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Trabalhar na área de marketing ou na área de eventos requer expertise dos profissionais para que seus trabalhos sejam bem sucedidos e que consigam manter seus clientes satisfeitos. Porém, atualmente, existe uma área profissional que uniu estas duas e tem proporcionado um novo mercado de trabalho. Estamos falando do Marketing para eventos. Há ainda outra segmentação dentro desta esfera, denominada Marketing para eventos corporativos. Se você atua ou gostaria de atuar neste cenário e está precisando de dicas e ideias, chegou ao post certo, pois aqui vamos te dar um passo a passo de como planejar e executar um bom marketing para eventos corporativos. Boa leitura!
Planejamento e organização
Antes de começar a “por a mão na massa”, primeiramente, é preciso ter em mente o que será trabalhado, quais são os objetivos, qual é o público e outras definições que citaremos a seguir. Se você é do ramo de marketing, com certeza já ouviu falar muito em personas, e aqui elas serão essenciais para que suas escolhas sejam o mas assertivas possível. Tendo isso, você conseguirá definir questões básicas como local, data, horário, número de pessoas convidadas e atrações.
Nesta etapa é muito importante deixar claro onde você quer chegar com este evento. Sua intenção é: promover networking, captar novos leads, aumentar o número de conversões? Com essas respostas será mais fácil desenvolver o evento.
Aqui também é o momento de calcular o investimento e avaliar se orçamento disponível contempla toda a demanda. Também vale a pena traçar um plano considerando possíveis imprevistos para que, caso ocorram, sejam resolvidos facilmente e sem prejuízos.
Plano de comunicação
Com o planejamento pronto, é hora de informar seu público sobre o evento. Como na etapa anterior você já definiu a persona e elencou as principais informações sobre o planejamento, tudo ficará mais fácil, pois é só seguir os dados para a construção de um plano de comunicação. Aqui, você irá resolver quais serão os canais usados, possíveis objeções, analisar concorrentes, fechar parcerias e focar nas ações de vendas.
Quais canais divulgar?
Para aprofundar um pouco sobre o que falamos no tópico anterior vamos dar algumas dicas para que você possa criar uma estratégia de comunicação. Como já comentamos, o ideal é seguir as características das personas, mas, usualmente, alguns canais não podem passar batido, pois serão essenciais tanto para atingir o seu objetivo, quanto para construir um relacionamento com o público e até mesmo estar preparado para desenvolver melhorias, se necessário. Nossas dicas são: fazer uso da base de dados e trabalhar o envio de e-mail marketing; utilizar as redes sociais e, se adequado, apostar em ações com influenciadores; lançar mão de ferramentas pagas, como Google Ads e Facebook/ Instagram Business; Vídeos ou lives para divulgação.
Durante o evento
Está enganado quem pensa que a comunicação e a divulgação terminam no momento em que o evento de fato começa. Isso porque, nos dias atuais, é preciso construir uma fidelidade com o público. Após o término da ação, muitos dos participantes vão querer ter acesso à cobertura e, possivelmente, continuar em contato com sua marca, pensando até mesmo em futuras edições do evento. Por isso, é de extrema importância investir em uma boa cobertura e pós divulgação apostando em canais on-line e off-line, inclusive. Esta etapa também deve ser vista como oportunidade de melhoria, por isso é necessário ficar atento aos feedbacks que irão surgir. Fique de olho em grupos de Facebook e invista nas pesquisas de satisfação, nada como ouvir e dar atenção ao seu público para aprimorar os negócios para futuras ocasiões!
Por que isso é importante?
Este trabalho pós evento é importante para, além de ouvir e fidelizar seu público atual e que tenha participado do evento, conseguir atrair mais gente para o seu negócio. Nós explicamos: ao apostar em uma divulgação que mostre o qual incrível foi o seu evento, através de conteúdos de qualidade, você irá despertar desejo em quem ainda não foi, para assim, em novas oportunidades, já ter pessoas interessadas.
Quando falamos em pessoas interessadas, isso se refere tanto a público, quanto a fornecedores, palestrantes, etc. afinal, quem não gostaria de trabalhar em um evento com boa fama e bem sucedido, não é mesmo?
Conte com a Nacional Inn para realizar seu evento corporativo
O sucesso de um evento com certeza passa pelo local em que será realizado. Além de hospedar milhares de pessoas pelo país, a Rede Nacional Inn conta com hotéis preparados para a realização de eventos corporativos, com infraestrutura de salas e equipamentos; equipe treinada e capacitada para este tipo de situação e, claro, todo o suporte que os hotéis proporcionam, como restaurante, limpeza e segurança.
Agora que você já sabe quais são as principais dicas de marketing para eventos corporativos, é só colocar tudo em prática e ter muito sucesso!
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