Ritmo das Estradas: Pequenas Jornadas, Grandes Descobertas a Partir de Curitiba

Tempo de leitura: 4 minutos

Curitiba, conhecida por sua riqueza cultural e diversidade, é uma base perfeita para explorar os tesouros escondidos que circundam a cidade. Embarque em aventuras curtas e deixe-se envolver pela magia das cidades vizinhas. Seja de balão, barco, trem e carro, cada destino reserva experiências inesquecíveis.

  1. Parque Estadual Vila Velha – Uma Jornada aos Tempos Antigos

A apenas 90 km de Curitiba, o Parque Estadual Vila Velha em Ponta Grossa é um verdadeiro espetáculo da natureza. Suas falésias de arenito, cavernas verticais e trilhas bem sinalizadas convidam os aventureiros a explorar uma paisagem única. Não deixe de visitar as Furnas e a mágica Lagoa Dourada, um cenário que se transforma em ouro ao entardecer.

  1. Buraco do Padre – O Refúgio Sagrado da Natureza

A pouco mais de 100 km de Curitiba, no Distrito de Itaiacoca de Ponta Grossa, o Buraco do Padre é um paraíso natural. Cachoeiras, riachos, uma praia de areia na base da cascata e trilhas reestruturadas convidam os visitantes a se reconectar com a serenidade da natureza.

  1. Passeio de Barco em Paranaguá – Navegue Pelas Maravilhas da Baía

A 91 km de Curitiba, Paranaguá oferece passeios de barco pela Baía de Paranaguá. Explore a área portuária, o Santuário do Rocio, a Ilha da Cotinga e a Ilha das Cobras. Se o tempo permitir, opte pelo passeio até a Baía dos Golfinhos, com direito a parada para banho e almoço no Parque Nacional de Superagui ou estenda a jornada até a encantadora Ilha do Mel.

  1. Caminho do Vinho – Uma Viagem Cultural e Gastronômica

Apenas a 24 km de Curitiba, na Colônia Murici em São José dos Pinhais, o Caminho do Vinho proporciona uma imersão na cultura italiana e polonesa. Com casas históricas, turismo rural, restaurantes e produtores locais, é uma jornada gastronômica e folclórica imperdível.

  1. Colônia Witmarsum – Uma Experiência Europeia no Brasil

A 60 km de Curitiba, a Colônia Witmarsum transporta os visitantes para uma zona rural europeia. Com arquitetura germânica, produção de leite, grãos e queijos finos, a comunidade alemã oferece museus, cafés, restaurantes, cervejarias e passeios a cavalo.

  1. Suba o Pico Paraná em Campina Grande do Sul – Conquiste o Pico Mais Alto do Sul do Brasil

A 31 km de Curitiba, o Pico Paraná é um desafio para os aventureiros. Com seis a dez horas de caminhada até o topo, a vista panorâmica recompensa os esforços. Uma experiência única para quem busca adrenalina e paisagens deslumbrantes.

  1. Voe de Balão em Campo Largo – Um Passeio nas Alturas

A apenas 33 km de Curitiba, Campo Largo oferece a oportunidade de voar de balão. Com vistas panorâmicas de fazendas, lagoas e montanhas, essa experiência mágica inclui um brinde de champanhe e um piquenique ao final do voo.

  1. Explore a Gruta do Bacaetava em Colombo – Uma Jornada pela História Natural

A 13 km de Curitiba, a Gruta do Bacaetava em Colombo revela um tesouro geológico de mais de 600 milhões de anos. Acompanhado por guias, o passeio pela caverna proporciona vistas fascinantes de estalactites e estalagmites.

  1. Lapa – Um Retorno ao Passado Colonial Brasileiro

A apenas 22 km de Curitiba, a cidade de Lapa é um mergulho na história colonial brasileira. Explore casarões, o Theatro São João, o Museu Histórico, a Igreja Matriz de Santo Antônio e outros pontos que transportam os visitantes para uma época distante.

  1. Antonina – Um Refúgio Histórico na Serra do Mar

A 85 km de Curitiba, Antonina oferece um charmoso Centro Histórico, a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, passeios de barco pela baía, trilhas na Mata Atlântica e momentos relaxantes no Bairro Alto. Não esqueça de provar as famosas balas de banana.

  1. Morretes – Entre Montanhas, Rios e o Tradicional Barreado

A 68 km de Curitiba, Morretes é famosa por seus monumentos, restaurantes e, especialmente, o tradicional prato Barreado. Cercada pela Mata Atlântica, a cidade oferece paisagens deslumbrantes, incluindo o Pico do Marumbi, e um passeio de trem inesquecível por pontes, viadutos, túneis e cachoeiras.

  1. Pico do Paraná – No Topo do Sul do Brasil

Aventure-se a 60 km do centro de Curitiba até o Pico do Paraná, a formação rochosa mais alta do sul do Brasil. Uma trilha desafiadora de 8 horas recompensará você com vistas deslumbrantes e a oportunidade de explorar a estação de trem Marumbi.

Além do Horizonte: Viagens Curtas, Maravilhas Próximas de Curitiba

Prepare-se para uma jornada além de Curitiba, onde cada destino é uma promessa de descoberta, aventura e memórias encantadoras. Embarque nessa viagem e permita-se ser cativado pelos encantos do Paraná.

Onde hospedar-se?

E para aproveitar da melhor maneira a cidade de Curitiba, nada como se hospedar em um hotel que estará sempre preparado para oferecer conforto e qualidade em qualquer época do ano. Atendendo todas as suas necessidades para fazer da sua viagem a melhor de todos. Por isso, hospede-se em um hotel da Rede Nacional Inn  e boa viagem.