Onde se hospedar em Piracicaba

Tempo de leitura: 6 minutos

Onde se hospedar em Piracicaba

Piracicaba, uma cidade que mistura desenvolvimento e qualidade de vida: saiba o que fazer e onde se hospedar

Não sei se já perceberam, mas várias cidades contam com apelidos! Algo relacionado a economia ou a alguma curiosidade. Pois é, Piracicaba é a terra da pamonha.

Esse título surgiu nos anos de 1960, quando eram produzidas na cidade, mais de 5.000 mil pamonhas por dia, distribuídas por todo o Estado! Dizem que é a melhor do país! Você acredita? Que tal, ao passar por lá experimentar? Você tira suas conclusões se o título é ou não verdadeiro! Brincadeiras e curiosidades a parte, Piracicaba é uma das cidades mais ricas e desenvolvidas do Estado de São Paulo.

O município, que fica a cerca de 160 quilômetros da capital, é um importante polo comercial e industrial, sendo que um dos principais parques industriais da região está cidade. Na área do agronegócio, o foco é a cana de açúcar, o que auxilia na produção de biocombustíveis. Além disso, tem grande contribuição científica, na área de informação tecnológica. Conta com diversas instituições de formação superior.

Algumas delas são: o Instituto Federal de São Paulo – IFSP, a Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz da Universidade de São Paulo – USP, a Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP, entre outras. Quando o assunto é cultura, Piracicaba dá show: são festas típicas da cidade e diversos festivais. Outro ponto ímpar é a biodiversidade: ela é banhada pelo Rio Piracicaba e são várias atrações no entorno dele para você, além de se divertir, entrar em contato com a natureza.

Uma cidade que consegue unir desenvolvimento com qualidade de vida! Vem conhecer um pouco mais do município do interior paulista! Preparamos algumas dicas sobre locais para visitar e onde se hospedar!

Parques da cidade

Pense em uma cidade com muitos atrativos históricos e com parques para passar uma tarde inteira descansando: Piracicaba tem tudo isso! Como são muitos, decidimos separar três dicas, todas às margens do Rio Piracicaba!

-Casa do Povoador: é um casarão de pau-a-pique, que simboliza a passagem dos bandeirantes pela região. Por lá, você vai conferir diversas exposições, festas folclóricas e as mais diversas manifestações culturais!

-Parque do Mirante: um lugar super gostoso para passar com a família e com os amigos! Claro, com vista para o Rio Piracicaba(excelente destino para um casal evangélico), muito verde e ar puro!

-Centro de Lazer do Trabalhador: aqui você vai se deparar com mais de 200 mil metros quadrados de atrativos: pistas de caminhada, parquinho para os pequenos, teatro e até pedalinho! Mais um local para você recarregar as energias!

Você pode visitar, ainda, o Horto Florestal de Tupi, o Zoológico Municipal, o Bairro do Taquã e fazer um passeio de barco!

Festivais e eventos

A cidade deve ser ponto de parada para aqueles que são apaixonados por festivais e eventos que promovam todo o tipo de arte. E, nesse sentido, Piracicaba também não deixa a desejar: tem dança, artes cênicas, música e muito humor! Vem saber um pouco mais de três eventos da cidade!

-Festival Nacional de Teatro de Piracicaba: a ideia aqui é colocar em evidência o trabalho de grupos teatrais de artistas locais. Geralmente, são pelo menos dez espetáculos, em diversas categorias. Também durante o Festival, acontece a Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba, com a participação de alunos de escolas públicas e particulares.

– Salão Internacional de Humor de Piracicaba: a cidade não é conhecida apenas como a terra da pamonha mas, também, como a Capital Mundial do Humor.O evento é realizado desde 1974 e, inicialmente, era um centro de resistência de artistas gráficos, contra a ditadura militar. Com seu crescimento, vários palestrantes e expositores de outros países, foram convidados a participar e mostrar seus trabalhos. Durante os dias de evento, rola uma competição dividida em quatro categorias: cartum, charge, tiras e caricatura. Além disso, são realizadas diversas mostras culturais. Imperdível!

-Encontro Nacional de Corais: quando falamos que a cidade é extremamente cultural e promove a diversidade, muitos não acreditam. Mas é verdade. Outro festival que é realizado na cidade é o de corais! Durante o evento, acontecem apresentações de grupos de todo o país e de pessoas todas as idades: desde crianças até aqueles que estão na melhor idade. Música alegra a alma! Que tal assistir uma das apresentações? Geralmente elas são realizadas no mês de junho.

Festas Típicas

É bastante interessante ao visitar uma cidade, que você observe o calendário de eventos. Isso, porque, muitos municípios possuem festas típicas com muita comida gostosa e música! Além dos tradicionais passeios turísticos, existe a possibilidade de conhecer um pouco mais da parte das tradições do local. Em Piracicaba são várias festas! Que tal conhecer alguma delas?

-Festa do Divino Espírito Santo: realizada no mês de junho, são mais de 190 anos de tradição! Ela acontece às margens do Rio Piracicaba.

-Festa do Milho Verde: cidade da pamonha tem que ter a festa do milho verde não é mesmo? Pois é, ela já acontece no mês de março há quase 50 anos.

-Festa das Nações: realizada no mês de abril ou maio, conta com barraquinhas com comidas típicas de cada país! Uma delícia!

-Festa da polenta: a programação conta com missas, apresentações folclóricas e com comidas preparadas pelas “nonas” de Piracicaba! A atração é realizada tipicamente em julho.

-Festa de São João Tupi: é uma tradicional festa junina, com quadrilhas, fogueira, shows, brincadeiras para crianças e comidas típicas para a época. Marque na agenda: acontece em junho!

Onde se hospedar:

Em um dos pontos mais tradicionais de Piracicaba, na Rua do Rosário, o Hotel Nacional Inn Piracicaba fica a 300 metros do centro educacional, empresarial e financeiro da cidade. Próximo também da Rua do Porto, permite aos hóspedes fácil acesso a alguns dos bares e restaurantes mais badalados e principais pontos turísticos. O Nacional Inn Piracicaba conta com 160 apartamentos, sendo seis suítes padrão e uma presidencial, equipados com Wi-Fi, ar condicionado, TV a cabo, e frigobar. Há ainda quatro salas para eventos corporativos com capacidade total para 380 pessoas, serviço de lavanderia e área de lazer com piscina, sauna e academia. Os hóspedes também podem desfrutar do melhor da gastronomia brasileira no restaurante à la carte e pelo serviço de quarto.

Deixe um comentário