, Rio de Janeiro. Hoje, são mais de 50 unidades, em 23 destinos de sete estados brasileiros. Mais de cinco mil e 500 apartamentos em um portfólio diversificado, com opções que agregam diferentes custos para múltiplas necessidades. Com uma equipe experiente e preparada, a estrutura dos Hotéis Nacional Inn oferece acomodações amplas e confortáveis, complexo de lazer, espaços para reuniões e eventos e excelência no atendimento. Apesar do crescimento, a empresa continua sendo familiar, como conta com orgulho, Waldir Miguel. “Eu, o Waldemar e o Walter formamos um trio perfeito, de sintonia, nós começamos tudo isso. E até hoje, tudo é comandado assim, pelos irmãos, pelos filhos e pelos sobrinhos”. Em uma filmagem que mostra a família reunida, no Natal de 1989, Walter Miguel, já falecido, declarou o que resume a filosofia dos Hotéis Nacional Inn. “O homem é fruto do meio. Nós fomos formados pelo trabalho, com trabalho e só com trabalho vencemos. Nós só conhecemos esse lema!”.

 

A foto é um registro histórico do Hotel D´Oeste, estabelecimento que marca o início da família Miguel no ramo de hotelaria.
A foto é um registro histórico do Hotel D´Oeste, estabelecimento que marca o início da família Miguel no ramo de hotelaria.

 

O Hotel Lealdade, comprado pela família Miguel na década de 1970 foi demolido e deu espaço ao Nacional Inn, o primeiro construído pela empresa, em Poços de Caldas.
O Hotel Lealdade, comprado pela família Miguel na década de 1970 foi demolido e deu espaço ao Nacional Inn, o primeiro construído pela empresa, em Poços de Caldas.

7 Comentários

  1. Sandra Westin

    Parabéns a todos vocês, pelo gde empreendimento,fruto de seus trabalhos.Admiramos vces nossos conterrâneos.

    Responder
  2. sergio bernades de Oliveira

    Criei meus filhos no hospital nacional até hoje me hospedo no hotel tenho três filhos a mais velha tem 34 anos vamos até hoje

    Responder
  3. Cristiano Villela

    Já fiquei no Hotel Nacional Inn em Poços de Caldas e no Golden Park de Poços de Calda, são maravilhosos esses Hotéis. Estão de Parabéns. Sou de Santa Rita do Passa Quatro ( interior de SP ).

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *