Tempo de leitura: 4 minutos
Quando se pensa em Universidade, a primeira imagem que surge pode ser a de um ambiente de aulas e pesquisas, mas e se eu te dissesse que a UFSCar, em São Carlos, vai ser o palco de um evento que promete muito mais? Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024, as atenções estarão voltadas para a terceira edição do Encontro Internacional em Democracia Ambiental, organizado pelo Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra (IJ) e pelo Centro de Estudos em Democracia Ambiental da UFSCar (CEDA). Não é apenas um evento acadêmico, é uma celebração de ideias, debates e ativismo.
O Festival Global de Ideias para um Futuro Sustentável!
Depois de ter passado por Coimbra, em Portugal, e por São Luís, no Maranhão, o evento chega ao coração do estado de São Paulo, carregando a missão de discutir o tema “Ambiente de todos, ambiente para todos: ativismo ambiental como parte da solução.” Essa é a essência do encontro, e quem diria que a cidade de São Carlos se tornaria o epicentro dessa discussão tão urgente e necessária?
A UFSCar não foi escolhida por acaso. O CEDA, núcleo de referência em pesquisas sobre Democracia Ambiental, vem trabalhando para aprofundar o diálogo entre sociedade, academia e meio ambiente. A proposta do encontro é ser um espaço para compartilhar as descobertas mais recentes, fomentar novas pesquisas e, claro, promover o intercâmbio de ideias entre especialistas de várias partes do mundo.
Agora, se você pensa que vai ser um evento como qualquer outro, reconsidere! Esse encontro foi pensado para ser dinâmico e envolvente, com uma programação que promete agradar a todos os gostos e interesses. Serão três dias intensos de palestras, oficinas participativas e apresentação de trabalhos que vão abordar a temática ambiental sob várias perspectivas. Aqui, ativistas, pesquisadores, pós-graduandos e entusiastas do meio ambiente se encontrarão para discutir soluções e novas maneiras de engajar a sociedade na luta por um planeta mais sustentável.
De Trabalho Acadêmico a Publicação Internacional: A Oportunidade de Brilhar no Encontro Ambiental!
E não pense que o tema central “Ambiente de todos, ambiente para todos” será tratado de maneira superficial. E, claro, há espaço para todos que queiram contribuir: pesquisadores e pós-graduandos são convidados a enviar seus trabalhos completos para apresentação oral em um dos oito Grupos de Trabalho (GTs). Cada grupo aborda um aspecto essencial do ativismo ambiental, desde o ativismo climático e a gestão das águas até o ativismo judicial e a defesa das populações tradicionais.
Para os acadêmicos de plantão, fica a dica: os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão de especialistas e os melhores poderão ganhar um espaço de destaque em publicações de peso, como a Revista CEDOUA da Universidade de Coimbra ou a Revista Culturas Jurídicas da Universidade Federal Fluminense, ambas com reconhecimento internacional (Qualis Capes A2). Não é todo dia que se tem a chance de ver sua pesquisa brilhar em revistas tão prestigiadas, certo?
Mas não se preocupe, mesmo que seu trabalho não seja escolhido para essas revistas, ele ainda poderá ser publicado como capítulo de livro em e-book, junto com outros trabalhos do mesmo Grupo de Trabalho. Afinal, o conhecimento deve ser difundido, e esse é um dos principais objetivos do encontro.
O Mundo em Debate: O Encontro Internacional de Democracia Ambiental Chegou!
O evento, que será realizado nas dependências da UFSCar, promete ser mais do que apenas um momento de troca de informações. Será uma verdadeira imersão na temática ambiental, com a oportunidade de conectar-se com pessoas que compartilham a mesma paixão pelo meio ambiente. As instalações do Anfiteatro Bento Prado e de outras dependências da universidade serão o cenário ideal para esse encontro de mentes brilhantes.
Então, se você se interessa por ativismo ambiental, se é um pesquisador ou apenas alguém preocupado com o futuro do nosso planeta, não pode ficar de fora dessa! A UFSCar espera por você de braços abertos para juntos, construirmos um ambiente de todos e para todos. Afinal, cada voz conta na luta pela democracia ambiental. Nos vemos lá!
Onde hospedar-se?
E para aproveitar da melhor maneira a cidade de São Carlos, nada como se hospedar em um hotel que estará sempre preparado para oferecer conforto e qualidade em qualquer época do ano. Atendendo todas as suas necessidades para fazer da sua viagem a melhor de todos. Por isso, hospede-se em um hotel da Rede Nacional Inn (https://blog.nacionalinn.com.br/5-dicas-do-que-fazer-em-fazer-sao-carlos-sp/) e boa viagem.