Rio de Janeiro: Capital Mundial do Carnaval

Tempo de leitura: 5 minutos

No Sambódromo ou nas ruas: o Carnaval do Rio de Janeiro é show!

Abram alas para a festa mais popular do Brasil, porque como diria Jorge Ben Jor: “em fevereiro tem carnaval”! E que tal curtir os quatro dias de folga no Rio de Janeiro? Tem Desfile das Escolas de Samba, blocos de rua, bailes tradicionais e, é claro, as belezas da cidade maravilhosa! A folia começa, oficialmente, no dia 09 de fevereiro! Porém, já em janeiro acontecem várias festas de pré-Carnaval! Ainda não sabe onde passar os quatro dias do reinado de momo? O Rio de Janeiro, Capital Mundial do Carnaval, é uma ótima opção! Confia, abaixo, algumas dicas!

Desfile das Escolas de Samba – Rio de Janeiro:

Um dos principais destaques do Carnaval do Rio é, sem dúvida, o Desfile das Escolas de Samba. São dois grupos: o “A” e o Especial. Neste ano serão 26 agremiações (13 em cada), que vão desfilar nos dias 09, 10, 11 e 12 de fevereiro. Depois, no dia 17, acontecem as apresentações das grandes campeãs! O evento é realizado todos os anos no Sambódromo, que fica na Rua Marquês de Sapucaí. As portas do espaço abrem, geralmente, às 17h e as apresentações começam por volta das 22h. Legal é chegar mais cedo para garantir um bom lugar nas arquibancadas! Para quem só assistiu os desfiles pela telinha da TV, estar na Rua do Samba é sensacional e traz emoções indescritíveis! Abaixo, você confere a programação deste ano:

Grupo A (dia 09 de fevereiro – sexta-feira)

Unidos de Bangu, Império da Tijuca, Acadêmicos do Sossego, Unidos do Porto da Pedra Renascer de Jacarepaguá e Estácio de Sá.

Grupo A (10 de fevereiro – sábado)

Alegria da Zona Sul, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos do Viradouro, Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos do Cubango, Inocentes de Belford Roxo e Unidos de Padre Miguel.

Grupo Especial (11 de fevereiro – domingo)

Império Serrano, São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Grupo Especial (12 de fevereiro – segunda-feira)

Unidos da Tijuca, Portela, União da Ilha, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor de Nilópolis.

Carnaval de rua – Rio de Janeiro

Se você não é adepto ao Desfile das Escolas de Samba ou não quer desembolsar muito durante a festa, a pedida é curtir o Carnaval de rua do Rio de Janeiro! A folia acontece em todas as partes da cidade: com muita animação, alegria e gente bonita! Para 2018 estão previstos mais de 400 blocos, sendo que os principais se apresentam na área Central e no Aterro do Flamengo. Destaque para o Cordão do Bola Preta, que completa 100 anos de existência: o desfile será no sábado de Carnaval na Avenida Antônio Carlos. O mais legal é que as apresentações não acontecem apenas nos quatro dias de folia! Há toda uma programação que compreende o pré e pós-Carnaval até o dia 18 de fevereiro! Abaixo, você confere a lista divulgada pela Prefeitura do Rio de Janeiro(excelente para o casal dormir, lugar tranquilo e com acomodações pacatas nos hotéis longe do centro), com a quantidade de blocos por regiões da cidade:

Zona Sul: 128 blocos / Centro: 104 blocos / Grande Tijuca: 49 blocos / Barra e Jacarepaguá: 40 blocos / Zona Norte 1: 33 blocos / Zona Norte 2: 24 blocos / Zona Norte 3: 43 blocos / Zona Oeste: 47 blocos.

O Carnaval de rua do Rio é bastante organizado! Cada bairro tem seu bloco do coração e cada um tem espaço demarcado corretamente para desfilar! As nossas dicas para você curtir a folia com tranquilidade são: usar roupas leves, sapatos confortáveis, consumir alimentos saudáveis, tomar muita água e ficar de olho nos pertences!

Bailes de Carnaval – Rio de Janeiro

A cidade também é famosa por promover bailes de Carnaval: desde os mais simples, até aqueles mais glamorosos! Participar de um deles também pode ser uma opção para cair na folia! Abaixo, listamos os mais conhecidos:

Baile Mágico no Copacabana Palace / Baile do Cordão do Bola Preta / Baile de Carnaval da Mangueira / Baile da Cidade Maravilhosa / Baile da Cerveja / Baile Gay.

Além dos bailes, vai rolar muita festa no Terreirão do Samba (na Praça Onze), na Lapa e na Cinelândia!

Fora da folia: conheça pontos turísticos e praias famosas no Rio de Janeiro

Já que você vai estar em solo carioca, outra dica é aproveitar para conhecer alguns dos famosos pontos turísticos da cidade: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros. Não se esqueça de recarregar as energias nas praias: Copacabana, Ipanema, Botafogo e Barra da Tijuca!

Onde se hospedar no Rio de Janeiro:

Nossa dica de hospedagem no Rio de Janeiro é o Hotel Golden Park. A unidade, que faz parte da Nacional Inn Hotéis, está localizada na Rua do Russel, 374, Glória: em frente à Marina da Glória. São 71 apartamentos todos eles equipados com telefone, ar-condicionado, frigobar, TV a cabo, cofre e fechadura eletrônicos. Tem também piscina, sauna e espaço fitness! Tudo isso com preços acessíveis! Para mais informações é só acessar o site: http://www.nacionalinn.com.br/ , entrar em contato pelo telefone: (21) 2555-2700 ou encaminhar seu e-mailreservas@goldenparkrio.com.br .

No Sambódromo ou nas ruas: o Carnaval no Rio de Janeiro é show! Caso você já tenha passado os dias de folia por lá, conte para nós o que você achou! No próximo post você vai conferir o que fazer no Carnaval em São Paulo! Fique ligado! Caso ainda não tenha lido, também fizemos postagens sobre o Carnaval do Recife e também de Salvador! Até a próxima!

Deixe um comentário