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Você certamente já ouviu essa manchete na TV, em jornais ou em sites de notícias na internet: “Casal fica sem lua de mel após ser vítima de golpe!” E novos casos são registrados todos os dias. Imagine só poupar, planejar, escolher o destino, sonhar com a viagem, se preparar e na tão sonhada hora, ver tudo se transformar em pesadelo. Em alguns casos, é possível entrar na justiça e buscar a reparação. Foi o que aconteceu com um casal de São Paulo, que adquiriu em um site de compra coletiva, um pacote de lua de mel para Buenos Aires(excelente para casal de pais ), na Argentina. A empresa não forneceu dados básicos, necessários para desfrutar da viagem, como número do voo e reserva no hotel. Os noivos não viajaram, mas também não deixaram barato não. Ganharam a causa e receberam 16 mil reais por danos morais e o valor do pacote reajustado. Neste caso a gente pode dizer que houve um final feliz e justo, apesar de todo stress e frustração vividos com a situação. Mas para que pagar para ver?! Alguns cuidados simples podem evitar todo este transtorno e garantir que tudo vai sair, conforme o contratado. Como não cair em golpes na sua lua de mel é mais fácil do que você imagina! Confira a seleção de dicas que o Blog Hotéis Nacional Inn preparou para você:
Referência é tudo!
Converse com outros casais, peça indicação de agências e operadoras de viagens. Se há relatos de que a empresa já atendeu bem outras pessoas e cumpriu com o prometido, este é um histórico que conta pontos na hora de decidir a compra. Se é uma loja física, vá pessoalmente, certifique-se de que a empresa existe de fato. Teste os meios de comunicação fornecidos pela loja. Contatos como telefone e endereço de e-mail não podem mudar com frequência. Se isto acontecer, desconfie! Além disso, no site da Receita Federal é possível, tendo o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, número composto por 15 dígitos, consultar se a empresa está ativa, qual o endereço e a descrição da atividade da empresa, ou seja, você vai saber de fato, quais informações sobre o estabelecimento foram repassadas à Receita Federal. Se o que estiver no cadastro for muito diferente do que foi passado a você, acenda o sinal vermelho!
Pesquise
A internet é uma grande aliada para pesquisar sobre a reputação de uma empresa. Uma simples busca no Google pode trazer informações e relatos que nem imaginávamos encontrar. Sites como Reclame Aqui e comunidades em Redes Sociais também ajudam muito nesta etapa de verificação. Quem é lesado coloca a ´boca no trombone´ nestes canais e evita que outros caiam no golpe.
Um ótimo meio de consulta é o TripAdvisor, maior site de viagens do mundo com operação em 48 países. São 350 milhões de avaliações e opiniões sobre 6,5 milhões de acomodações, restaurantes e atrações.
Contrato é documento
Isso vale para toda contratação de serviço: leia o contrato atentamente, linha por linha, sem pressa. Na dúvida, não assine nada! Todos os detalhes da transação e do serviço a ser prestado, devem estar descritos neste documento. Ele será a sua prova maior, caso você tenha que procurar a justiça ou o Procon, por exemplo. Se o contrato estiver diferente do acordado no boca a boca, consulte um advogado ou alguém que entenda do assunto.
Pressa pra que?!
Não aceite pressão. E se houver muita pressão de quem está vendendo o pacote para você, exigindo pressa no pagamento ou na assinatura de qualquer documento que seja, duvide da idoneidade desta empresa. Não deixar tempo para o cliente pensar é tática de golpistas, com medo de serem descobertos. E mesmo que não seja tão grave assim, vamos combinar que comprar ou contratar algo de alguém que não nos dá liberdade para refletir, pesquisar, pensar, é no mínimo desagradável né?!
Compras pela internet
Aquela máxima “papel aceita tudo” também vale para a internet. Hoje em dia, é muito fácil ter no ar, um site bonito, atrativo, que inspire confiança. Mas as aparências podem enganar. Não se iluda por fotos sedutoras e depoimentos que parecem reais demais. É fato que cada vez mais pessoas têm comprado passagens, hospedagem e pacotes de viagens pela internet: é prático e muitas vezes, mais barato também. Mas, a prática exige algumas outras precauções. A primeira delas é desconfiar de ofertas boas demais, muito abaixo do valor de mercado. Milagre, neste caso, não existe! Assim como vale para lojas físicas, verificar a procedência da loja virtual também é importante. Confira se a página divulga CNPJ, telefone de contato e endereço físico. Vale outra visita ao site da Receita Federal para verificar se as informações batem com o que está cadastrado lá. O site tem que ser confiável. Dê preferência a sites mais conhecidos, aqueles que fazem publicidade em revistas e na TV, por exemplo. Se depois de tudo isso, você decidir que vale a pena esta compra, guarde e-mails de confirmação da transação. Vale até aquele print da página da oferta, para documentar o que foi oferecido pela empresa. Guarde também comprovantes de pagamentos: transferências bancárias, cheques, faturas de cartão de crédito ou peça recibo, no caso de quitação em espécie. Em sites como Mercado Livre, muitas vezes temos pessoas físicas oferecendo serviços. Verifique a reputação do vendedor. Comentários, índices de vendas, satisfação de clientes e tempo de existência do perfil: todos estes são dados muito úteis nesta hora.
E se a dúvida for com relação à hospedagem, lembre-se: no site dos Hotéis Nacional Inn, você tem a certeza de segurança para a compra das duas diárias. A empresa 100% brasileira e a maior da América Latina com hotéis próprios, está presente em 23 cidades dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. Acesse: www.nacionalinn.com.br e compre, com segurança, sem susto!
Venha desfrutar essa experiência no jogo de lençol da Nacional Inn!
Mais informações: Marketing Hotéis Nacional Inn
Aline Fallaci – Jornalista
(35) 3722 – 2350