Como escolher o melhor buffet para eventos corporativos

Tempo de leitura: 5 minutos

Não há dúvidas de que o buffet é uma das partes mais importantes de um evento corporativo. Assim como a escolha do local, decoração e atração, a parte que diz respeito a como e com o que os convidados serão servidos é essencial. Se você estiver no processo de organização de um evento corporativo e tem dúvidas sobre como escolher o melhor buffet, chegou ao post certo! Confira a seguir as melhores dicas!

Entenda o contexto

Antes de iniciar a pesquisa de fornecedores para escolher o melhor buffet para o seu evento, você deve ter alguns pontos principais definidos como: quando, onde, por quanto tempo será realizado e qual o estilo da cerimônia. Além disso, também é importante ter conhecimento se os convidados ou parte deles possui algum tipo de restrição alimentar. Considere também para qual ocasião o serviço será contratado. Com esses dados em mãos ficará bem mais fácil acertar todos os detalhes necessários e escolher o buffet que mais se adeque a sua demanda. 

Saiba quais são os tipos serviço que os buffets oferecem

Para facilitar seu processo de escolha, vamos indicar abaixo quais são os principais tipos de serviços que os buffets podem oferecer, esta parte deve corresponder ao tipo de evento que você irá realizar e também com o perfil de seus convidados. 

Coffee break

Utilizado principalmente nos eventos que visam promover networking entre os participantes, o coffee break é uma ótima opção de serviço de buffet. Como o nome diz, ele é servido durante uma pausa entre as atividades de palestras, cursos, reuniões e outros tipos de encontros corporativos. O cardápio consiste em basicamente pratos rápidos como bolos, lanches e, para as bebidas, café, sucos e chá. Com relação aos valores, o custo benefício vale a pena, pois são opções baratas e bem servidas. 

Buffet americano

Esta modalidade também é popularmente conhecida como self-service é indicada para eventos mais informais, como confraternizações de final de ano, por exemplo. Os alimentos ficam dispostos em grandes mesas e cada participante faz seu próprio prato. Costumam ser servidos petiscos, massas, pratos principais e sobremesas com objetivo de agradar a diversos tipos de paladares. Atenção! É muito comum que neste modelo sejam formadas filas. 

Buffet à francesa

Indicado para eventos formais e sofisticados, o Buffet à Francesa é a modalidade em que os convidados ficam sentados e os garçons servem os pratos já prontos. Neste caso, é importante contar com, no mínimo, uma entrada, duas opções de pratos principais (para atender a gostos variados) e duas opções de sobremesa. As bebidas também costumam ter várias possibilidades como vinhos, whisky, drinks e bebidas não alcóolicas. 

Brunch

Ideal para ser servido ao final de eventos que comecem pela manhã, o Brunch é conhecido como a refeição que une café da manhã e almoço. Normalmente, inclui tanto opções típicas de café da manhã como pães, bolos, leite e também comuns no almoço como tortas e panquecas. Por ter grande variedade de pratos, costuma agradar a todos os gostos. 

Coquetel

Um dos serviços mais comuns em eventos corporativos é o coquetel, usualmente utilizado quando os convidados encontram-se em pé. Sendo assim, os garçons passam entre as pessoas oferecendo refeições em porções pequenas e de fácil consumo, não necessitando de talheres como salgadinhos, canapés e petiscos. As bebidas podem ser alcóolicas ou não, dependendo do tipo de evento. 

Finger food

Um tipo de buffet comum em festas sociais, mas que tem ganhado espaço nos eventos corporativos é o Finger Food. São, basicamente, comidas que podem ser servidas sem a necessidade de talheres e louças, e que os convidados possam comer com bastante variedade. Alguns exemplos: mini lanches, canapés, espetinhos, mini quiches e assim por diante. 

Welcome coffee

A intenção deste formato de buffet é exatamente a tradução de seu nome: café de boas vindas. Servido no início de eventos pela manhã, oferece aos participantes: café, suco, biscoitos e torradas. Trata-se de uma opção econômica e funcional. 

Como escolher a melhor opção de acordo com o horário do evento

Agora que você já sabe as principais formas de servir, é importante definir qual é mais adequado de acordo com o horário em que o evento será realizado. Vamos às dicas? 

De manhã

Eventos realizados pela manhã exigem refeições mais leves, pois, o contrário, pode deixar os participantes sem energia para as atividades do dia. Vale a pena investir nas opções Welcome Coffee ou Coffee Break optando por comidas típicas de café de manhã, frutas da época, sucos naturais e, claro café preto. Fique atento à refrigeração dos alimentos caso seja um dia muito quente e, caso esteja frio, dê preferência por bebidas mais quentes, como chá. Caso o evento seja de manhã e a tarde, ou comece de manhã e termine no início da tarde, o Brunch pode ser uma boa pedida por ser mais reforçado.

À tarde

Para eventos programados para o período da tarde o ideal é investir em pratos mais leves e que possam ser acompanhados por café para manter os participantes com energia. Sendo assim, é possível providenciar um Coffee Break com lanches rápidos e um Finger Food ou Coquetel para encerramento.

À noite

 Os eventos realizados a noite costumam ter duas principais características: ou são sofisticados ou descontraídos. Para o primeiro caso, a boa pedida é oferecer o Buffet à Francesa ou o Coquetel. Já para o segundo, Buffet Americano ou Finger Food. 

Agora que você já sabe das dicas é só escolher a melhor opção e ter um ótimo evento!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.