Tempo de leitura: 5 minutos
5 pontos turísticos para conhecer em Campinas
São locais lindos e repletos de história!
Muitos podem até não acreditar, mas Campinas é uma cidade que proporciona aos seus visitantes muito contato com a natureza! Apesar de estar pertinho da Capital Paulista, o município possui belos atrativos naturais! Esses são os casos da Lagoa do Taquaral e do Bosque dos Jequitibás. A cidade é, ainda, extremamente rica culturalmente! Para comprovar essa afirmação, que tal visitar o Teatro Municipal José de Castro Mendes ou o Museu de Arte Contemporânea José Pacetti? Todos esses espaços são belíssimos atrativos da cidade! Quer saber mais? Preparamos cinco dicas de pontos turísticos para visitar durante a sua estadia em Campinas! Confira:
1 – Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral em Campinas:
Considerado um dos principais pontos de lazer de Campinas, o Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral é um lindo lugar para um passeio com a família. No local é possível fazer um piquenique, ler um livro, andar de pedalinho, fazer uma caminhada gostosa, praticar ginástica ao ar livre, e ainda conhecer o belo viveiro de pássaros! Na Lagoa do Taquaral são encontrados o planetário, o balneário municipal e o museu dinâmico da ciência, além de uma réplica da Caravela Anunciação. A lagoa é limpa e cheia de peixes, a pesca é permitida aos finais de semana e feriados. Se viajar para Campinas, não perca a oportunidade de visitar o ponto. Ah, e não se esqueça de tirar belas fotos da lagoa! A Lagoa do Taquaral fica na Avenida Heitor Penteado, 1671, Taquaral e a entrada de visitantes é permitida das 6h às 21h, todos os dias.
2 – Teatro Municipal José de Castro Mendes em Campinas:
Imagine uma arquitetura um tanto diferente e, até mesmo, inusitada! Esta será a primeira impressão que vai ter ao conhecer o Teatro Municipal José de Castro Mendes, um ponto turístico de Campinas. Atualmente, ele é considerado o maior e mais importante teatro público da cidade. Tem espaço para receber até 760 espectadores, conta com palco em estilo italiano e é a sede da Orquestra Sinfônica de Campinas. O teatro foi inaugurado em 1970, em comemoração do centenário da primeira apresentação da Ópera ‘O Guarany’, e passou por obras de restauro em 2012. É possível optar apenas por visitar o local para saber como ele é por dentro e por fora ou, ainda, conferir alguma apresentação cultural prevista em sua agenda. O Teatro Municipal José de Castro Mendes está situado na Praça Correa de Lemos, s/n, Vila Industrial. Horário de funcionamento das bilheterias: de terça a domingo, das 16h às 22h.
3 – Bosque dos Jequitibás em Campinas:
Criado em 1880, o Bosque dos Jequitibás é um parque localizado na Região Central de Campinas, e é uma das áreas de lazer mais antigas da cidade. O local é ótimo para entrar em contato com a natureza, se desligar do restante do mundo e respirar um ar puro. O bosque possui cerca de dez hectares de floresta nativa, um zoológico com pelo menos 300 animais e diversas espécies de plantas. O local recebe em média 1 milhão de visitantes por ano. Outros atrativos do bosque são: pista de corrida, quiosques e lanchonete. O espaço engloba ainda o Museu de História Natural, mas deste assunto vamos falar no próximo tópico, já que o museu é tão legal que merece um parágrafo só para ele. O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 18h.
4 – Museu de História Natural em Campinas:
Agora sim, vamos falar do Museu de História Natural, que fica dentro do Bosque dos Jequitibás e é mais um ponto turístico de Campinas. Inaugurado em maio de 1939, o museu é uma instituição tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT). O local abriga o Aquário Municipal, a Casa dos Animais Interessantes e o Centro de Educação Ambiental. Durante o passeio, você pode conhecer exposições a respeito do reino animal, floresta amazônica e mata atlântica. O local possui mais de duas mil peças, dentre elas 393 mamíferos, 475 aves, 187 répteis, 790 insetos e 144 demais invertebrados. O Museu está situado na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. Atenção, o Museu fica aberto somente de terça a sexta-feira, das 9h às 13h. Ingressos custam R$5,00 e R$2,50 (meia entrada).
5 – Museu de Arte Contemporânea José Pancetti em Campinas:
Um espaço que, com certeza, é considerado um ponto turístico e cultural de Campinas é o Museu de Arte Contemporânea José Pancetii. No local, além de exposições itinerantes, você pode conferir mais de 600 trabalhos de artistas renomados como: José Roberto Aguilar, Mira Schendel, Cândido Portinari, Roberto Burle Marx, entre outros. São pinturas, esculturas, desenhos e gravuras! O museu foi inaugurado em 1965 e os seus principais objetivos são reunir, preservar e divulgar a arte contemporânea. Além disso, são desenvolvidas ações para levar arte para as escolas de Campinas! Vale à pena conhecer! O Museu de Arte Contemporânea José Pancetti fica na Avenida Benjamin Constant, 1633, centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Lembre-se de que a Rede Nacional Inn está presente em Campinas com diversas opções de hotéis com ótima infraestrutura e muito bem localizados. Você pode escolher entre Euro Suit Campinas, Nacional Inn Campinas Trevo, Golden Park Campinas Viracopos, Dan Inn Campinas Cambuí, Nacional Inn Cambuí Campinas Residence e Dan Inn Campinas Anhanguera.
Agora que você já sabe que Campinas é rica em todos os sentidos, que tal montar o seu roteiro de viagens e colocar todas as nossas dicas nele? Você não vai se arrepender!