Ubatuba Além do Mar: As Melhores Cachoeiras da Região

Tempo de leitura: 4 minutos

Em um recanto do litoral norte de São Paulo, esconde-se um paraíso natural de proporções mágicas: Ubatuba. Entre as joias mais preciosas desse refúgio verdejante estão suas cachoeiras, verdadeiros oásis que oferecem aos aventureiros a oportunidade de se conectar com a natureza em seu estado mais puro. Hoje, convido vocês a explorarem conosco as melhores cachoeiras de Ubatuba que são verdadeiras pérolas, esperando para serem apreciadas.

Cachoeira da Água Branca – A Véu de Noiva dos Encantos Naturais

No coração do Parque Estadual Serra do Mar, ergue-se majestosa a Cachoeira da Água Branca, a maior de Ubatuba. Com seus imponentes 300 metros de queda livre, ela é carinhosamente chamada de “Véu de Noiva”, em alusão à sua beleza cativante. O caminho até ela é uma jornada de nove quilômetros através de trilhas sinuosas e exuberantes, repletas de tesouros naturais.

A trilha que conduz ao destino começa pelo encantador ponto de partida na Cachoeira da Renata. Durante a jornada rumo ao destino final, os aventureiros têm a oportunidade de desfrutar de outras quatro cachoeiras ao longo do caminho: Chafariz, Poço Verde, Queda Brava e Crânio. 

Embora a jornada seja desafiadora, o esforço é recompensado ao chegar ao destino final, onde a vista panorâmica é simplesmente deslumbrante. A sensação de estar diante de tamanha grandiosidade natural é indescritível, como se estivéssemos testemunhando a própria dança da vida.

Cachoeira do Prumirim – A Dança das Águas

Localizada a poucos quilômetros do centro de Ubatuba, a Cachoeira do Prumirim é um espetáculo de fácil acesso. Formada por uma nascente na Mata Atlântica, suas águas dançam pelas rochas em uma coreografia única, criando poços naturais perfeitos para relaxamento e hidromassagem. Um conselho importante é evitar estacionar nas margens da Rodovia Rio-Santos para evitar multas, optando por estacionamentos seguros nas proximidades. Ao mergulhar nessas águas cristalinas, somos envolvidos por uma sensação de renovação e conexão com o fluir da vida.

Cachoeira da Escada – O Refúgio dos Aventureiros

No Km 03 da BR 101, encontramos a Cachoeira da Escada, um santuário para os amantes do turismo de aventura, especialmente para os praticantes de rapel. Sua queda d’água se precipita sobre as rochas em degraus que lembram uma escada, oferecendo uma experiência única em meio à natureza selvagem. Próximo dali, um local simples proporciona descanso e alimentação para os visitantes. Ao desafiar os limites do corpo e da mente, encontramos uma sensação de liberdade que só pode ser vivenciada em meio à natureza intocada.

Cachoeira do Ipiranguinha – A Vista dos Sonhos

A apenas 6 quilômetros do centro de Ubatuba, pela Rodovia SP 125, encontra-se a deslumbrante Cachoeira do Ipiranguinha. Com uma queda d’água de 7 metros de altura, ela forma um poço com uma pequena praia, cercado por ruínas que datam do século XIX. Seu cenário pitoresco é um convite irresistível para filmagens e fotos, proporcionando uma experiência aconchegante e tranquila em meio à natureza exuberante. Ao contemplar essa paisagem deslumbrante, somos levados a um estado de serenidade e admiração pelo poder transformador da natureza.

Cachoeiras do Ubatumirim – A Trilha da Serenidade

Para os aventureiros em busca de uma experiência completa, a Trilha das Cachoeiras do Ubatumirim oferece a oportunidade de explorar duas cachoeiras deslumbrantes: a da Laje e do Tombador. Ao longo do rio Ubatumirim, encontramos quedas d’água e poços naturais perfeitos para momentos de relaxamento e diversão. Em um cenário onde os moradores locais dedicam-se à produção de farinha e à fabricação de canoas, a conexão com a natureza é intensa e revigorante. Ao percorrer essa trilha, somos convidados a mergulhar em um estado de paz interior, onde o tempo parece desacelerar e as preocupações se dissipam diante da beleza simples da vida selvagem.

Nas Cachoeiras, a Natureza Revela sua Grandeza”

Em Ubatuba, a aventura e a serenidade se entrelaçam em uma dança harmoniosa, revelando segredos escondidos entre as quedas d’água e as trilhas sinuosas. Que este guia o inspire a embarcar em sua própria jornada de descoberta, onde cada cachoeira é um convite para se perder e se encontrar novamente na magia da natureza. Embarque nesta aventura e deixe-se levar pela magia das cachoeiras de Ubatuba, onde a beleza da natureza aguarda para surpreendê-lo a cada passo.

Onde hospedar-se?

E para aproveitar da melhor maneira a cidade de Ubatuba, nada como se hospedar em um hotel que estará sempre preparado para oferecer conforto e qualidade em qualquer época do ano. Atendendo todas as suas necessidades para fazer da sua viagem a melhor de todos. Por isso, hospede-se em um hotel da Rede Nacional Inn e boa viagem.