Tempo de leitura: 5 minutos
Um dos lugares mais visitados de todo o país, Salvador é um caldeirão efervescente que mistura cultura regional, comida, moda, ancestralidade, religião e belezas naturais.
Salvador em si já é um ponto turístico, mas dentro de seu território há diversos outros locais que são considerados históricos e que merecem uma visita.
Durante sua estadia em Salvador, o Hotel Golden Park Salvador é uma opção confortável, e fica localizado na Praia da Pituba, em uma avenida movimentada, ligando a cidade a outros pontos. Além disso, oferece opções de serviços e de lazer variados a seus hóspedes e possui vários pacotes de hospedagem oferecidos a preços justos.
Se você anda se perguntando para onde ir em Salvador, neste texto, daremos todas as respostas, dividindo os pontos turísticos entre:
- Turismo religioso;
- Turismo ecológico;
- Turismo cultural.
Dividindo os pontos turísticos deste modo, fica mais fácil montar um roteiro organizado e dentro da proposta de diversão que uma viagem deve ter.
Onde ir em Salvador? Turismo religioso
O turismo voltado para pontos sagrados ou para onde professam um ritual de uma religião sempre esteve entre nós, ele só não era chamado deste modo. Salvador é uma cidade bastante forte no quesito de Sincretismo Religioso, e a mistura entre candomblé, umbanda, igreja católica e outras religiões é algo interessante de viver.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Uma das construções mais ricas em história é a igreja que fica no famoso Pelourinho, onde acontece as missas afros todas as terças-feiras.
A missa afro geralmente se inicia às 18 horas aos sons dos atabaques, então, o recomendado é chegar com um pouco de antecedência para pegar um lugar. Dentro da igreja, há um painel de azulejos portugueses que mostram cenas representativas de devoção ao Rosário, além disso, a Igreja por si só já é um ponto turístico que vale muito a pena ser visitado.
Igreja de São Lázaro e São Roque
O Sincretismo Religioso que impera nessa igreja é algo único e encantador. A Igreja de São Lázaro e São Roque fica no Bairro das Federações em uma região conhecida como Alto das Pombas.
Estes dois santos sincretizam com os orixás Omolu e Obaluaiyê, e na missa afro que acontece às segundas-feiras às 18h as baianas recebem os fiéis na porta da igreja, prontas para dar um banho de pipoca em quem quiser tomar
Ainda, há diversos outros pontos religiosos que valem a pena você visitar, como o Terreiro de Mãe Menininha do Gantois e diversos outros terreiros e igrejas, como a de Nosso Senhor do Bonfim.
Onde ir em Salvador? Turismo ecológico
Na capital baiana, há diversos pontos turísticos voltados para um melhor contato entre o homem e a natureza. Alguns deles são:
Parque das Dunas
Lugar de preservação ambiental, o Parque das Dunas é importantíssimo para a sobrevivência e manutenção da flora e fauna de Salvador. Ele é aberto à visitação, e um dos projetos mais visitados é o de realização de trilhas no local.
O parque possui o título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, título concedido pela Unesco, e também é considerado o maior parque localizado em área urbana com dunas, lagoas e restingas da América Latina.
Parque do Pituaçu
Uma ótima opção para visitar com a família ou para fazer um piquenique entre amigos, o Parque do Pituaçu possui quadras para a prática de esportes, pistas de skate, playground e até ciclovias.
Ilha dos Frades
Uma das mais paradisíacas ilhas do estado do Nordeste, a Ilha dos Frades possui apenas 8km de extensão, mas seu pequeno tamanho é compensado pela beleza do lugar. Com um mar de cor verde claro, possui o selo Bandeira Azul, que comprova que este pedaço de terra cumpre com todos os requisitos socioambientais.
Lembrando que estes são apenas alguns pontos de turismo ecológico em Salvador, há milhares de outros locais e praias espalhados pela cidade.
Onde ir em Salvador? Turismo Cultural
Salvador por si só é um lugar cultural, com seus milhares de pontos históricos, sendo eles turísticos ou não. Alguns locais que podem ajudar o turista a conhecer um pouco da cultura baiana são:
Casa do Rio Vermelho
A famosa residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai é conhecida também como Casa de Jorge Amado. Atualmente, é um museu e possui um belíssimo jardim exterior.
Balé Folclórico da Bahia
O Balé Folclórico geralmente se apresenta no Teatro Miguel Santana, que fica localizado no Pelourinho. E a procura para o espetáculo é enorme e vale muito a pena.
Pelourinho
Talvez o local mais famoso de toda Bahia, o Pelourinho é praticamente um museu a céu aberto. Oferece diversos pontos turísticos e históricos, como museu, igrejas antigas, teatro e diversos bares e restaurantes voltados à culinária afro-brasileira.
Considerações finais: onde ir em Salvador
Salvador é uma cidade que você sempre terá o que fazer e sempre terá aonde ir. Com relação a Hospedagem , você tem, sem dúvidas, ótimas opções. Esse é o caso do já citado Hotel Golden Park Salvador.
Não se esqueça de compartilhar seu comentário conosco sobre sua visita aos pontos turísticos e onde ir em Salvador, até a próxima!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.