O que levar na mala de mão em viagens internacionais: 8 conselhos

Tempo de leitura: 5 minutos

Viajantes pelo mundo sempre precisam definir bem suas bagagens, principalmente aqueles que transitam em aviões em voos internacionais, uma vez que é preciso estar atento às restrições de tamanho das bagagens que não serão despachadas, assim como itens permitidos nas bolsas de mão. Então, fica a pergunta: o que levar na mala de mão em viagens internacionais?

Muitas vezes, as empresas têm regras específicas, mas sempre respeitando às legislações dos países de origem e destino, para que possam evitar transtornos a seus passageiros.

Por isso, é recomendável que sejam observadas as regras de cada companhia e que seu cumprimento seja observado para evitar que a bagagem de mão se mantenha sem nenhuma irregularidade.

Agora, vamos indicar 8 dicas sobre o que levar na mala de mão em viagens internacionais.

1.     Entendendo limites de permissão para usar bagagem de mão

O que levar na mala de mão em viagens internacionais: 8 conselhos

Antes de abordarmos sobre o que levar na mala de mão em viagens internacionais, é preciso saber que esses itens são estabelecidos em regras de órgão de controle e não uma definição das companhias aéreas.

Essas, entretanto, podem incluir restrições, sempre baseadas nas regras dos órgãos competentes, variando de empresa para empresa.

Assim, é preciso consultar a companhia com a qual viajará e consultar suas regras específicas, evitando correr riscos de ficar com bagagem impedida de seguro viagem.

Conforme a ANAC, as empresas devem permitir o embarque com bagagens de mão e definem as limitações de seus conteúdos, de maneira geral.

Além da bagagem de mão, é permitido que o passageiro carregue um objeto pessoal, como bolsa ou mochila.

Todas as bagagens que fiquem em posse dos viajantes devem seguir as medidas definidas pelas companhias aéreas.

Assim, é possível ter condições de como organizar viagem da melhor maneira possível.

2.     Os limites de bagagens de mão

O que levar na mala de mão em viagens internacionais: 8 conselhos

 

Para poder definir o que levar na mala de mão em viagens internacionais, é preciso respeitar os limites de tamanhos de bagagens; normalmente, as empresas definem como peso máximo um total de 10 kg para a bagagem de mão.

3.     O que pode ser levado na bagagem de mão

O que levar na mala de mão em viagens internacionais: 8 conselhos

Uma excelente maneira de como organizar bagagem em viagem é saber o que levar na mala de mão em viagens internacionais, assim é possível escolher peças de roupas e itens pessoais atendendo às restrições definidas pelas companhias, revistas, notebooks, celulares, lanches, água, sucos e materiais de higiene pessoal.

4.     Transportando líquidos

Um dos itens que podem ser incluídos na relação ao que levar na mala de mão em viagens internacionais, são líquidos específicos, como água e suco.

É possível conduzir na bagagem, desodorantes, xampu, condicionador, enxaguante bucal, loção hidratante, sabonete líquido, bebidas alcoólicas com teor até 70%, entre outros.

Todos devem estar devidamente acondicionados em embalagens de até 100 ml, para evitar acidentes e serem bem guardados.

Para remédios líquidos, é preciso apresentar a prescrição médica.

5.     Itens pessoais na bagagem de mão

Para viagem em família ou mesmo aquelas individuais, os passageiros devem sempre lembrar de seus itens pessoais e assim separar e levar na bagagem de mão os documentos, cartões bancários, dinheiro, remédios, celular, máquinas fotográficas, computadores, carregadores, caneta, lanches, água.

Assim, terá maior comodidade em sua viagem.

6.     Bagagem de mão de pessoas com necessidades especiais

Pessoas com necessidades especiais também têm direito a suas bagagens de mão e que possam incluir itens que permitam suas locomoções e conforto.

Desse modo, é possível manter junto ao passageiro cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, muletas e itens que permitam dar autonomia a essas pessoas.

É possível ainda o transporte de cães-guia nas cabines junto a seus donos – nesse caso, é preciso consultar a empresa aérea para verificar todos os detalhes para que o cão-guia possa viajar adequadamente.

7.     Bagagem de mão de crianças

Os menores, entre 2 a 10 anos, também têm direito de ter sua própria bagagem de mão em voos internacionais.

O limite de peso da bagagem é de até 10 kg e pode ser carregada junto ao passageiro na cabine do avião. Entre esses itens estão: bebê-conforto, carrinho de bebê dobrável e uma cadeirinha para acoplar ao assento.

Isso facilita a comodidade das crianças menores, em viagens de longa duração fazem bastante diferença para manter a criança confortável e segura.

8.     O que não deve constar em sua bagagem de mão

Existem diversos itens que não podem ser transportados junto ao passageiro e que devem ser devidamente conhecidos para que se evitem riscos de retenção ao efetuar o embarque e todas as avaliações de segurança dos passageiros e seus pertences.

Assim, são proibidos produtos que produzam calor, inflamáveis, armas de fogo e brancas, incluindo aí réplicas de brinquedo, objetos perfurocortantes, produtos químicos, ferramentas, sprays de pimenta, venenos, tesouras, ácidos etc.

 

Considerações finais: o que levar na mala de mão em viagens internacionais

Importante estar atento às autorizações de cada companhia aérea para cumprir suas determinações sobre o que levar na mala de mão em viagens internacionais.

Neste artigo, procuramos indicar as definições que são estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o que basicamente é permitido pelas empresas aéreas.

Mas se você preferir viajar em turismo interno, é importante escolher uma bagagem adequada e, principalmente, buscar boas hospedagens no Brasil.

Não se esqueça de deixar seu comentário com sua opinião quanto a o que levar na mala de mão em viagens internacionais.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.