Tempo de leitura: 6 minutos
Salão do Automóvel de São Paulo: conheça a história do evento e saiba as novidades para 2022! Responsável por expor todas as novidades do mercado automobilístico como carros, equipamentos e acessórios, o Salão do Automóvel de São Paulo acontece a cada dois anos na capital paulista. O evento é a maior exposição da indústria automobilística do Brasil e uma das maiores da América Latina. A primeira edição aconteceu em 1960 e até o ano de 1969 era realizado no Parque Ibirapuera. Porém, em 1970, houve uma mudança e passou a acontecer no Anhembi Parque. Foi assim até 2016, quando o evento foi realizado no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. O Salão do Automóvel movimenta a economia local e atrai cerca de 600 mil pessoas em cada edição. Neste post vamos dar detalhes sobre a história e importantes acontecimentos, bem como falar sobre curiosidades do Salão do Automóvel. Boa leitura!
Conheça a história do Salão do Automóvel de São Paulo
Apesar de atualmente ser um evento consolidado e tradicional, o Salão do Automóvel surgiu justamente com o objetivo de mitigar a imagem negativa que o Brasil tinha a respeito dos veículos nacionais, uma vez que o mercado automobilístico sempre esteve mais alinhado aos modelos importados. Deste modo, a história da exposição caminha lado a lado a história da indústria automobilística brasileira.
Como tudo começou
Carlos de Alcântara Machado começou a idealizar o evento em 1959 e, no ano seguinte, o colocou em prática pela primeira vez, no Parque Ibirapuera. A atitude foi motivada, pois, após quatro anos da implantação da indústria automobilística no país, ele percebeu que o automóvel era uma realidade que tinha chegado para ficar.
O primeiro Salão do Automóvel foi organizado pela empresa Alcântara Machado Feiras e Promoções, com patrocínio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e teve a participação de 400 mil pessoas que passaram pelo evento parar conferir de perto os diversos modelos de veículos de onze expositores. Por lá, estavam expostos caminhões, automóveis, jipes, peruas, ônibus e tratores. As grandes atrações da época eram os carros: Fusca, Dauphine, Simca Chambord, Aero Willys e FNM 2000 JK, sem deixar de lado o pioneiro Romi-Isetta, primeiro automóvel de passeio produzido no Brasil.
Como dissemos acima, o Salão do Automóvel tem relação direta com a história do automobilismo no país. E, não por acaso, após a realização da primeira edição, o setor teve a sua primeira fase de grande expansão alavancada, além de transmitir mais confiabilidade para área ainda iniciante.
Mercado automobilístico segue ganhando espaço
Dando segmento ao sucesso da primeira edição, a segunda teve ainda mais novidades. Foi em 1961 que o Salão do Automóvel passou a incluir tratores e equipamentos agrícolas. Além disso, também houve a estreia dos esportivos com a exposição do Willys Interlagos, primeiro modelo de concepção totalmente brasileira; do Centaurus; DKW Belcar; do utilitário DKW Candango e do Fusca VW 1200 adaptado para táxi.
Na edição seguinte, houve a celebração da importante marca de 97% de nacionalização da fabricação de veículos. Na oportunidade, aconteceram alguns lançamentos como Aero Willys 2600; perua Simca Jangada; Karmann Ghia e DKW Fissore. Marcas como Toyota e Mercedes também exibiram suas novidades, sendo jipe Bandeirante e ônibus de turismo, respectivamente.
1000 veículos fabricados no Brasil
A 4ª exposição, realizada em 1964, celebrou o importante marco do lançamento do milionésimo veículo de fabricação nacional. Também foi a partir deste ano que o Salão do Automóvel passou a ser realizado a cada dois anos. Com relação à indústria automobilística, neste período os automóveis começaram a apresentar melhorias como a caixa de câmbio com quatro marchas sincronizadas do Aero Willys 2600 e outras.
Lançamento do carro médio
A grande atração da 6ª edição do Salão do Automóvel, em 1968, foi o lançamento do carro médio, uma faixa de mercado que não era nada atrativa até então. A Ford lançou o Corcel; a Volkswagen o Sedan 1600 4 portas e a General Motors o Opala, seu primeiro carro. Outro destaque foi para os modelos especiais Puma AC e o inusitado FEI X-1, mistura de automóvel, lancha e avião, cuja projeção aconteceu na Faculdade de Engenharia Industrial, em São Bernardo do Campo.
Primeira mudança de local
Foi a partir da 7ª edição que o Salão do Automóvel deixou de ser realizado no Parque Ibirapuera e passou a acontecer no Anhembi Parque. Inclusive, o evento foi o responsável por inaugurar o espaço que foi projetado especificamente para mostras industriais. Os destaques da vez foram, entre outros, o Chevrolet Opala, o Charger e Charger RT, o VW Fuscão, a Variant e o Karmann-Ghia TC. Soma-se também a apresentação do primeiro carro elétrico do Brasil, fabricado pela Icovel.
20 anos de indústria automobilística
O ano de 1976, em que ocorreu a 10ª edição do Salão do Automóvel, foi marcante. A indústria automobilística comemorou 20 anos e meio a crise do petróleo relacionada à exportação e transporte coletivo. Também nesta época, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores- Sindipeças passou a ser um copatrocinador do evento que então recebeu o nome de Salão do Automóvel e Autopeças.
2 milhões de veículos nacionais
Em sua 11ª edição, o Salão do Automóvel celebrou o importante feito de dois milhões de veículos fabricados nacionalmente. Os fabricantes de autopeças marcaram intensa presença no evento.
Internacionalização
O processo de internacionalização do Salão do Automóvel teve início em 1990. Este passo demonstra que um dos objetivos da criação da feira foi atingido, uma vez que comprova que o mercado de indústria automobilística do Brasil tem capacidade para concorrer com qualquer país.
Nova mudança de local
Foi na 29ª edição, em 2016, que a exposição trocou novamente de espaço e foi realizada pela primeira vez no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes no km 1,5 – na Zona Sul de São Paulo.
Saiba quais são as novidades do Salão do Automóvel de São Paulo para 2022
Para 2022, há ainda mais novidades. Primeiramente, houve alteração no nome, o evento passa a se chamar São Paulo Motor Experience. Além disso, deixará de ser realizado no São Paulo Expo, o novo local será o Autódromo de Interlagos. A exposição acontecerá de 6 a 14 de agosto.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.