BLOG NACIONAL INN

Roteiro de viagem para Campos do Jordão

Roteiro de viagem para Campos do Jordão: o que fazer em três dias

Está com viagem marcada a Campos do Jordão e ainda não sabe o que irá fazer na cidade? Neste post reunimos dicas de passeios e principais pontos turísticos para conhecer ao longo de três dias. É claro que você pode adicionar lugares ou tirar, de acordo com sua preferência e disponibilidade, são apenas sugestões que podem facilitar o seu dia a dia e tornar o seu passeio ainda mais divertido e proveitoso, confira:

Dia 1: Vila Capivari

Nossa dica para o primeiro dia em Campos do Jordão é a Vila Capivari, no centro da cidade.   Trata-se do principal bairro e centro turístico onde você encontrará muitas opções de atividades. A vantagem de ir logo no início da viagem, é poder dar uma volta geral para ver o que mais te agrada e, se possível, voltar nos outros dias para curtir novamente. Lá estão os principais restaurantes, lojas de vestuário, acessórios, chocolate, brinquedos, decoração, enfim, são 10 shoppings e galeria à disposição para os turistas. A arquitetura é um charme à parte, o conjunto de construções em estilo colonial, as lindas paisagens com árvores araucárias e o clima ameno em praticamente qualquer época do ano, com certeza irão fazer você se sentir na Europa.

Também na Vila Capivari está localizado o bar Iceland. Para entrar você irá precisar de uma roupa especial, pois a temperatura é de -15ºC e tudo lá dentro é feito de gelo, desde os copos até as paredes. Sem dúvidas é uma experiência incrível que renderá boas fotos e ótimas lembranças. Como comentamos aqui, a Vila Capivari tem várias opções de restaurantes deliciosos e entre eles está um dos mais conhecidos e tradicionais, o Pastelão do Maluf. O nome chega até a ser engraçado e faz jus ao pastel de 32 centímetros que é servido por lá. E para a sobremesa, que tal se saborear com um saboroso gelato da Campos Gelato? A gelateria também é super conhecida e tem ótimas recomendações, vale a pena!

Dia 2: Parque Estadual (Horto Florestal) e Palácio Boa Vista

Para o segundo dia, que tal unir natureza, cultura e história em um passeio incrível por dois importantes pontos turísticos de Campos do Jordão? O Parque Estadual de Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal, abre todos os dias pela manhã, às 9h  e fica aberto até às 17h. O local ocupa um terço do município, com mais de 8.340 hectares. É repleto de natureza abrigando árvores remanescentes da Mata Atlântica. A fauna local é muito diversificada e tem mais vários animais ameaçados de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio de peito roxo, além disso, por lá também estão mais de 180 espécies de aves, um verdadeiro paraíso para os amantes das plantas e dos animais. Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n, Campos do Jordão.

Após recarregar as energias com a fantástica natureza do Horto, nossa sugestão é que você conheça um pouco mais sobre a história do Brasil em uma visita guiada gratuita no Palácio Boa Vista. A arquitetura do prédio foi inspirada em castelos europeus, e foi inaugurado em 1964 pelo governador da época, Adhemar de Barros. Lá estão mais de 3500 obras de artes, entre elas originais de importantes nomes como Tarsila do Amaral e Portinari e, eventualmente, acontecem exposições de artistas brasileiros e eventos culturais. Para se ter uma ideia da tamanha grandiosidade, são mais de três mil metros construídos, 35 ambientes e 105 cômodos, com mobiliários das épocas dos séculos XVII a XX, uma verdadeira riqueza histórica. Anote aí o endereço: Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001 – Jardim Dirce, Campos de Jordão. Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Dia 3: Parque Amantikir e Morro do Elefante

Nossa próxima dica é o Parque Amantikir que, inclusive, já foi considerado a melhor opção do que fazer em Campos do Jordão pelo TripAdvisor. Desde 2007, o parque recebe inúmeros visitantes atraídos pelas mais de 700 espécies de plantas espalhadas pelos mais de 60 mil metros quadrados. O nome bem peculiar é de origem indígena e significa Serra que Chora, homenageando os valores da serra da Mantiqueira e sua beleza natural. O parque abre todos os dias das 9h às 16h e os ingressos custam, em média, 60 reais, porém, crianças de 6 a 16 anos, estudantes, professores da rede pública de ensino, policiais civis ou militares, aposentados, idosos e doadores de sangue pagam meia entrada. 

Há diversas opções de transportes saindo da Vila Capivari diretamente para o Parque, como vans profissionais ou trenzinho da alegria.

Depois de passar uma manhã no Parque Amantikir, uma boa pedida é apreciar o visual do alto do Morro do Elefante, de lá é possível ver a Vila Capivari e região. O local fica aberto todos os dias das 9h às 18h, com entrada gratuita e pode ser acessado de duas maneiras: de carro, pela estrada pavimentada, partindo da Vila Capivari, demora pouco mais de cinco minutos ou pelo passeio de teleférico. Vale a pena a visita para tirar lindas fotos no mirante já que o Morro está a mais de 1,8 mil metros acima do nível do mar. Por lá você irá encontrar lindos bancos e um jardim para curtir cada minuto. Endereço: Rua Marco Antônio Cardoso, 240, Morro do Elefante, Campos do Jordão, SP.

Com certeza, seguindo este roteiro você conseguirá curtir algumas das principais atrações de Campos do Jordão e aproveitar muito sua estadia nesta charmosa e acolhedora cidade. Conhece algum lugar que ficou de fora desta lista e gostaria de compartilhar? Conte para gente nos comentários, vamos adorar saber e ajudar outras pessoas que estejam com viagem marcada para lá!