Folia no Recife: o tradicional Carnaval de rua

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o fim das festas de final de ano, o assunto mais comentado entre os brasileiros só pode ser Carnaval! Para ajudar quem está se planejando para curtir a folia, preparamos vários posts! Em cada um deles, vamos falar de um destino diferente! Fique ligado! Para começar tem Recife!

 Folia no Recife: o tradicional Carnaval de rua

Repleto de bloquinhos, tradições, frevo e maracatu: pelo menos uma vez na vida você precisa passar a festa mais popular do Brasil, na capital pernambucana

 Passar o Carnaval no Recife, a capital de Pernambuco, é sinônimo de conhecer uma das maiores festas de rua do nosso país! A folia começa, oficialmente, no dia 09 de fevereiro (sexta-feira) e se estende até o dia 14 (quarta-feira de cinzas)! Todos os anos as promessas são de alegria, mistura de estilos musicais (do frevo ao maracatu), muita gente por todos os lados, bloquinhos carnavalescos e manifestações culturais! Se você é apaixonado pelos quatro dias mais badalados do ano, pelo menos uma vez na vida você precisa se planejar para curti-los no Recife! Confira, abaixo, algumas atrações imperdíveis da cidade e também algumas dicas!

Galo da Madrugada:

 O Galo da Madrugada é, sem dúvida, uma das atrações mais tradicionais do Carnaval do Recife. Ele é considerado o maior bloco de Carnaval do mundo (inclusive está no Guinness Book) e sua figura icônica, o grande galo, de 30 metros está presente para animar a galera. Quase dois milhões de foliões se aglomeram pelas ruas da cidade para acompanhar o bloco: seja no meio do povo ou nos camarotes. Porém é preciso se atentar a um detalhe: o Galo da Madrugada sai somente no sábado de Carnaval. A concentração começa às 07h no bairro São José e a saída acontece por volta das 09h30. O início é pertinho do Forte das Cinco Pontas e depois continua pela Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto e Avenidas Dantas Barreto e Guararapes.  A folia corre solta até o final da tarde, mais ou menos às 18h. Imperdível!

Marco Zero:

O Marco Zero, que fica no bairro Recife Antigo, é um dos principais polos da folia recifense. É nesse local onde acontece a abertura do Carnaval, reunindo milhares de foliões. Para dar start na festa deste ano, já está confirmado o show de Nena Queiroga. Outras atrações estão previstas: Lenine, Luiza Possi e Banda do Bem.  É muito comum as pessoas aproveitarem o dia no Galo da Madrugada ou em Olinda e à noite no bairro. Diversão garantida!

Olinda: 

Olinda fica a menos de 10 quilômetros do Recife! Por isso é praticamente impossível curtir o Carnaval na capital pernambucana e não dar um pulinho na cidade vizinha, que fica toda colorida para a festa! Por lá a alegria é garantida nos blocos e com os tradicionais bonecões! Tudo isso ao som de frevo, maracatu, afoxé, entre outros ritmos! Uma opção para quem quer conhecer o carnaval de Olinda, sem muitos tumultos, é aproveitar o Sábado de Zé Pereira. Como é no mesmo dia em que o Galo da Madrugada está fervendo no Recife, é possível encontrar um cenário um pouco – APENAS UM POUCO – mais tranquilo!  Ah, e prepare as pernas para subir e descer morros! Tem que ter bastante fôlego e animação para cair na folia!

Camarotes:

 Já deu para perceber que o Carnaval do Recife é um dos mais plurais do Brasil, não é mesmo? Tanto que é possível curtir a festa no meio da galera ou nos camarotes que, em todos os anos, apresentam atrações para quem decide ter um pouco de tranquilidade durante os quatro dias de folia. Confira algumas sugestões:

Para ferver no Galo da Madrugada: Downtown, Spettus, Balança Rolha, Majestic, entre outros.

Para curtir no Recife Antigo: Parador 2018, Seu Boteco 2018, entre outros.

Para aproveitar a festa em Olinda: Cavalheira na Ladeira, Olinda, entre outros.

Vá fantasiado:

Se você está praticamente de malas prontas para o Recife, não se esqueça de adicionar uma fantasia ou um acessório bem legal! Além da programação do Carnaval em si ser muito divertida, as fantasias dão um toque ainda mais alegre aos foliões! Não vai ficar fora dessa eim?

Curta as praias:

E que tal, após muita folia, curtir o litoral? Aproveite um banho de mar, tome sol ou, simplesmente, relaxe!  A Praia da Boa Viagem é a mais conhecida do Recife. São sete quilômetros de extensão, água verdinha e muitos quiosques. Os mergulhos são autorizados nas áreas indicadas por placas! Ótima opção para fechar o Carnaval com chave de ouro!

Informações úteis:

Por ser um destino que aglomera milhares de pessoas é importante ficar ligado em alguns aspectos: dê preferência para roupas fresquinhas, sapatos confortáveis, beba muita água, coma alimentos leves e tome cuidado com os seus pertences! Com essas dicas, impossível não se apaixonar pelo Carnaval recifense.

Onde se hospedar:

Ainda não sabe onde se hospedar no Recife? A Nacional Inn Hotéis conta com empreendimentos na capital pernambucana: Hotel Dan Inn Mar Recife: Avenida Bernardo Vieira, 694, Jaboatão dos Guararapes e Hotel Nacional Inn Recife: Rua Ribeiro de Brito, 1250, Boa Viagem. São unidades bem localizadas e com ótima relação custo x benefício! Para saber mais sobre elas é só acessar o site: http://www.nacionalinn.com.br/

Vale ressaltar que essas são apenas algumas dicas sobre o que fazer durante o Carnaval do Recife! Por toda a cidade é possível aproveitar shows, bloquinhos e muitas outras atrações! Já esteve em terras pernambucanas nessa época do ano? Conte para nós a sua experiência! No próximo post vamos falar sobre a folia em Salvador! Aguarde! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *