5 pontos turísticos para conhecer em Campinas

Tempo de leitura: 5 minutos

5 pontos turísticos para conhecer em Campinas

São locais lindos e repletos de história!

Muitos podem até não acreditar, mas Campinas é uma cidade que proporciona aos seus visitantes muito contato com a natureza! Apesar de estar pertinho da Capital Paulista, o município possui belos atrativos naturais! Esses são os casos da Lagoa do Taquaral e do Bosque dos Jequitibás. A cidade é, ainda, extremamente rica culturalmente! Para comprovar essa afirmação, que tal visitar o Teatro Municipal José de Castro Mendes ou o Museu de Arte Contemporânea José Pacetti? Todos esses espaços são belíssimos atrativos da cidade! Quer saber mais? Preparamos cinco dicas de pontos turísticos para visitar durante a sua estadia em Campinas! Confira:

1 – Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral em Campinas:

Considerado um dos principais pontos de lazer de Campinas, o Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral é um lindo lugar para um passeio com a família. No local é possível fazer um piquenique, ler um livro, andar de pedalinho, fazer uma caminhada gostosa, praticar ginástica ao ar livre, e ainda conhecer o belo viveiro de pássaros! Na Lagoa do Taquaral são encontrados o planetário, o balneário municipal e o museu dinâmico da ciência, além de uma réplica da Caravela Anunciação. A lagoa é limpa e cheia de peixes, a pesca é permitida aos finais de semana e feriados. Se viajar para Campinas, não perca a oportunidade de visitar o ponto. Ah, e não se esqueça de tirar belas fotos da lagoa! A Lagoa do Taquaral fica na Avenida Heitor Penteado, 1671, Taquaral e a entrada de visitantes é permitida das 6h às 21h, todos os dias.

2 – Teatro Municipal José de Castro Mendes em Campinas:

Imagine uma arquitetura um tanto diferente e, até mesmo, inusitada! Esta será a primeira impressão que vai ter ao conhecer o Teatro Municipal José de Castro Mendes, um ponto turístico de Campinas. Atualmente, ele é considerado o maior e mais importante teatro público da cidade. Tem espaço para receber até 760 espectadores, conta com palco em estilo italiano e é a sede da Orquestra Sinfônica de Campinas. O teatro foi inaugurado em 1970, em comemoração do centenário da primeira apresentação da Ópera ‘O Guarany’, e passou por obras de restauro em 2012. É possível optar apenas por visitar o local para saber como ele é por dentro e por fora ou, ainda, conferir alguma apresentação cultural prevista em sua agenda. O Teatro Municipal José de Castro Mendes está situado na Praça Correa de Lemos, s/n, Vila Industrial. Horário de funcionamento das bilheterias: de terça a domingo, das 16h às 22h. 

3 – Bosque dos Jequitibás em Campinas:

Criado em 1880, o Bosque dos Jequitibás é um parque localizado na Região Central de Campinas, e é uma das áreas de lazer mais antigas da cidade. O local é ótimo para entrar em contato com a natureza, se desligar do restante do mundo e respirar um ar puro. O bosque possui cerca de dez hectares de floresta nativa, um zoológico com pelo menos 300 animais e diversas espécies de plantas. O local recebe em média 1 milhão de visitantes por ano. Outros atrativos do bosque são: pista de corrida, quiosques e lanchonete. O espaço engloba ainda o Museu de História Natural, mas deste assunto vamos falar no próximo tópico, já que o museu é tão legal que merece um parágrafo só para ele. O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 18h. 

4 – Museu de História Natural em Campinas:

Agora sim, vamos falar do Museu de História Natural, que fica dentro do Bosque dos Jequitibás e é mais um ponto turístico de Campinas. Inaugurado em maio de 1939, o museu é uma instituição tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT). O local abriga o Aquário Municipal, a Casa dos Animais Interessantes e o Centro de Educação Ambiental. Durante o passeio, você pode conhecer exposições a respeito do reino animal, floresta amazônica e mata atlântica. O local possui mais de duas mil peças, dentre elas 393 mamíferos, 475 aves, 187 répteis, 790 insetos e 144 demais invertebrados. O Museu está situado na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. Atenção, o Museu fica aberto somente de terça a sexta-feira, das 9h às 13h. Ingressos custam R$5,00 e R$2,50 (meia entrada).

5 – Museu de Arte Contemporânea José Pancetti em Campinas:

Um espaço que, com certeza, é considerado um ponto turístico e cultural de Campinas é o Museu de Arte Contemporânea José Pancetii. No local, além de exposições itinerantes, você pode conferir mais de 600 trabalhos de artistas renomados como: José Roberto Aguilar, Mira Schendel, Cândido Portinari, Roberto Burle Marx, entre outros. São pinturas, esculturas, desenhos e gravuras! O museu foi inaugurado em 1965 e os seus principais objetivos são reunir, preservar e divulgar a arte contemporânea. Além disso, são desenvolvidas ações para levar arte para as escolas de Campinas! Vale à pena conhecer! O Museu de Arte Contemporânea José Pancetti fica na Avenida Benjamin Constant, 1633, centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Lembre-se de que a Rede Nacional Inn está presente em Campinas com diversas opções de hotéis com ótima infraestrutura e muito bem localizados. Você pode escolher entre Euro Suit Campinas, Nacional Inn Campinas Trevo, Golden Park Campinas Viracopos, Dan Inn Campinas Cambuí, Nacional Inn Cambuí Campinas Residence e Dan Inn Campinas Anhanguera. 

 

Agora que você já sabe que Campinas é rica em todos os sentidos, que tal montar o seu roteiro de viagens e colocar todas as nossas dicas nele? Você não vai se arrepender!

Castelo Nacional Inn Campos

Dan Inn Campos

Hotel Golden Park Campos

Euro Suite Campos

Nacional Inn Campos

Hotel Dan Inn São José

Nacional Inn São José

Deixe um comentário