O que fazer em Uberaba: As melhores dicas

Tempo de leitura: 5 minutos

A cidade de Uberaba é identificada como a capital mundial do gado Zebu, ficando localizada no Triângulo Mineiro, certamente pela população brasileira é mais conhecida por ser a terra escolhida pelo famoso espírita e médium Chico Xavier, para nela residir.

Ela apresenta diversas atrações culturais e de lazer para alegrar seus visitantes, além de um excelente roteiro para romeiros de todo o Brasil e exterior que buscam conhecer suas igrejas, e locais onde Chico Xavier residiu, assim como outros aspectos de sua vida.

A região onde se localiza a cidade oferece diversas outras opções e grandes cidades próximas, que também merecem ser visitadas.

Mas nesse artigo iremos apresentar sugestões sobre o que fazer em Uberaba e assim poder lhe ajudar a desfrutar do melhor que a cidade oferece.

8 dicas sobre o que fazer em Uberaba

1.       Memorial Chico Xavier

No local em que viveu o médium brasileiro mais conhecido aqui e no exterior, não há como não indicar sobre o que fazer em Uberaba que não seja a possibilidade de conhecer mais sobre sua vida e os locais onde atendeu.

Sua casa é aberta a visitação e é um museu em sua homenagem, trazendo um vasto acervo de fotos, objetos, psicografias e muitos detalhes de seu cotidiano.

Seu filho é que executa as funções de anfitrião e fornece relatos interessantes sobre a vida de Chico.

O Memorial Chico Xavier conta com um centro de pesquisas, galerias e biblioteca.

É um passeio indicado para qualquer pessoa, por ser um espaço voltado a paz de quem sempre agiu com ela.

2.       Igrejas da cidade

Um bom programa sobre o que fazer em Uberaba é conhecer suas igrejas de construções, e arquiteturas distintas se destacam por serem centenárias e seguindo a tradição mineira de igrejas incríveis em seus detalhes, riqueza e muita espiritualidade.

A igreja de Santa Rita abriga o Museu de Arte Sacra, com uma riqueza de arte barroca, sendo construída em 1854 e uma das mais antigas de Uberaba.

Indicamos ainda a Igreja de Nossa da Abadia, com uma construção impressionante pela sua dimensão, sendo inaugurada em 1884.

A Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus foi construída em 1949 e tem uma arquitetura incrível.

3.       Museu dos Dinossauros

Uma indicação sobre o que fazer em Uberaba é conhecer o Museu dos Dinossauros, que fica a 20 km do centro de Uberaba, em Peirópolis.

Nesse local foram encontrados os primeiros fósseis de animais pré-históricos no Brasil e que se encontram em exposição no museu, que disponibiliza uma completa exposição paleontológica.

A cidade abriga ainda um projeto de pesquisas denominado Geopark, que atua em descobertas nessa área de estudos.

4.       Igreja de São Domingos

O que fazer em Uberaba: As melhores dicas

 

Entre nossas indicações de igrejas, uma que tem destaque especial, sendo uma dica sobre o que fazer em Uberaba é a Igreja São Domingos.

Com uma beleza impar tem estilo neogótico e formato de cruz e sua parte externa é um espetáculo, devido ao uso de pedras tapiocangas vermelhas, que são características dessa região do Triângulo Mineiro.

Sua fundação ocorreu em 1895, sendo inaugurada em 1904, porém suas torres só ficaram prontas 10 anos depois, sendo prontamente identificadas que seus estilos são diferentes do restante da construção principal.

5.       Museu do Zebu

A cidade tem destaque na pecuária, então é importante sobre o que fazer em Uberaba em conhecer o Museu do Zebu.

Sendo o único exclusivamente dedicado a essa raça ele tem um acervo de fotos e relatos interessantes e bastante elucidativos sobre suas criações e cuidados.

Além de livros e ferramentas usados na criação da espécie.

O museu está localizado no Parque Fernando Costa.

6.       Cachoeira do Vale Encantado

E o contato com a natureza não pode faltar quando se indica o que fazer em Uberaba.

E nesse ponto existe um destino fantástico que é a Cachoeira do Vale Encantado, que possui uma queda d’água de 15 metros e águas cristalinas, sendo encontrada por acesso dentro da floresta, sendo que o poço formado pela queda d’água é indicado para banhos, por ser bem raso e, portanto, seguro.

7.       Parques na cidade

O que fazer em Uberaba: As melhores dicas

Uberaba detém diversos parques municipais que tem muitos atrativos naturais e de infraestrutura para que os turistas possam se divertir e passar momentos de rara beleza.

O parque da Mata do Ipê, o Mata do Carrinho, o Parque do Jacarandá, que é onde está o zoológico da cidade, e o parque das Acácias, ou piscinão, são todas áreas de lazer incríveis e que devem se conhecidas em Uberaba.

8.       Conhecendo o artesanato local

O que fazer em Uberaba: As melhores dicas

Uberaba disponibiliza alguns locais onde podem ser conhecidos e comprados o artesanato da região.

O Centro de Artesanato da cidade se destina a expor e vender peças de artesãos mineiros.

A cidade também dispõe de um local único que é uma empresa de fabricação artesanal de sinos, sendo parte de um grupo seleto no planeta de apenas 6 fábricas de sinos artesanais.

E a loja da Uberfama – Uberaba Feita a Mão, que disponibiliza bordados, pinturas e diversos produtos para venda.

Considerações finais sobre o que fazer em Uberaba

Existem muitas opções quanto a o que fazer em Uberaba por isso mesmo, escolher um hotel confortável, com excelente qualidade e custo benefício excelente, deve ser um destino que irá proporcionar mais tranquilidade para visitar tudo que a cidade oferece e assim estar em um desses hotéis é uma escolha acertada.

E nossa recomendação é o Hotel Golden Park que oferece uma estrutura muito boa, com ótima localização e pessoal treinado para oferecer a melhor hospedagem. Há outras opções também na rede Nacional Inn

E não se esqueça de deixar seu comentário sobre o que fazer em Uberaba.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.