São Carlos: Capital Nacional da Tecnologia

Tempo de leitura: 9 minutos

Também é importante polo de estudos e pesquisas do país. Conta, ainda, com diversos atrativos! Nesse post preparamos várias dicas sobre a cidade para você!

 

Capital Nacional da Tecnologia(tão boa que causa até arrepios) e importante polo de estudos e pesquisas do país: essas são algumas características de São Carlos, cidade do interior de São Paulo. Ela faz parte, juntamente com outras 26 cidades, da Região Administrativa Central do Estado. É destaque na área da indústria, sendo sede para grandes empresas. Também é forte na área da agropecuária. Quando a temática é educação, vale ressaltar que o município é repleto de universidades públicas e privadas, centros de ensino e de institutos. Por isso, sua população flutuante chega a 30 mil pessoas: estudantes de todos os cantos do Brasil! Basicamente, a grande movimentação em São Carlos acontece por conta do turismo de negócios! Mas não se engane! Apesar de não ser o principal foco, a localidade dispõe de atrativos turísticos bem legais como: a Catedral de São Carlos Borromeu, o Observatório Astronômico da USP, o Parque Ecológico Doutor Antônio Teixeira Vianna, entre outros. Pensando em pessoas que objetivam visitar a cidade, independente de qual seja o motivo, nós preparamos um guia com sugestões do que fazer, restaurantes para apreciar, onde se hospedar e locais para a promoção de eventos no município! É só continuar lendo e depois se programar! Confira!

 

O que fazer em São Carlos:

 

Já contamos no início do texto que muita gente viaja até São Carlos com o objetivo de fechar negócios, a trabalho ou para estudar. Apesar de não ser uma cidade turística, por lá há diversos atrativos que merecem ser conhecidos. Afinal, não custa nada separar um pouquinho do seu tempo para explorar o município, não é mesmo? Independente de qual seja a intenção da sua viagem, abaixo preparamos algumas dicas de locais para você visitar! Garantimos que vai valer muito à pena!

 

Catedral de São Carlos Borromeu:

 

Você sabia que a Catedral de São Carlos Borromeu, apesar de estar localizada na principal via da cidade, pode ser vista de diversos pontos do município? Esse fato se deve por sua imponência! E não é para menos! O espaço é belíssimo, tem arquitetura marcante e seu estado de conservação é incrível! Nossa dica é que você visite a parte interna da Catedral durante o dia e observe todos os seus detalhes! Já à noite a ideia é apreciar a iluminação: um charme só! É certo que ficará encantado com tudo que verá! Não deixe de fazer uma visita: pode ser algo rápido! A igreja fica na Praça Dom José Marcondes Homem de Melo.

 

Observatório Astronômico da USP:

 

Dentro do campus da USP de São Carlos está localizado um Observatório Astronômico muito interessante! O ambiente é incrível para quem é apaixonado pela temática! Implantado em 1.986, o espaço é aberto de sexta a domingo, no período noturno. Lá você poderá realizar as mais diversas atividades com monitoria! Dá para observar estrelas, planetas, conhecer exposições, acompanhar exibições de filmes didáticos, entre muitas outras! E as ações não param por aí! Ao caminhar pelo local será possível encontrar pontos onde cada planeta do sistema solar pode ser visto! É uma experiência marcante, incrível e, até mesmo, divertida! O Observatório está localizado na Avenida Doutor Carlos Botelho, 1.465, Centro. Programe uma visita!

Museu da Energia:

 

Um passeio muito legal para fazer durante sua visita a São Carlos é dar um pulinho até o Museu da Energia! O espaço fica em um lugar curioso: dentro da Usina Hidrelétrica Monjolinho, que é considerada a mais antiga do país! Ou seja: os aprendizados já começam por aí!  E, claro, não vão faltar informações! Por lá é possível encontrar objetos, fotos e documentos que ajudam a remontar toda a história da energia elétrica no Brasil. E o mais legal é que esses documentos não se restringem apenas à cidade! Muito pelo contrário! Têm dados de todo o país!  A Usina Hidrelétrica Monjolinho fica na Fazenda Cascatinha, no quilômetro da estrada municipal que liga São Carlos à Usina Açucareira da Serra, com início no quilômetro 228 da Rodovia Washington Luís.

 

Parque Ecológico Doutor Antônio Teixeira Vianna:

 

Que tal se desligar de tudo e entrar em contato com a natureza? Essas duas ações serão possíveis ao optar por dar um pulinho até o Parque Ecológico Antônio Teixeira Vieira! O ambiente conta com ampla área verde e é perfeito para atividades ao ar livre, para uma caminhada, um piquenique ou para aproveitar momentos muito divertidos com toda a família! Outro destaque do Parque é o zoológico, que tem as mais diversas espécies de animais. O espaço fica na Estrada Municipal Guilherme Scatena, quilômetro dois, ao lado da Universidade Federal de São Carlos.

 

Museu da Ciência Professor Mário Tolentino:

 

O Museu da Ciência Professor Mário Tolentino é para quem gosta de aprender através da interatividade! Por lá é possível vivenciar diversas experiências no campo da física! Um dos destaques é um experimento que dá aos visitantes a possibilidade de sentir o que seria viver sem gravidade! É muito bacana e impossível não ficar curioso!  Além disso, o museu dispõe de auditório utilizado para promoção de eventos e também para apresentações artísticas! O Museu da Ciência está situado na Praça Coronel Sales, centro. A entrada é gratuita e monitorada.

 

Bosque Santa Marta:

 

Outro ambiente que promove o contato com a natureza e que também é voltado para momentos de contemplação, é o Bosque Santa Marta! O espaço tem aproximadamente 27 mil metros quadrados! O mais legal é que ele é considerado um fragmento da Mata Atlântica! Em sua caminhada pelo Bosque você encontrará: jequitibás, jacarandás, entre outros tipos de árvores. O Bosque Santa Marta fica na Avenida Filomeno Ríspoli, s/n, Santa Marta.

 

Restaurantes e baladas em São Carlos:

 

São Carlos conta com muitas opções de restaurantes bem gostosos. Para quem não quer sair da dieta tem o Banane! Nesse espaço é possível encontrar um cardápio repleto de delícias fresquinhas e preparadas com muito cuidado! E que tal experimentar e se refrescar com um bom suco de açaí? Você não vai se arrepender! Para quem gosta de uma boa comida japonesa, a pedida é aproveitar tudo que há de melhor no Yachi Japanese Food! Outra dica é experimentar os famosos big lanches de São Carlos! Tudo com muito catupiry! Para quem pretende curtir a noite as sugestões são: Banana Brasil (com sertanejo) e Black Bird Pub (com rock). Também não poderíamos deixar de citar as festas universitárias que agitam a cidade! Temos certeza que você vai conseguir encontrar na cidade um programa que seja a sua cara!

 

Dicas extras de passeios em São Carlos:

 

Além de tudo que já citamos, você também pode conhecer: o Teatro Municipal de São Carlos, o Teatro Arena e o Teatro do Sesc. Também dá para ir ao cinema e fazer umas comprinhas no shopping!

 

Centros para estudos em São Carlos:

 

A cidade é muito conhecida nacionalmente por ser importante polo para estudos! Em São Carlos estão localizados Centros da Empraba, campus da USP, campus da UFSCAR, do IFSP e, ainda, diversas instituições privadas de ensino!

 

Onde hospedar em São Carlos:

 

Agora que você já tem uma ideia sobre como é a cidade e sobre os seus principais atrativos, chegou o momento de pensar na hospedagem! E, garantimos, que o Hotel Nacional Inn é a melhor opção! A unidade está próxima de pontos importantes da cidade: a dez minutos da rodoviária, a 15 minutos do Shopping Iguatemi, a sete quilômetros da USP e a nove quilômetros da UFSCAR. A estrutura do empreendimento conta com 126 acomodações e acesso por elevador! Aqueles que buscam bons momentos de diversão e de tranquilidade poderão desfrutar de aconchegante área de lazer! Ela é dotada de academia, piscina coberta e climatizada, hidromassagem e sauna. Impossível não ficar 100% relaxado e em dia com as atividades físicas! São cortesias para os visitantes: delicioso e diversificado café da manhã, internet Wi-Fi e estacionamento! Há, ainda, serviço de lavanderia cobrado à parte e Room Service. É possível almoçar e jantar no hotel. A unidade também tem estrutura para a promoção de eventos. Tema que vamos aprofundar um pouco melhor no tópico abaixo! Para mais informações e fotos do hotel é só clicar aqui!

 

Espaços para eventos em São Carlos:

 

Como comentamos acima, o Nacional Inn São Carlos conta com ampla estrutura para a realização de eventos! Caso você objetive promover algum encontro na cidade, do social ao corporativo, o empreendimento dispõe de espaços de diversos tamanhos e bastante versáteis. Faz parte do Hotel uma unidade do CENACON: Centro Nacional Inn de Convenções. É uma estrutura pensada para receber os mais diversos tipos de eventos em importantes cidades do país. Confira, abaixo, a capacidade do local em diversos formatos!

 

CENACON São Carlos

Capacidade em formato Auditório: 1.300 pessoas

Capacidade em formato Espinha de Peixe: 400 pessoas

Capacidade em formato Banquete: 350 pessoas

Capacidade em formato Coquetel: 1.000 pessoas

 

Além do CENACON, o Hotel conta com mais três salas. Elas estão listadas abaixo:

 

Sala 1:

Capacidade em formato Auditório: 120 pessoas

Capacidade em formato Espinha de Peixe: 40 pessoas

Capacidade em formato U: 35 pessoas

Capacidade em formato Coquetel: 80 pessoas

 

Sala 2:

Capacidade em formato Auditório: 120 pessoas

Capacidade em formato Espinha de Peixe: 40 pessoas

Capacidade em formato U: 35 pessoas

Capacidade em formato Coquetel: 80 pessoas

 

Sala 3:

Capacidade em formato Auditório: 350 pessoas

Capacidade em formato Espinha de Peixe: 80 pessoas

Capacidade em formato U: 50 pessoas

Capacidade em formato Banquete: 40 pessoas

Capacidade em formato Coquetel: 150pessoas

 

A lazer ou a negócios: conte com a Nacional Inn Hotéis em sua viagem para São Carlos! E não se esqueça! A empresa também está presente em outros 23 destinos! Para saber mais sobre eles é só acessar o site: www.nacionalinn.com.br

 

 

 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.