Capital da Tecnologia, São Carlos comemora 159 anos

Tempo de leitura: 3 minutos

Novembro é mês de festa para São Carlos. Com cerca de 240 mil habitantes, é importante polo de estudo e pesquisa. A população flutuante do município é estimada em 30 mil pessoas: estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de diversos cantos do Brasil, técnicos, pesquisadores e visitantes em geral. São Carlos reúne dois Centros de Desenvolvimento Técnico da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a USP – Universidade de São Paulo, a UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, o IFSP – Instituto Federal de São Paulo, além de diversas instituições privadas de ensino e do Centro Tecnológico da TAM. Na área de 4,6 milhões metros quadrados, são realizadas as grandes manutenções programadas das aeronaves da empresa, com emprego de 800 pessoas nas 19 oficinas. Até pouco tempo, a TAM mantinha um museu, com mais de 20 mil metros quadrados e quase 90 aeronaves. Era o maior museu de aviação do mundo, pertencente a uma companhia aérea. O espaço foi fechado no início de 2016 e a empresa alegou dificuldade para manter a visitação ao acervo por conta da crise econômica.

História

A região começou a ser povoada no final do século XVIII. A história de São Carlos tem início em 1831, com a demarcação da Sesmaria do Pinhal. Na data da fundação, 04/11/1857, a povoação era composta por pequenas casas ao redor da capela. São Carlos é elevada à categoria de vila em 1865. A cidade surge no contexto da expansão da lavoura cafeeira, que é marcante no final do século XIX e início do século XX. A chegada da ferrovia, em 1884, trouxe eficiência no escoamento da produção para o porto de Santos e impulsionou o desenvolvimento da economia. Nas últimas décadas do século XIX ocorreu o fenômeno social que mais influência deixou na região central do Estado: a imigração. São Carlos recebeu imigrantes alemães trazidos pelo Conde do Pinhal em 1876 e de 1880 a 1904, foi um dos principais polos atrativos de imigrantes vindos da Itália(excelente para casal de pais).  Na região centro-leste do Estado e a 240 quilômetros da capital, São Carlos tem sua atividade econômica concentrada na indústria e na agropecuária. Produz cana de açúcar, laranja, leite e frango e é sede de grandes empresas, entre elas, multinacionais como Volkswagen, Faber Castell e Electrolux.

 

Hotéis Nacional Inn

É o segundo aniversário de São Carlos comemorado pelo Nacional Inn Hotéis. Inaugurada em 22/02/2015, a unidade que leva o nome da empresa oferece ampla estrutura para eventos com o Cenacon – Centro Nacional Inn de Convenções, que comporta 1300 pessoas. Outras três salas, de diferentes tamanhos, comportam juntas mais 700 pessoas. Na entrada do KM 228 da Rodovia Washington Luís, o Nacional Inn São Carlos tem instalações modernas, acessibilidade e área de lazer com academia de ginástica, piscina coberta e aquecida com hidromassagem, sauna e bar. As comodidades incluem restaurante com serviço à la carte ou buffet e o room service 24 horas.

 

 

 

 


Mais informações: Marketing Hotéis Nacional Inn
Aline Fallaci – Jornalista
(35) 3722 – 2350

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário