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Desde março de 2020, a Covid-19 tem atingido o mundo todo. Entre as diversas medidas tomadas para a contenção da propagação do vírus, foi necessário praticar o isolamento social e fechar fronteiras o que teve um impacto nunca visto no Segmento de turismo no Brasil. Soma-se também ao fato de muitas pessoas terem perdido suas fontes de renda, ocasionado uma grande crise econômica. Com o passar do tempo e o avanço da vacinação, o cenário parece estar se tornando mais otimista, apesar de mudar constantemente, muita gente já voltou a incluir viagens e passeios nos planos, a grande questão agora é se adaptar ao “novo normal”.
Quais são os dados
Primeiramente, vamos analisar qual o contexto do segmento de Turismo no Brasil. Em julho de 2021, o Ministério do Turismo divulgou a segunda edição da Revista Dados e Informações do Turismo sobre os impactos da pandemia no Turismo e na Cultura do Brasil. De acordo com o material, houve redução de 59% no faturamento do turismo brasileiro, 58% na economia criativa e 15% no número de trabalhadores dos setores criativos.
No entanto, a expectativa é de que o avanço da vacinação possibilite agora um respiro, um recomeço, mesmo que a passos lentos. Segundo o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, é provável que somente no segundo semestre de 2022 o turismo no Brasil consiga retornar aos valores de receitas antecedentes à pandemia.
Perfil dos turistas
Atualmente, já é possível observar uma reabertura, diversos destinos do Brasil já estão recebendo turistas novamente, porém é preciso atentar-se a diversas mudanças.
Os viajantes tem procurado ir para lugares mais abertos, cercados pro natureza e afastados de grandes centros, quanto mais isolado puder ser a hospedagem e até mesmo os passeios, melhor.
Outro fator determinante é a higienização: bares, restaurantes e hotéis que investem e divulgam sua preocupação com as medidas de biossegurança ganham a preferência dos turistas na hora da escolha.
O que as empresas do ramo de turismo devem fazer?
Com certeza, a palavra chave do momento é adequação. Empresas do segmento de turismo devem, diante deste cenário, adequar-se às medidas necessárias para que o cliente sinta confiança e segurança ao escolher o seu negócio para fazer parte das férias dele e da família.
Invista e cumpra a risca todos os protocolos de higiene nas dependências de seus estabelecimentos, quanto menos pessoas se contaminarem com o vírus, mais rápido o cenário irá voltar ao normal.
Aposte em pacotes e promoções, ofereça vantagens especiais e, sempre que possível, possibilite o cancelamento sem custos ou pacotes com flexibilidade na alteração de datas, afinal, todos estamos sujeitos a passar por algum imprevisto e ter de adiar o passeio.
Visão para o futuro
O fato é que depois de tanto tempo vivendo em isolamento social, as pessoas estão ansiosas por momentos ao ar livre e de relaxamento, por tanto, as viagens não estarão descartadas de suas vidas. O Ministério de Turismo já está fazendo propagandas para incentivar o retorno de viagens com segurança e as empresas do ramo tem apostado nas vendas de pacotes de turismo a longo prazo, como por exemplo para os anos de 2022 e 2023.
Dan Inn São José dos Campos
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