Viagem no Inverno: três destinos em três Estados, para você escolher!

Tempo de leitura: 6 minutos

A estação mais fria do ano é também a época em que muitas famílias viajam. O inverno vai de junho a setembro, portanto as férias escolares de julho são em pleno inverno. Em um país com dimensões continentais, temos cidades que registram baixíssimas temperaturas, enquanto outras praticamente nem têm inverno. Se a pedida é curtir aquele friozinho com tudo o que se tem direito, confira as dicas de três destinos badalados, especialmente durante os meses mais frios do ano. Além de muita história, beleza, cultura e gastronomia, todos eles têm pelo menos um Hotel Nacional Inn esperando por você!

CAMPOS DO JORDÃO (SP)

Arquitetura europeia e clima frio, combinação que atrai milhares de turistas, principalmente no inverno. O município mais alto do Brasil, segundo o IBGE, está na lista das estâncias climáticas paulistas. Parte da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, fica a, aproximadamente, 170 quilômetros da capital paulista. Pelas ruas é fácil encontrar prédios inspirados nos chalés suíços e nos estilos normando (oriundo da França) e enxaimel (comumente achado na Alemanha). A referência de regiões mais frias também está na gastronomia regional. Estão presentes nos menus pratos preparados com trutas, fondues, chocolates artesanais, massas, vinhos e pinhão. Campos do Jordão(excelente para o casal dormir, lugar tranquilo e com acomodações pacatas nos hotéis longe do centro) tem a economia fomentada, sobretudo pelo turismo. Atividades culturais e eventos como o tradicional Festival de Inverno e a Festa da Cerejeira também movimentam a terra jordanense.

Além das ruas decoradas pelos belos imóveis e das montanhas que circundam a “Suíça Brasileira”, vários pontos turísticos são opções de lazer para todas as idades e gostos. Estão entre eles: Centro Turístico Vila Capivari, Morro do Elefante, Teleférico, Pedra do Baú, Parque Amantikir, Museu Felícia Leiner, Palácio da Boa Vista e Ducha de Prata. Estão ainda na cidade a famosa cervejaria artesanal Baden Baden e a Fábrica de Chocolate Araucária. Em Campos do Jordão, são cinco unidades Nacional Inn: Dan Inn Premium, Castelo Nacional Inn, Pousada Nacional Inn, Hotéis Nacional Inn e Golden Park.

POÇOS DE CALDAS (MG)

Conhecida nacionalmente como a cidade da lua de mel, Poços de Caldas têm motivos de sobra para ser um dos roteiros mais procurados pelos turistas, em Minas Gerais. Com cerca de 160 mil habitantes, cercada pela Serra da Mantiqueira, de clima ameno e baixas temperaturas no inverno. Está entre os municípios mais visitados do Sul de Minas e encanta pela exuberância das belezas naturais. São parques, praças e cachoeiras com visitação gratuita. O passeio de teleférico sobe a serra e leva os visitantes até o Cristo Redentor. Com 30 metros de altura e 20 toneladas é o segundo maior do Brasil, menor apenas do que a estátua do Rio de Janeiro.  A 1.696 metros acima do nível do mar, quem vai até o Cristo, tem uma vista panorâmica da cidade. A rampa de paraglider, ao lado da estátua do Cristo Redentor, também oferece visual único e atrai praticantes de voo livre.

O centro da cidade abriga prédios históricos, tombados pelo IEPHA, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, como o Palace Casino, da década de 1930, que já teve a presença de personalidades como a cantora Carmem Miranda e o ex-presidente Getúlio Vargas.

O Complexo Hidrotermal de Poços de Caldas é considerado uma das melhores estâncias hidrominerais de todo o Brasil, segundo o IEPHA. São lagos, cascatas e fontes de águas medicinais. O prédio das Thermas Antônio Carlos, da mesma época, chama a atenção pela grandiosidade e imponência. No Balneário, que passou por uma grande restauração, são oferecidos vários serviços como banhos de imersão e outros tratamentos com águas sulfurosas. Cenário de produções da teledramaturgia nacional, Poços de Caldas também é conhecida como a cidade dos Cristais de Murano, arte trazida da ilha de Veneza ao Brasil, por imigrantes italianos.

Com comércio diversificado, bares, restaurantes, cinemas e shopping, Poços tem rica programação cultural. São eventos de música, com apresentação da Orquestra Sinfônica ao ar livre, Festival Literário e Congressos nas mais diferentes áreas. Em Poços de Caldas, são seis unidades Nacional Inn: Dan Inn, Dan Inn Express, Nacional Inn, Vilage Inn All Inclusive, Golden Park All Inclusive Premium e Thermas Resort Walter World All Inclusive.

 PORTO ALEGRE (RS)

Entre as cidades mais arborizadas do mundo, com um dos melhores índices de educação, longevidade e renda, Porto Alegre tem a maior região metropolitana do sul do Brasil, a quarta mais populosa e a terceira mais rica. A cidade já recebeu mais de 80 prêmios e títulos, como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar ou se divertir. A origem foi a partir da chegada de casais portugueses vindos das Ilhas dos Açores.

Depois deles, vieram os alemães, os italianos, os árabes e os poloneses. A natureza é o ponto forte da capital do estado mais meridional do Brasil. Com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica e nove parques urbanos, Porto Alegre tem a maior concentração de pássaros do Brasil.

Um dos principais pontos turísticos é o Lago Guaíba, a praia de água doce dos gaúchos, com 72 quilômetros de orla. O Parque Farroupilha é a mais antiga área de lazer da capital.

A terra do compositor Lupicínio Rodrigues e do poeta Mário Quintana, tem uma Casa da Cultura com programação intensa, que leva o nome do escritor. Base para grandes empresas nacionais e estrangeiras e com população estimada em um milhão e 500 mil habitantes, Porto Alegre foi uma das 12 cidades sedes para a Copa do Mundo de 2014.

Porto Alegre tem acesso terrestre para Buenos Aires na Argentina e Montevideo no Uruguai. A capital gaúcha fica a apenas 120 quilômetros da Serra Gaúcha, região que reúne destinos famosos para turismo, principalmente no inverno. Uma das principais características de Porto Alegre é o clima frio, estilo europeu, com temperatura média de 19 graus. Em Porto Alegre, tem uma unidade Nacional Inn: o Hotel Dan Inn.

 

Deixe um comentário