Porque escolher um hotel e não uma pousada: você sabe a diferença?

Tempo de leitura: 3 minutos

A gente trabalha o ano inteiro, muitas vezes sacrifica feriados, sábados e domingos, para juntar um dinheiro extra e fazer aquela viagem com a família,  uma trilha ecológica com os amigos, enfim, com quem amamos. Mas na hora de contratar, são muitas opções e dúvidas também. E se o orçamento é curto, as escolhas são definidas pela verba disponível. Para hospedagem, dependendo do porte da cidade, temos vários tipos de estabelecimentos, que vão de pousadas a hotéis. Mas qual a diferença entre eles? A princípio, as tarifas das pousadas podem ser mais atrativas, mas será que esta economia vale a pena?

 

Segundo o Ministério do Turismo, hotel é o meio de hospedagem com serviço de recepção e de alimentação. A definição é bem ampla e é importante saber que existem vários tipos de hotéis, como resorts, de negócios ou fazenda, por exemplo.

 

Voltando as definições do Ministério do Turismo, pousada é o meio de hospedagem de característica arquitetônica predominantemente horizontal, com até três pavimentos, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação.

 

Então, em um primeiro momento, podemos afirmar que a diferença principal seria na estrutura física, na edificação, maior e mais ampla nos hotéis e menor e mais restrita nas pousadas. Em 2011, o Ministério do Turismo criou junto com o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e com a Sociedade Brasileira de Metrologia, um Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem, o SBClass. Ele determinou as categorias: Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart. Tanto para hotéis quanto para pousadas, o SBClass estabelece a classificação de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo), dependendo de infraestrutura, serviços e preocupação com a sustentabilidade.

 

Há outra diferença, quanto ao tipo de administração e serviços. Enquanto os hotéis tendem a ser mais formais em ambos os aspectos e imprimir um atendimento mais profissional, as pousadas têm uma característica mais familiar. Quanto ao preço, se engana quem pensa que as pousadas são mais baratas. Existem pousadas excelentes, ruins e caras, da mesma forma que existem hotéis com diferentes perfis. Mas, normalmente, os hotéis oferecem variedade de serviços bem maior, na comparação com as pousadas.

 

 

Pousadas em Sorocaba

 

Vamos tomar como exemplo Sorocaba, um dos 23 destinos Nacional Inn. Na cidade, há várias opções de Pousadas. Mas, por que escolher uma pousada, se você tem três excelentes opções Nacional Inn à disposição? Na cidade, acaba de ser inaugurado o Golden Park Sorocaba, com área de lazer e centro de convenções para mil pessoas, a maior estrutura para eventos da rede hoteleira. Ao lado do Golden Park, está o Nacional Inn. E no centro de Sorocaba, está o Dan Inn Sorocaba, ambos com estrutura para lazer e eventos. E o melhor, o profissionalismo de um hotel, o acolhimento de uma pousada e as melhores tarifas, para você voltar sempre! Bom, agora você já sabe a diferença entre uma pousada e um Hotel Nacional Inn, né?!


Mais informações: Marketing Hotéis Nacional Inn
Aline Fallaci – Jornalista
(35) 3722 – 2350

 

 

 

 

 

19 Comentários

  1. Wilson Sartorelli

    Este artigo é muito útil aos turistas. Parabéns a todos os envolvidos nesse propósito de suporte aos viajantes.

    Responder

    1. Wilson muito obrigado pelo seu feedback.

      Nossa intenção é ajudar quem viaja para que consiga ter dicas úteis e que consigam viajar
      da melhor maneira possível.

      Caso queira receber em primeira mão os nossos conteúdos, entre na página a seguir e baixe um E-book
      gratuito que vamos enviar os conteúdos diretamente no e-mail .

      Link da página: http://www.nacionalinn.com.br/campanha-online/pocos-de-caldas/12-pontos-turisticos-pocos/

      Abraço

      Equipe Nacional Inn

      Abraço

      Equipe Nacional Inn

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *