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Atualmente, qualquer tipo de empreendimento deve estar presente nas redes sociais, e com o turismo não é diferente. Se você está à frente da administração de uma pousada, por exemplo, é de extrema importância que sua marca seja vista, lembrada e fidelizada por seus clientes.
As redes sociais podem ser um dos principais caminhos para que seu negócio seja encontrado, pesquisado, avaliado, recomendado, enfim, são canais para, além de atrair novos públicos, conseguir manter aqueles que já conhecem sua estrutura.
Afinal, de que adianta ter excelentes e confortáveis quartos, um delicioso café da manhã, atendimento de primeira qualidade e uma vista maravilhosa se não souber atrair os clientes para sua pousada?
Já adiantamos que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, estar presente nas redes sociais e conseguir fazer com que ela te proporcione resultados e lucros reais vai muito além do que criar uma página no Facebook ou no Instagram. É preciso ter planejamento e trabalhar arduamente para ter os objetivos alcançados.
Se o mundo do marketing digital for totalmente novo para você, não se preocupe! Neste post vamos te explicar qual a importância de utilizar as redes sociais para divulgar sua pousada e como fazer isso através de um conteúdo repleto de dicas.
Qual rede social usar?
Nossa primeira dica é: descubra qual (ou quais) a rede social o seu público mais se identifica, é lá que você tem que estar presente. Para descobrir, não tem segredo, pergunte ao seus clientes quais são as redes que eles mais utilizam e comece por elas. Mas, antes de sair postando qualquer coisa, é muito importante que você entenda qual a função de cada uma e como produzir um conteúdo adequado e que faça sentido para aquele canal.
Facebook- Esta rede social possibilita uma grande interação entre os usuários, é ideal para postar textos acompanhados de fotos ilustrativas, instigar que as pessoas comentem, curtam e compartilhem seus posts com os amigos. Se você for começar do zero, já avisamos que o correto é criar uma página e não um perfil comum.
Instagram- É totalmente visual, nada de postar textos grandes, aqui é o lugar para causar desejo, deixar as pessoas com vontade de conhecer sua pousada. Invista em fotos caprichadas e bonitas e, principalmente, em vídeos curtos e stories, estas são as ferramentas que mais proporcionam engajamento para o seu perfil.
YouTube- Aqui é o lugar que você deve postar vídeos mais longos, vale mostrar o dia a dia da pousada, pontos turísticos próximos, o que a cidade em que o seu negócio fica tem a oferecer, tente abordar todo o universo que o turista possa ter interesse e relacionar sempre com a sua empresa.
Essas são as redes sociais mais usadas em geral, mas também existem: Twitter, Tumblr, Pinteres, TikTok, você pode escolher várias delas e utilizar da melhor forma para atingir seus clientes. O importante é postar com frequência e fazer um conteúdo bem pensado. E por falar em conteúdo, este é o nosso próximo tópico:
Conteúdo de valor
Pronto, agora que você já sabe qual rede social usar e quais os principais objetivos de cada uma, chegou a hora de começar a postar! Mas antes, é importante que você faça um planejamento: Com que frequência irá postar? Qual conteúdo mais agrada meu público? Você deve refletir sobre estas questões e aplicar na prática, pois de nada adianta ter uma página e postar apenas uma vez ao mês, por exemplo. Além da frequência, foque também na qualidade, invista em boas fotos, vídeos e aproveite para compartilhar opiniões de clientes e divulgar comunicados, por exemplo.
Interação é fundamental
Após conquistar uma boa presença nas redes sociais, é natural que clientes e futuros clientes passem a comentar seus posts, enviar dúvidas ou até mesmo reclamações. É imprescindível que eles sejam respondidos o mais rápido possível sempre com muita cordialidade, afinal, este é um dos principais objetivos das redes sociais: estabelecer um relacionamento e é seu papel fazer com que a sua pousada mantenha bons diálogos com os usuários.
Além das redes sociais, há outras funções no mundo digital que você deve estar atento, como por exemplo:
Faça parte de Agências de Viagens online
As chamadas OTAs (Online Travel Agency), Agência de Viagens online, em português, podem ser um canal de extrema importância para sua marca. Elas funcionam como uma isca para suas redes sociais. Ao ter sua marca divulgada em um site como este, os clientes ou potenciais clientes podem conhecer sua pousada e procurar mais informações diretamente nas suas redes sociais, funciona como uma vitrine.
Avaliações são bem vindas
Como já comentamos acima, as interações são fundamentais, mas, além de tirar dúvidas, os clientes podem deixar suas avaliações, tanto nas suas redes sociais, quanto em sites de hotéis, e OTAs, por exemplo. Sempre que possível, incentive-os a deixar um comentário positivo sobre a experiência que tiveram no seu estabelecimento. Essa é uma ótima forma de atrair novos clientes que também desejam passar por bons momentos na sua pousada.
Atenção ao seu site
Se você já estiver mais a vontade no mundo digital e for viável a possibilidade de ter um site, com certeza será de grande proveito! Fique atento quanto ao funcionamento, é muito importante que ele seja ágil, funcional e responsivo, ou seja, se adapte a qualquer tamanho de tela, adequando-se para acessos pelo celular, computador ou tablet.
Mensure seus dados
O que não pode ser medido, não pode ser mudado! Uma grande vantagem das redes sociais é poder ter acesso a diversos dados sobre os resultados que seus trabalhos estão tendo. Avalie com periodicidade dados como: número de curtidas, cliques, tempo em que seus visitantes ficaram na página e outros dados que o próprio site ou redes sociais disponibilizam. Além de avaliar, você deve interpretar, fique atento a qual tipo de post o público mais engaja, observe: se seus números começarem a diminuir, é hora de mudar a estratégia!
Ufa, parece muita coisa, não é mesmo? Mas o mais importante é saber que nada se constrói do dia para a noite, tenha paciência e constância, isso com certeza fará que sua pousada colha bons frutos das suas redes sociais.
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