Além do Horizonte: Uma Viagem de Descobertas pelos Arredores de Araxá

Tempo de leitura: 4 minutos

Em meio às vastas planícies e montanhas que compõem a paisagem de Minas Gerais, encontra-se um tesouro escondido que convida os viajantes a uma jornada única de descoberta e encantamento: Araxá. 

Este destino é muito mais do que apenas um ponto no mapa; é um convite para explorar, saborear e se apaixonar por uma riqueza de experiências turísticas, passeios emocionantes e uma cultura tão rica quanto as águas termais que fluem em suas profundezas.

O Que Fazer em Araxá e Região: Diversidade de Opções Para Todos os Viajantes

Para os amantes da aventura e da natureza, os arredores de Araxá são um playground sem igual. Desde opções como pesca, cavalgada, trekking até passeios de moto ou jipe, a região é uma verdadeira fonte de turismo. A cachoeira do Entrecosto, entre Araxá e Tapira, é um lugar lindo, ideal para apreciar a natureza e desfrutar de um dia relaxante, assim como a Cachoeira da Ventania, na Serra da Ventania.

A aproximadamente 25 km de Araxá, no município de Ibiá, encontra-se a cachoeira da Argenita, com 50 metros de altura, de acesso um pouco desafiador, ela é perfeita para praticantes de rapel e trilheiros.

 No Horizonte Perdido, também a cerca de 25 km do centro da cidade, além de dois restaurantes com vista panorâmica fantástica, há uma pista de decolagem para parapente e asa delta. A região também oferece trilhas, caminhadas e escaladas. 

Trilhas, Cachoeiras e Histórias nas Cidades Vizinhas!

Com passeios mais amenos, mas igualmente deliciosos, você pode fazer trilhas pelo Parque do Cristo, que oferece uma vista panorâmica da cidade e abriga uma estátua de 20 metros de altura do Cristo Redentor; pelo Parque Municipal do Barreiro, que possui uma área verde com lagos, fontes e animais silvestres; ou pelo Parque Ecológico da Serra da Bocaina, que possui cachoeiras, grutas e mirantes.

Além disso, é possível fazer passeios bate-e-volta para cidades vizinhas como Sacramento, Tapira, Ibiá e Pratinha, que têm atrativos históricos, culturais e naturais.

Renovação nas Águas: Banhos Termais e Relaxamento em Araxá!”

Mas Araxá não é apenas para os mais aventureiros. Os banhos termais da região são uma verdadeira dádiva para quem busca relaxamento e renovação.  Os banhos, feitos com águas sulfurosas, radioativas e lamacentas, prometem rejuvenescer a pele e aliviar o estresse. 

“Roteiro Cultural: Museus, Arte e História!

A cidade também oferece diversas opções de lazer e cultura para todos os gostos. Você pode visitar o Museu Dona Beja, que conta a história da famosa cortesã que viveu em Araxá no século XIX; o Museu Calmon Barreto, que expõe as obras do renomado artista plástico araxaense; e a Igreja Matriz de São Domingos, com sua bela arquitetura barroca.

Gastronomia: Uma Viagem de Sabores e Aromas Que Seduzem o Paladar

Nenhuma jornada estaria completa sem explorar os tesouros gastronômicos de Araxá e seus arredores. A culinária local é uma celebração de sabores autênticos e ingredientes frescos, que refletem a riqueza da terra e a paixão de seus habitantes.

Você pode experimentar pratos típicos como frango com quiabo, feijão tropeiro, tutu de feijão e leitão à pururuca. Os famosos doces de Araxá, como ambrosia, doce de leite, goiabada cascão e pé de moleque, também merecem destaque. Para acompanhar, nada melhor do que uma boa cachaça ou um café fresquinho. 

Não deixe de visitar a Fábrica de Doces Joaninha e a Fazenda Asa Branca, grande produtora de hortifrútis, laticínios e da Cachaça Segredo de Araxá, onde é possível conhecer currais, queijaria, os canaviais, o processo de fabricação e degustar a famosa cachacinha, envelhecida em tonéis de diversas madeiras.

Uma Jornada Inesquecível Esperando Para Ser Vivida

Em cada esquina, em cada sorriso, em cada sabor, Araxá e seus arredores revelam sua verdadeira essência: uma terra de aventura, beleza e inspiração. Seja explorando suas paisagens naturais deslumbrantes, saboreando sua deliciosa gastronomia ou mergulhando em sua rica cultura e tradição, uma coisa é certa: uma viagem a Araxá é uma jornada que ficará gravada em sua alma para sempre.

Então, o que você está esperando? Deixe-se levar pela magia de Araxá e seus arredores e embarque em momentos de lazer que vão além das expectativas. O destino está chamando, e a aventura espera por você. Venha descobrir os segredos de Araxá e deixe-se encantar pela sua beleza sem igual.