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Os eventos corporativos são um diferencial das empresas, já que nem sempre é preciso fazer uma festa gigantesca para dar ânimo aos funcionários e parceiros. Churrascos, coffee break, workshops e até mesmo coquetéis já cumprem o papel e beneficiam bastante o negócio. São diversos estilos de eventos corporativos, podendo ser intimistas ou grandiosos, modernos ou tradicionais, temáticos ou clássicos.
Com essa diversidade de eventos, é possível a existência de festas exclusivas para os funcionários e também para celebrações em que parceiros, familiares e fornecedores são convidados.
Independente da motivação e finalidade do evento, eles se tornaram necessários no contexto corporativo, afinal, eles trazem a possibilidade de integração na equipe, viabilizam momentos de descontração e aprendizado, resultando em profissionais mais felizes, motivados e dispostos.
Podemos segmentar os eventos em três grupos: sociais, acadêmicos e corporativos. Mas isso não significa que uma empresa não possa fazer um evento social, como um jantar de fala para seus parceiros de negócio, ou até mesmo um evento acadêmico, mostrando uma pesquisa em seu setor de atuação.
Para uma compreensão mais ampla sobre os principais tipos de eventos, deixamos breve descrições sobre eles:
- Encontro e reuniões
São os eventos mais comuns no mundo corporativo e acontecem quase que sem percebermos. Uma reunião com fornecedores ou um encontro com investidores, por exemplo é um evento.
- Cursos e seminários
São aplicados para a capacitação de pessoas. Pode ser na reciclagem de conhecimento ou no desenvolvimento de novas capacidades, abordando teoria e prática em conjunto para que os envolvidos possam fazer uso do conhecimento obtido.
- Workshops e oficinas
Seguem o caminho educacional, porém o enfoque é prático e ferramental. Por exemplo, como construir um plano de negócios, como desenvolver um plano de cargos e salários, entre outros diversos temas. A experiência proporcionada por esse tipo de evento é a troca de experiências para que as pessoas presentes aprendam cada vez mais.
- Feira e exposição
O principal objetivo desse evento é fazer negócio, expondo produtos e serviços para os visitantes. Geralmente se faz o uso de stands, onde os participantes têm a oportunidade de dar visibilidade ao que a empresa faz, interagir com potenciais futuro clientes e construir networking.
- Mesa redonda
É um evento que tem como objetivo promover debate de ideias, como por exemplo, o futuro do setor industrial. Normalmente são reunidos de três a cinco profissionais, com pontos de vistas distintos, que vão expor suas ideias e debate-las.
Algumas dicas são válidas para todos os tipos de eventos, uma delas é a questão com a segurança. Escolha um local seguro tanto para os convidados quanto para a equipe que irá trabalhar no local. Não se esqueça de verificar o alvará de funcionamento do local, veja se tudo está em dia, assim como as avaliações realizadas pelo Corpo de Bombeiros, não deixe de observar se o local possui saídas de emergência, extintores e geradores de energia, estes são itens fundamentais que garantem a segurança de seus convidados e devem estar bem sinalizados.
Mais do que escolher a data, montar a lista de convidados, elaborar a programação e organizar as questões logísticas, é fundamental se atentar também à escolha do local. O lugar é um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso do evento. Quando bem escolhido, o espaço acomoda as pessoas, as surpreende e as deixa confortáveis. Do contrário, o local gera desconfortos, transformando um momento que deveria ser agradável e inesquecível, em uma ocasião que não deixa boas recordações na memória de seus participantes.
Em alguns eventos, é preciso saber a opinião dos participantes, nesse caso, utilize de formulários de satisfação. O ideal é este seja entregue nas atividades finais, para que não tenham tempo de esquecer detalhes úteis à equipe.
Não faça pesquisas muito longas, mas não deixe de ser específico. Faça perguntas de acordo com os tópicos presentes no evento, afinal o convidado pode ter gostado de certa parte e não de outras. Outro dado que você pode questionar é sobre os horários definidos para as atividade, a localização e o espaço físico do evento, além da alimentação oferecida no local. Não esqueça de deixar um espaço livre para que o convidado possa se manifestar mais abertamente sobre algo.
A etapa pós-evento é tão importante quanto as anteriores, pois é nesse momento que você vai avaliar como tudo ocorreu e verificar o que pode ser melhorado em uma próxima organização.