Entre Rios, Montanhas e Cidade: O Triângulo Dourado de Minas Gerais

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando se fala em Minas Gerais, logo vem à mente a imagem de montanhas verdejantes, cidades históricas, e claro, uma gastronomia que aquece o coração. Quem não se derrete diante de um pão de queijo fresquinho ou de um doce de leite irresistível? No centro dessa riqueza cultural está o Triângulo Mineiro, uma região que exala charme e autenticidade por todos os lados.

Apesar do nome sugerir três cidades, o Triângulo Mineiro abraça 35 municípios. Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia são apenas algumas das gemas preciosas desta região de luz e calor.

Por que Triângulo Mineiro? Por causa de sua forma triangular única, entre os imponentes Rios Grande e Paranaíba. É como se a própria natureza tivesse esculpido um triângulo de beleza e mistério, abençoado pelo sol generoso e acariciado pelos ventos do cerrado.

As jazidas de ouro atraíram aventureiros e moldaram o destino desta terra, transformando-a em um polo de crescimento e prosperidade. E ainda hoje, essa aura de abundância e vitalidade perdura, impulsionando a economia e enriquecendo a cultura desta região.

Quer conhecer mais? Destacaremos três cidades para você explorar.

Uberaba

Imagina só: caminhar pelas ruas históricas e deparar-se com as deslumbrantes igrejas antigas, como a maravilhosa Igreja de São Domingos, que parece ter saído de um conto de fadas! E não podemos esquecer da charmosa Igreja de Santa Rita, lar de um Museu de Arte Sacra que vai te deixar de queixo caído com sua beleza e mistério.

 A imponente Catedral Metropolitana de Uberaba? Ela simplesmente domina o cenário, emanando uma aura de grandiosidade que vai te deixar sem fôlego! Aventuras pela pré-história é com você?  Então, o Museu do Dinossauro é parada obrigatória! Apenas a 20 km de distância, este lugar guarda segredos fascinantes da antiguidade que vão te deixar boquiaberto.

Agora, se você é daqueles que busca um contato mais espiritual, a Casa da Memória de Chico Xavier vai tocar o seu coração. Aqui, você vai poder conhecer de perto o legado desse médium brasileiro, mergulhando na sua vida e obra de uma maneira única.

O que falar da Cachoeira do Vale Encantado com suas quedas d’água magníficas e toda uma estrutura para curtir o dia em família, um verdadeiro convite à aventura e à diversão. E quando a tarde cai, que tal um passeio tranquilo pelo Parque das Acácias? Com suas trilhas, quiosques e lanchonetes, é o lugar perfeito para relaxar e recarregar as energias com a família.

O melhor de tudo é que Uberaba tem duas opções de hotel maravilhosas: o Golden Park Uberaba e o Dan Inn Uberaba, onde você vai encontrar todo o conforto e comodidade que merece!

Araxá

Araxá é outra pérola do Triângulo Mineiro, conhecida por suas águas termais é um lugarzinho incrível que tem todo aquele clima gostoso de cidadezinha histórica.

 O Complexo do Barreiro, um verdadeiro refúgio com jardins lindíssimos, trilhas para desbravar, fontes de águas cristalinas e até um lago! Ah, e não posso esquecer de mencionar a Fonte Dona Beja, que é uma homenagem àquela personagem famosa da cidade.

Se você curte natureza, vai adorar saber que Araxá fica pertinho do Parque Nacional da Serra da Canastra, a menos de 130 km de distância! Lá você pode explorar cachoeiras, fazer trilhas e ficar bem pertinho da fauna e flora local. Demais, né?

Não dá para ir embora sem dar uma passadinha na Fundação Cultural Barreto, que fica na antiga estação ferroviária. É um lugar ótimo para comprar umas lembrancinhas e ainda mergulhar um pouquinho mais na história dessa cidadezinha encantadora.

E olha só, se precisar de um lugar para ficar, o Nacional Inn Araxá Previdência é uma ótima opção! Com uma localização incrível e serviços de qualidade, é garantia de uma estadia maravilhosa!

Uberlândia

É simplesmente a cidade mais populosa do Triângulo Mineiro, com mais de 690 mil pessoas! E olha só, só perde em população pra Belo Horizonte.

Se é cultura que você curte, não pode deixar de conferir o Museu Municipal de Uberlândia, que está num prédio tombado desde 1917! E tem mais, o Museu de Biodiversidade do Cerrado e o Museu Universitário de Arte também são paradas obrigatórias pra quem quer mergulhar na história e na arte da cidade.

Agora, para uma boa dose de natureza, então se joga nos parques e cachoeiras! O Parque do Sábia é um arraso, com zoológico, lagos, bosques e tudo mais que você possa imaginar. Já as cachoeiras aqui são de tirar o fôlego! Tem a Sucupira, a Irmãs, a Cachoeira Britador, a Cachoeira Salto do Brasil… São tantas opções que fica até difícil escolher!

Claro, não podemos esquecer da Praça Tubal Vilela que é um verdadeiro cartão-postal, com uma vibe super relaxante e espaço de sobra pra curtir com a família.

E pra fechar com chave de ouro, que tal se hospedar no Dan Inn Uberlândia? Com uma localização incrível e serviços top de linha, é garantia de uma estadia perfeita!

Cenário de Ouro: O Brilho do Triangulo 

Em cada esquina, uma manifestação cultural, em cada praça, um espetáculo de música. No Triângulo Mineiro, a cultura pulsa forte, seja nos museus que guardam a memória do passado, seja nas ruas que ecoam os acordes da viola caipira, ou seja nos pontos turísticos que convidam a reflexão e ao encantamento.

Explorar o Triângulo Mineiro não precisa custar uma fortuna. Há inúmeras opções de passeios baratos que prometem encher os olhos e o coração. Então, traga toda a família pois cada momento é uma oportunidade de fortalecer os laços e criar memórias que serão guardadas para sempre.