Tempo de leitura: 4 minutos
Viagem é algo que exige atenção redobrada no planejamento, nada pode sair errado, caso contrário, todo o roteiro sofrerá com mudanças que podem acabar prejudicando a experiência do momento. E quando a viagem é de moto, a atenção tem de ser maior ainda. Portanto, vamos responder à questão: o que levar em pequenas viagens de moto? Acompanhe!
Viajar de moto é melhor que de automóvel?
De certo modo, as viagens de moto são melhores do que viagens de automóvel. Essa diferença ocorre por uma série de motivos, um deles é obviamente a economia, já que a gasolina dura mais tempo que em um carro, por exemplo.
A segunda razão é que a locomoção entre lugares fica mais fácil e rápida, há milhares de modos de cortar caminho e não enfrentar o engarrafamento, independentemente do lugar para onde você vá. Outro motivo para viajar de moto e não de automóvel são as paisagens naturais, isso mesmo, há certas paisagens que são melhor apreciadas quando você está de moto, pois você se sente dentro do próprio local, não um espectador, como quando você está sentado dentro de um carro.
E se você ainda está se perguntando “Tenho de fazer uma viagem de longa distância de carro ou de moto?” Vá de moto! Isso porque se em viagens de curta duração a moto é bem mais econômica, em viagens de longa distância essa economia é ainda maior. O que você vai gastar em gasolina não chega nem próximo ao que você vai gastar com uma passagem de ônibus, de avião ou até mesmo de trem.
Onde guardar malas de viagem em uma moto?
Esta talvez tenha sido uma das primeiras perguntas que você se fez ao decidir viajar de moto, “onde guardar malas de viagem em uma moto?”. Em uma viagem de moto, algumas mudanças devem ser feitas, e a questão das malas em uma moto é uma das maiores diferenças de viajar de trem, de carro, ônibus etc.
Todos esses veículos já citados oferecem locais para guardar uma ou mais de uma mala, o que ajuda bastante na hora de escolher a roupa que você vai levar. Mas, na moto, a escolha do que você deve levar na mala é bastante crucial, sendo necessário, também, saber dividir o peso em uma moto, para não prejudicá-lo durante as manobras.
Em sua moto, você pode incluir malas laterais, baús na parte de trás, e também ter um alforge (espécie de mala com dois compartimentos). Além disso, há alguns modos de transportar malas em um moto, utilizando, por exemplo:
- Mochila nas costas;
- Suporte;
- Bolsa de tanque;
O conselho mais importante sobre o que levar em bagagem de uma viagem de moto é basicamente levar o mínimo de roupa possível. Lembre-se de que o peso da bagagem em cima de uma moto influencia bastante as subidas, as manobras, as curvas, a frenagem e até mesmo a reta, já que motos são bastante vulneráveis ao peso da carga.
Planeje uma viagem de moto com sucesso
Não importa o tamanho da viagem, mas se você for de moto, siga alguns destes conselhos para uma melhor experiência:
- Leve sempre capa de chuva;
- Leve um kit básico de primeiros socorros;
- Tenha ferramentas para o caso de a moto apresentar falhas durante a viagem;
- Tenha um saco para colocar roupas usadas, para não ter de colocar no mesmo lugar que as roupas limpas;
- Faça um pequeno roteiro com pontos que tenham borracheiros e oficinas pelo caminho de sua viagem; o Google Maps ajuda bastante nessa questão;
- Tenha sempre equipamentos de proteção;
- Use roupas grossas para suportar o frio ou vento;
- Use sapatos fechados;
- Faça uma visita ao mecânico para uma boa revisão antes de iniciar a viagem;
- Beba bastante água e faça paradas para se alimentar.
Fazer longas ou pequenas distâncias de moto é uma experiência única, mas você deve ser bastante aplicado no planejamento para que nada saia errado.
Considerações finais: o que levar em pequenas viagens de moto
Não importa o tempo de experiência, a escolha entre passar a noite em um hotel ou dormir em um local mais afastado junto de sua moto é individual de cada motociclista. Entretanto, a segunda escolha é bastante desencorajada pelos demais, já que infelizmente nem todos os lugares são seguros para enfrentar, mesmo que seja por apenas uma noite.
A rede Nacional Inn mantém hotéis distribuídos por diversas partes do país, não só nas capitais, mas também em diferentes cidades do interior de alguns estados brasileiros. São hotéis que se encaixam em diferentes categorias, que vão desde a opção mais econômica até os mais estimados, como resorts.
Compartilhe conosco a sua experiência de o que levar em pequenas viagens de moto. Quais são seus conselhos? O que um novato deve evitar? O que não pode faltar na bagagem? Deixe seu comentário abaixo e até a próxima!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.