Saiba quais as características de um organizador de eventos

Tempo de leitura: 4 minutos

Todos sabemos o quão difícil é a escolha de um organizador de eventos. Tendo consciência de tal tarefa e para auxiliá-lo nesse momento de extrema importância para você, para sua empresa e para seus clientes e colaboradores, vamos esclarecer diversos fatores que facilitam na hora de avaliar um bom organizador de evento.

Um organizador de eventos deve ter o perfil de um profissional com extrema organização, além de ter conhecimento profundo sobre sua atividade. É preciso dedicação e pesquisa constante, além de conhecimento de algumas regras de etiqueta, isso são detalhes que irão ajudar não só no contato com o cliente, mas também prepará-lo para possíveis situações que podem surgir durante o processo organizacional do evento.

Vale ressaltar que nem todos eventos são sofisticados e cheio de protocolos, visto que cada cliente e ocasião possuem seu próprio estilo e perfil, sendo assim o profissional precisa saber identificar o perfil de seu cliente e convidados para que, dessa forma, todos fiquem satisfeitos com o trabalho realizado.

Quanto maior o conhecimento do profissional, mais fácil será seu campo de atuação, desde a escolha do local apropriado até os serviços a serem contratados. Devido esses fatores o profissional precisa estar em uma pesquisa constante para conhecer o público alvo, seus gostos, suas preferências e se adequar para que o serviço oferecido contemple seus clientes.

A postura profissional será a chave para o bom desemprenho do serviço oferecido, e consequentemente para a satisfação do cliente. Deve-se ter em mente sempre que o sonho a ser realizado é o do cliente, é preciso fazer com que todos os envolvidos se emprenhem ao máximo para que o evento seja de grande sucesso, independentemente de orçamentos ou valores que são recebidos pelo contratado.

Ainda assim é essencial que as indicações de fornecedores sejam corretas, e acima de tudo, manter a honestidade ao oferecer os serviços para o cliente contratante em questão, que nesse momento estará depositando em suas mãos a realização de um ideal, de um sonho.

Procure por profissionais criativos e talentosos, a arte de organizar exige muita técnica, e a melhor forma de adquiri-la, assim como em diversas carreiras, é ingressando no ensino superior. Existe no Brasil opções de tecnólogos que possuem em média dois anos de duração e currículo focado para o mercado de trabalho dessa área. Invista em profissionais que possuam o grau de estudo necessário para que seu evento seja organizado da forma como você espera.

Perfil do Profissional

  • Domínio das técnicas de planejamento
  • Domínio das técnicas de comunicação
  • Visão do mercado de eventos e negócios
  • Visão de diversos tipos de eventos
  • Criatividade
  • Organização
  • Espírito de liderança
  • Boa comunicação oral e escrita
  • Boas relações interpessoais

O profissional dessa área precisa conhecer os princípios relacionados à organização do trabalho no segmento de turismo e hospitalidade, precisa também aplicá-los durante a execução da sua função com responsabilidade, respeitando o cliente e a equipe de trabalho. É preciso atender o cliente com cortesia, ouvindo-o com atenção, para compreender suas reais necessidades para que possa encaminhá-lo da maneira correta e atendendo as suas expectativas.

Lembre-se de verificar se o profissional utiliza do mix de marketing no processo organizacional dos eventos, a fim de criar estratégias para a captação de recursos e melhor direcionar o orçamento de marketing entre as várias ferramentas do composto de marketing. Identificando e aplicando as estratégias de distribuição, comunicação, promoção, definição de pontos de vendas – se for o caso – e ações de monitoramento de forma sistêmica e com sigilo profissional.

O organizador de eventos precisa ter em mente que essa não é uma tarefa fácil, planejar e organizar eventos de diversos tipos, desde o levantamento das reais necessidades para sua produção, até o fechamento e a avaliação final de todo o processo de realização lhe custa tempo e criatividade. É preciso ainda intermediar na contratação de fornecedores, profissionais especializados e serviços adequados para cada tipo de evento de forma ética e com qualidade, observando as necessidades de seu cliente e visando sempre a sua satisfação e o sucesso do evento. Sendo assim o organizador de eventos deverá estar apto para planejar e organizar eventos sociais, empresarias, técnico-científicos e culturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *