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Você sabia que existem diversas classificações de eventos e que, cada “tipo” possui uma estrutura, um formato e especificação correspondente à sua tipologia? Os profissionais responsáveis pelo planejamento e pelo cerimonial do evento devem estar atentos à essas diferenças.
Ao realizar uma pesquisa sobre tipologia de eventos, encontramos infinitas possibilidades. A maioria são semelhantes em seu formato e constituição, fazendo com que pertençam a um mesmo grupo, como eventos sociais, religiosos, profissionais, etc.
Para inserir corretamente o evento em sua tipologia. O responsável pela organização pode seguir alguns passos como dicas.
Receber o briefing do contratante.
Planejar o evento atendendo às expectativas não só do contratante, mas também do público-alvo.
Enquadrá-lo corretamente em sua tipologia, e aí sim, trabalhar a comunicação e a divulgação do evento.
Fazendo isso, é possível comunicar corretamente ao público-alvo a partir do formato do evento. É bastante comum encontrar erros em divulgações de eventos, com tipologia trocada, esses erros podem passar despercebido pelo organizador, mas podem ser graves para quem espera um determinado formato mais participativo, como uma mesa redonda por exemplo. Esse tipo de erro faz com que o contratante fique frustrado ao perceber que se trata de outro tipo de evento.
Para auxiliar na diferenciação da tipologia dos eventos, segue algumas das mais comumente utilizas:
Eventos Sociais
Eventos sem caráter comercial.
- Almoço banquete
- Café da manhã
- Chás
- Coquetel
- Festas ao ar livre
- Brunch
- Festas beneficentes
- Jantar banquete
- Noivados
- Open house
- Festa de debutante
Eventos Profissionais
São eventos de caráter comercial, promovido por empresas ou entidades.
- Coffe break
- Desfiles
- Leilões
- Visitas institucionais
- Condecorações
Eventos Oficiais
Cerimonial que tem como base normas de precedência.
- Homenagens e premiações
- Inaugurações
- Assinaturas
- Posses
Eventos Técnico-Científicos
São eventos que possuem ligação com áreas específicas
- Ciclo de palestras
- Conferências
- Congressos
- Fórum
- Mesa redonda
- Painel
- Reunião
- Seminário
- Simpósio
- Workshop
- Convenção
- Feiras
Eventos Artísticos
São relacionados a qualquer manifestação de arte ligadas à música, pintura, poesia, literatura dentre outros.
- Exposição
- Mostra
- Vernissages
Eventos Culturais
São eventos reconhecidos em sua maioria das vezes pelas apresentações de música, dança, e artes cênicas e um palco central, esse formato de evento acolhe seu público mais atento aos detalhes, mas não fica somente nisso. Os eventos culturais agregam ainda outras formas além das citadas acima.
- Concursos
- Entrevista coletiva
- Formaturas
- Tarde de autógrafos
- Torneio
Eventos Religiosos
Seja qual for a religião, os eventos religiosos unem fiéis, espalham uma mensagem comum ou até mesmo juntam recursos, como os que possuem objetivos beneficentes.
- Bar e bat-mitzva
- Batizados
- Brit-miláh
- Casamentos
- Conclaves
- Primeira comunhão
“Evento é um acontecimento criado com a finalidade específica de alterar a história da relação organização-público, em face das necessidades em face das necessidades observadas. Casos esse acontecimento não ocorresse, a relação tomaria rumo diferente e, certamente, problemático”.
Simões (1995)
Os eventos constituem hoje uma estratégia cada vez mais presente no mundo empresarial. Suas modalidades variam de acordo com as necessidades do organizador e até mesmo de seus patrocinadores.
Tornou-se uma necessidade para os profissionais responsáveis pela organização de eventos conhecerem e participarem de diversos tipos, não só para manterem-se informados sobre as tendências em suas áreas, mas também para expandirem sua rede de contatos.
No momento em que o mercado passou a exigir maior versatilidade e profissionalismo, a organização dos eventos promovidos pelas empresas tornou-se uma das principais responsabilidades destes profissionais.
Vamos ressaltar a importância de promover uma interação entre a instituição/empresa e seu público-alvo, essa é uma maneira de agregar valor e ter contato direto com o pensamento do cliente ou potencial cliente. Manter um cronograma consistente de pequenos workshops, palestras e até mesmo cursos sobre temas correlatos à área de atuação, além de confraternizações, promovidos com uma frequência razoável ao longo ano, é importante estrategicamente quando o assunto é a interação com o público.
É preciso um planejamento feito com base nos objetos gerais e específicos pelo qual o evento será realizado. A decisões começam com a escolha do local onde será feito o evento, normalmente essa decisão serve de base e ponto de partida para todo o restante da organização, a logística dos participantes, a definição do conteúdo que será apresentado, a comunicação interna e externa, além das ações de relacionamento. Portanto a definição do objetivo e das metas do evento são os primeiros passos do trabalho.
Eventos corporativos podem ser considerados chatos e entediantes. Para a produtora ajude as corporações a criar programações interessantes, utilize de palestras e workshops, onde os participantes terão um teórico e prático. Não se esqueça, também, de realizar breaks, para que os usuários consigam respirar, fazer contatos entre eles e fazer uma pausa para aquele lanchinho.
É possível fazer com que os participantes aguardem ansiosamente os eventos corporativos, se engajando com eles e tendo experiências únicas. Para isso, descubra quais são as novidades do mercado e como o público gostaria de se engajar com sua programação.