Camelô em Porto Alegre uma ótima opção de turismo alternativo

Tempo de leitura: 6 minutos

Porto Alegre é uma cidade que oferece diversas atrações para os visitantes, desde parques e museus até prédios históricos e culturais.

Mas além dos pontos turísticos mais conhecidos, há também um lado alternativo e popular da capital gaúcha: o comércio de rua dos camelôs. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essa atividade e como ela se relaciona com alguns dos principais locais de interesse da cidade.

O que é um camelô?

Camelô em Porto Alegre uma ótima opção de turismo alternativo

Um camelô é um vendedor ambulante que comercializa produtos diversos, geralmente de origem informal ou ilegal, em espaços públicos como ruas, praças e calçadas.

Os camelôs vendem desde roupas e acessórios até eletrônicos e alimentos, muitas vezes a preços mais baixos do que os praticados no mercado formal. Os camelôs enfrentam diversos desafios, como a concorrência, a fiscalização, a violência e a falta de infraestrutura.

Onde encontrar os camelôs em Porto Alegre?

Os camelôs estão presentes em vários pontos da cidade, mas há alguns locais onde eles se concentram mais. Um deles é o Shopping do Porto – Camelódromo, um centro comercial popular que reúne cerca de 3 mil boxes de vendedores ambulantes. O Camelódromo fica na Rua Voluntários da Pátria, no centro histórico da cidade, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h. Lá é possível encontrar de tudo um pouco: roupas, calçados, bijuterias, perfumes, brinquedos, celulares, etc.

Outro local onde os camelôs marcam presença é o Mercado Público de Porto Alegre, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O Mercado fica no Largo Glênio Peres, também no centro histórico, e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30, e aos sábados, das 7h30 às 18h30. Além de oferecer produtos típicos da culinária gaúcha, como o churrasco e o chimarrão, o Mercado também abriga feirinhas de camelôs que vendem artigos variados, como livros, discos, antiguidades, artesanato, etc.

Além desses dois locais, os camelôs também podem ser encontrados em outras áreas da cidade, como na Cidade Baixa, um bairro boêmio e cultural; na Avenida Borges de Medeiros, uma das principais vias da cidade; e na Praça XV de Novembro, um dos pontos históricos da capital.

Como os camelôs se relacionam com os pontos turísticos da cidade?

Os camelôs fazem parte da paisagem urbana de Porto Alegre e contribuem para a diversidade e a dinâmica da cidade(um passeio bem legal para casal). Eles também se relacionam com os pontos turísticos da cidade de diferentes formas. Por exemplo:

– Os camelôs do Camelódromo ficam próximos a alguns dos principais prédios históricos e culturais da cidade, como o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana e a Casa de Cultura Mário Quintana. Esses locais são visitados por muitos turistas que buscam conhecer mais sobre a história e a cultura gaúcha.

– Os camelôs do Mercado Público ficam ao lado do Lago Guaíba, um dos cartões-postais da cidade. O Lago é famoso pela sua beleza natural e pelo seu pôr do sol espetacular. Muitos visitantes aproveitam para fazer um passeio de barco pelo Lago e apreciar a vista da cidade.

– Os camelôs da Cidade Baixa ficam perto de alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade. A Cidade Baixa é um bairro que reúne diversas opções de lazer e entretenimento para todos os gostos. É um lugar ideal para curtir a noite porto-alegrense e se divertir com os amigos.

– Os camelôs da Avenida Borges de Medeiros ficam perto de alguns dos melhores parques e museus da cidade. A Avenida é uma das mais movimentadas e bonitas da cidade, com muitas árvores e flores. Alguns dos pontos turísticos que ficam nessa região são o Parque Farroupilha, o Parque Moinhos de Vento e o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

– Os camelôs da Praça XV de Novembro ficam perto de alguns dos principais monumentos e estátuas da cidade. A Praça é um dos locais mais antigos e simbólicos da capital, onde ocorreram importantes eventos históricos, como a Revolução Farroupilha. Alguns dos destaques da Praça são o Chalé da Praça XV, o Monumento ao Expedicionário e a Fonte Talavera de la Reina.

Conclusão

Os camelôs são uma parte importante da vida urbana de Porto Alegre e oferecem uma variedade de produtos e serviços para os moradores e visitantes da cidade. Eles também estão presentes em vários pontos turísticos da cidade, criando uma relação entre o comércio popular e a cultura local. Conhecer os camelôs de Porto Alegre é uma forma de conhecer um pouco mais sobre a história, a diversidade e a identidade da capital gaúcha.

Dan Inn Express Porto Alegre: Comodidade e Conforto no Centro Histórico

O Dan Inn Express Porto Alegre é uma excelente escolha de hospedagem na capital gaúcha, oferecendo 103 apartamentos divididos em 22 andares, com acesso fácil por meio de dois elevadores.

Conforto e Comodidade

Todos os quartos estão equipados com ar-condicionado, TV LCD com canais a cabo, telefone, frigobar, estação de trabalho e piso laminado, proporcionando um ambiente acolhedor e funcional para os hóspedes. Os banheiros são equipados com secador de cabelo, garantindo praticidade durante a estadia.

Comodidades e Serviços

Como cortesia, o hotel oferece café da manhã e internet Wi-Fi, garantindo um início de dia saboroso e conectividade para os visitantes.

A unidade também disponibiliza o serviço de Room Service até às 21h30, para atender às necessidades dos hóspedes durante sua estadia. Além disso, o serviço de lavanderia é terceirizado, oferecendo praticidade aos visitantes que precisam cuidar das roupas.

O estacionamento é conveniado e cobrado à parte, garantindo segurança e comodidade para quem chega de carro.

Localização Privilegiada

Camelô em Porto Alegre uma ótima opção de turismo alternativo

O Dan Inn Express Porto Alegre está estrategicamente localizado na Avenida Senador Salgado Filho, número 201, no Centro Histórico da cidade. Essa localização é privilegiada, estando a apenas 400 metros do Mercado Público e da Prefeitura Municipal, o que permite aos hóspedes explorarem as atrações culturais e comerciais da região.

A apenas 500 metros dali, encontra-se o Theatro São Pedro, um importante espaço cultural da cidade.

O hotel também está a 10 quilômetros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, facilitando a chegada e a partida dos viajantes. A rodoviária está a menos de dez minutos de carro do hotel, o que também contribui para a acessibilidade.

Além disso, o Dan Inn Express Porto Alegre conta com várias opções de transporte coletivo nas proximidades, permitindo que os hóspedes estejam perto de tudo o que a capital tem a oferecer.

Reservas

Faça sua reserva no Dan Inn Express Porto Alegre pelo telefone: (51) 3093-4848 ou através do e-mail: reservas@daninnportoalegre.com.br. Garanta sua hospedagem e desfrute de comodidade, conforto e uma localização privilegiada no Centro Histórico de Porto Alegre!