Qual o clima de Curitiba?

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando decidimos conhecer determinado destino, várias questões e esclarecimentos devem ser obtidos, para que a viagem possa transcorrer de maneira segura e confortável e que possa ter uma boa hospedagem no local.

E as condições climáticas locais sempre são uma forma de entendermos como preparar nossa viagem e as melhores épocas para conhecer o local.

Em Curitiba(excelente local de passeios para casal de pais ), as quatro estações do ano possuem uma padrão de temperatura, oscilando entre um verão não muito quente com o inverno bastante frio.

Passamos alguns aspectos gerais sobre o podemos encontrar na cidade e agora apresentaremos mais detalhes sobre qual o clima de Curitiba, para que possa se preparar adequadamente em sua visita à cidade.

O que influencia a temperatura em Curitiba

Qual o clima de Curitiba?

 

Quando se deseja saber qual o clima de Curitiba é preciso entender além das temperaturas que a cidade apresenta, também os tipos de situações locais que contribuem para o seu clima.

A cidade possui uma grande variação de temperatura quando comparamos o inverno e dias mais frios, com o verão, onde as temperaturas são maiores.

Essa variação significativa pode ser atribuída a fatores que estão relacionados a intensa atividade de massas de ar seco, que caracterizam o sul do Brasil.

Como se localiza numa região cercada por montanhas, elas protegem a cidade de maior intensidade dos ventos, o que viabiliza a formação de névoas bastante comuns nessa capital.

Temperatura de Curitiba

Qual o clima de Curitiba?

 

Com uma temperatura média de 18 °C, a cidade apresenta variações entre 9 °C, nos dias mais frios, podendo chegar a até 5 °C e nos tempos mais quentes varia entre 27 °C e 30 °C.

Dessa forma podemos entender qual o clima de Curitiba com uma avaliação de que a cidade encontra-se sob a proteção natural de cadeia de montanhas que possibilitam manter temperaturas mais controladas dentro de cada estação do ano.

Essa é uma cidade que agrada a todas as pessoas, se forem escolhidas as melhores épocas do ano para realizar o turismo a que se propõe.

O sol em Curitiba

Qual o clima de Curitiba?

Uma das preocupações em saber qual o clima de Curitiba é quanto a possibilidade de conviver com dias ensolarados e assim desfrutar de maior calor e condições de fazer passeios diferenciados.

E normalmente os meses de agosto são aqueles com menor possibilidade de ter dias nublados na cidade.

A duração do dia em Curitiba também sofre variações durante o ano, com a luz do sol variando entre 10h30 e 13h45.

Normalmente o dia amanhece entre 5h e 7h e anoitece entre 17h30 e 19h.

A chuva na cidade

A ocorrência de chuvas também é importante para conhecer qual o clima de Curitiba.

Normalmente a precipitação de chuvas ocorre ao longo de todo o ano, sendo mais intensas ou não, dependendo da estação, sendo que em janeiro ocorre maior quantidade de chuvas.

A cidade não apresenta períodos de seca e assim possui uma qualidade melhor do ar.

Ocorrência de geadas

Ao citarmos qual o clima de Curitiba é importante destacar que a cidade possui uma frequência bastante comum de geadas nos meses mais frios do ano, compreendidos entre junho e agosto.

Porém podem ser observadas também em alguns outros períodos.

A cidade por estar localizada com bastante elevação em relação ao nível do mar e por pertencer a uma região de clima mais frio no Brasil, possui mais possibilidades desse tipo de fenômeno.

E os ventos

A ocorrência de ventos e suas intensidades também são um excelente dado para entender qual o clima de Curitiba.

E nesse aspecto a cidade apresenta uma situação de estabilidade de condições de ventos, com pequenas variações de intensidade, porém sem grandes ocorrências de velocidade que possa provocar maiores danos.

E como é o céu de Curitiba?

A ocorrência de nuvens no período de março a setembro de cada ano é bem menor que nos demais períodos.

Isso proporciona uma visão mais clara do céu com dias limpos e bem bonitos nesse período.

De setembro a março o céu já se apresenta mais encoberto, o que não o impede de curtir a cidade.

Considerações finais sobre qual o clima de Curitiba

Pudemos ver com maiores detalhes qual o clima de Curitiba e assim poder auxiliar em planejamento de viagens a cidade.

A indicação das melhores épocas para fazer turismo, depende do objetivo da viagem, que se for destinada a atividades de lazer ao ar livre e passeios diversos é indicado planejar sua ida entre os meses de março a maio e entre novembro e dezembro.

Já para quem escolher temperaturas mais frias os demais períodos são os mais indicados.

Em ambos os casos a sua hospedagem na capital é um fator determinante para oferecer mais satisfação e qualidade durante sua estada, e por isso escolher um hotel como o Dan Inn, Golden Park Curitiba, Victoria Villa Curitiba  (parte da rede Nacional Inn)  é uma ótima opção.

Não deixe de conhecê-lo e marcar sua reserva.

Não se esqueça de deixar seu comentário sobre qual o clima de Curitiba

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.