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Seja para acrescentar experiências no currículo profissional, para atribuição de horas complementares em cursos superiores ou, simplesmente, para contemplação e satisfação pessoal, a prática de solicitar certificados de participação em eventos está cada vez mais comum. Se você é do ramo de organização de eventos e tem dúvidas sobre o que são os certificados, quais as finalidades, modalidades e como elaborá-los, chegou ao post certo. Aqui, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre este assunto. Boa leitura!
Afinal, o que são os certificados?
Explicando de maneira bem sucinta, os certificados são documentos que os eventos como palestras, workshops e outros tipos disponibilizam aos participantes como forma de comprovação das atividades que realizaram. Desta maneira, cada um pode utilizar com a finalidade que preferir, conforme citamos acima. Apesar de parecer simples, a emissão e distribuição desta declaração pode se tornar um grande desafio para os organizadores de evento, uma vez que demanda um certo trabalho para organização dos diferentes tipos de certificados e carga horária, além de conferência dos dados de cada um dos participantes. Sendo assim, é importante incluir os valores desta mão de obra no orçamento do seu evento e, consequentemente, repassá-la aos convidados.
Como escolher o melhor certificado para o meu evento?
Os principais aspectos para escolher o melhor tipo de certificado para o seu evento são: quem irá recebê-lo, com qual principal finalidade e qual orçamento disponível. Tendo isso em vista, é primordial decidir se a emissão será digital ou impressa e, em seguida, como será o preenchimento das informações, que pode acontecer de forma automática ou manual.
Os certificados manuais demandam muita atenção da organização e são indicados somente em caso e eventos pequenos, com poucos participantes, pois, imagine só ter que preencher dados e informações de mil pessoas manualmente, muito trabalhoso não é mesmo? Por isso, no caso de eventos maiores e até mesmo para otimizar tempo e aumentar a assertividade, o ideal é utilizar os certificados com preenchimento automático.
Com relação entre as diferenças de certificados impressos ou digitais, cabe destacar que os primeiros, não são nada sustentáveis, pois demandam de uso de papel, obviamente, e, por consequência, acabam tendo um custo maior, devido a matéria prima. Sendo assim, os certificados digitais acabam sendo mais vantajosos e surgem como uma forma sustentável e prática. Além disso, caso o participante prefira, pode imprimi-lo por conta própria.
Atualmente, existem ferramentas on-line que possibilitam o preenchimento dos certificados de forma automática e para que os participantes possam receber por e-mail ou baixá-los.
Quais informações o certificado deve ter?
Este aspecto é de fundamental importância para que a pessoa que irá receber o certificado possa utilizá-lo com efetividade, afinal, é preciso que ele tenha todas as informações necessárias. Com isso, os organizadores do evento não podem esquecer de elaborar um certificado constando: local e data da realização do evento, mesmo em casos on-line; nome completo do participante; dados sobre o evento e possíveis parceiros, como a logo da empresa e seus respectivos patrocinadores; carga horária, este item é de grande interesse dos alunos que necessitam de horas complementares ou profissionais que precisam comprovar o motivo da ausência no trabalho, por exemplo e, por fim, a assinatura, afinal, este será o item que irá comprovar a credibilidade do evento, pois alguém irá assumir a responsabilidade por ele através da assinatura. Caso prefira, vale a pena também incluir um carimbo da empresa organizadora, demonstrando ainda mais autoridade.
Evite o retrabalho de uma maneira muito simples
Principalmente se o seu evento contar com um número de participantes muito grande, problemas na elaboração dos certificados podem se tornar um verdadeiro pesadelo, gerando trabalho dobrado, mais custos e, até mesmo, colocando a credibilidade da empresa em risco. Imagine só, entregar centenas de certificados com erros de digitação, cargas horárias incorretas, erros de diagramação… Uma situação nada agradável, não é mesmo? Mas tudo isso pode ser evitado com uma atitude básica: a revisão. Com certeza, é um processo trabalhoso, verificar cada nome, cada data, etc., mas será um diferencial que, certamente, irá poupá-lo dos problemas que citamos acima.
Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre certificados de eventos? Esperamos que sim! Caso tenha alguma dica ou sugestão, compartilhe com a gente nos comentários, vamos adorar saber!
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