Conheça os 10 principais pontos turísticos de Poços de Caldas

Tempo de leitura: 7 minutos

O município do Sul de Minas tem atrativos que vão encantá-lo!

Uma cidade repleta de belezas naturais, com muitos atrativos turísticos e com veia cultural fortíssima: Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, é dona de todos esses encantos e atrai visitantes do país inteiro! Muitos em busca de momentos de tranquilidade, outros por suas famosas águas com poder de cura e alguns motivados pelo ar puro e clima agradável. A verdade é que quem passa alguns dias no município mineiro sempre quer voltar e aqueles que ainda não conhecem já planejam momentos agradáveis em Poços de Caldas!  Independente de qual seja o seu caso, preparamos 10 dicas de locais que você precisa visitar nesse belíssimo destino, abraçado pela Serra da Mantiqueira! São sugestões imperdíveis!

1- Cristo Redentor em Poços de Caldas:

Inaugurado em 1958 e localizado na Serra de São Domingos, o Cristo Redentor é um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas. A 1.696 metros acima do nível do mar, o atrativo chama atenção por sua imponência: são 30 metros de altura (16 da estátua e 14 do pedestal), 500 toneladas e cerca de 160 peças. O monumento é considerado um dos maiores do Brasil e possui uma vista belíssima! Uma das melhores sensações é ir até a parte mais alta e observar a cidade bem pequenina. É possível conhecer ao Cristo de três maneiras: pela estrada de asfalto, pela trilha ou pelo Teleférico.

Cristo Redentor
Cristo Redentor

2- Rampa de Voo Livre em Poços de Caldas:

Após observar as belezas do Cristo Redentor, a nossa sugestão é dar um pulinho até a Rampa de Voo Livre, também na Serra de São Domingos!  Você pode optar por caminhar até o local ou se deslocar de carro! O acesso é por uma estrada de terra. Engana-se quem acredita que o espaço é utilizado apenas para a prática de esportes. Em todos os finais de semana, muitas pessoas vão até o local simplesmente para apreciar a vista e renovar as energias com o vento batendo no rosto! O cenário é incrível para tirar belas fotos, para bater papo com os amigos ou para fazer um delicioso piquenique! Já imaginou apreciar a Orquestra Sinfônica do Conservatório Musical, enquanto assiste ao espetáculo do pôr do sol? Ou, até mesmo, curtir as batidas do blues nesta mesma vibe? Tudo acontece através do projeto “Circula Som”, que tem o objetivo de levar música de qualidade para os pontos mais inusitados de Poços de Caldas! Impossível não ficar encantado!

Vista da Rampa de Voo Livre
Vista da Rampa de Voo Livre

3- Pedra Balão em Poços de Caldas:

Esse é mais um atrativo localizado na Serra de São Domingos que merece sua atenção! A Pedra Balão, monumento bastante curioso, é o resultado de várias erosões! São grandes pedras sobrepostas, que chegam a medir 10 metros! Lá do alto, a paisagem é de tirar o fôlego! Que tal aproveitar uma tarde para apreciar os três pontos: Cristo, Rampa e Pedra Balão? Garantimos que você não vai se arrepender!

Pedra Balão
Pedra Balão

4- Teleférico em Poços de Caldas:

No tópico sobre o Cristo Redentor, citamos que uma das maneiras de chegar até a estátua é através do o Teleférico. Acontece que esse meio de transporte também é um atrativo turístico! Ele é composto por 20 cabines, que saem do Parque José Affonso Junqueira! O trajeto até a estátua tem duração de cerca de 10 minutos e percurso de 1.500 metros. Uma aventura para quem curte adrenalina e altura!

Cabine do Teleférico
Cabine do Teleférico

5- Parque José Affonso Junqueira em Poços de Caldas:

Arriscamos dizer que esse parque, o José Affonso Junqueira, é um dos mais belos do município de Poços de Caldas. O espaço é perfeito para pessoas que buscam momentos de tranquilidade! Fazem parte do atrativo o charmoso Café Concerto, a bela Fonte Luminosa e o imponente Palace Casino. Ah, vale ressaltar que o parque conta com vários banquinhos para você aproveitar a tarde lendo, estudando ou simplesmente curtindo a vibe positiva!

IMG_4000
Fonte Luminosa do Parque José Affonso Junqueira

6- Praça Pedro Sanches em Poços de Caldas:

Pertinho do Parque José Affonso Junqueira está a Praça Pedro Sanches, ponto turístico famoso de Poços de Caldas! O espaço, com aquele ar gostoso de cidade do interior, é repleto de monumentos que homenageiam nomes famosos como: Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Doutor Francisco Faria Lobato. Outro atrativo inconfundível da praça, é o Coreto! Geralmente, no Natal, ele recebe uma bela decoração! Além de conhecer tudo que já foi citado acima, aproveite para sentar em um dos bancos e relaxar!

Praça Pedro Sanches
Praça Pedro Sanches

7– Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas:  

Quando alguém fala de Poços de Caldas, impossível não associar o nome à vocação das águas termais que curam! E, nesse assunto, a Thermas Antônio Carlos é o espaço mais famoso! Em funcionamento desde 1931, o balneário oferece banhos em águas sulfurosas, hidromassagem, cromoterapia, saunas entre outros serviços. A Thermas também é referência em tratamentos estéticos: limpeza de pele, massagem facial, escalda pés, massagem relaxante e drenagem linfática são alguns deles. Estando no local, não deixe de observar o estilo neoclássico envolvente do prédio. Preste atenção na fachada, nas escadarias, no jardim de inverno e no espelho d’água! Um prato cheio para quem ama história e arquitetura!

Fachada Thermas Antônio Carlos
Fachada Thermas Antônio Carlos

8- Mercado Municipal em Poços de Caldas:

O Mercado Municipal, instalado na Rua Pernambuco desde 1969, é prato cheio para que ama as particularidades da cultura mineira! Por lá você vai encontrar deliciosos doces, cachaças diversas, queijos, entre outros produtos! Quer tomar um chope gelado ou se deliciar com pastel? É só dar um pulinho no Mercado Municipal! Ele funciona de segunda a sábado das 7h às 18h e aos domingos das 7h às 12h.

Foto retirado do site do Mercado Municipal
Foto retirado do site do Mercado Municipal

9- Relógio Floral em Poços de Caldas:

Idealizado em 1972, o Relógio Floral é mais um ponto inusitado da bela Poços de Caldas! Composto em um canteiro repleto vegetações rasteiras, os ponteiros giram em números que foram esculpidos em plantas. Interessante é que, em qualquer momento do dia, o relógio funciona normalmente e marca a hora certa! Descrevendo pode até ser difícil de imaginar, mas quando passar pela cidade dê um pulinho até a Praça Getúlio Vargas e confira com seus próprios olhos! Não se esqueça de registrar tudo com muitas fotos!

Relógio Floral
Relógio Floral

10- Instituto Moreira Salles – Casa da Cultura em Poços de Caldas:

Sabe aqueles espaços que encantam logo à primeira vista? O Instituto Moreira Salles, também conhecido como Casa da Cultura, é assim! Impossível não se apaixonar por um local que tem o objetivo de promover as artes, nos mais diversos segmentos com exposições, apresentações musicais, cinema, entre outros. Vale ressaltar que todas as atrações são sem custo algum! É tudo free! O IMS fica na Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados e funciona de terça a domingo, das 13h às 19h. Vale a pena visitar!

Casa-da-cultura
Instituto Moreira Salles

Gostaram das sugestões de pontos turísticos para conhecer na cidade do Sul de Minas? Caso já tenha visitado algum deles, conte para gente o que achou! Outra dica importante: em Poços de Caldas estão instaladas seis unidades da Nacional Inn Hotéis: Dan Inn, Dan Inn Express, Nacional Inn, Vilage Inn Golden Park e Thermas Resort Walter World! Para sua viagem ficar ainda mais completa, garanta sua hospedagem com a gente. Sucesso total!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *