Conheça os principais pontos turísticos de Porto Alegre

Tempo de leitura: 5 minutos

Entre as cidades mais arborizadas do mundo, com um dos melhores índices de educação, longevidade e renda, Porto Alegre tem a maior região metropolitana do sul do Brasil, a quarta mais populosa e a terceira mais rica. A cidade já recebeu mais de 80 prêmios e títulos, como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar ou se divertir. A origem foi a partir da chegada de casais portugueses vindos das Ilhas dos Açores. Depois deles, vieram os alemães, os italianos, os árabes e os poloneses. A natureza é o ponto forte da capital do estado mais meridional do Brasil. Com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica e nove parques urbanos, Porto Alegre tem a maior concentração de pássaros do Brasil.

Um dos principais pontos turísticos é o Lago Guaíba, a praia de água doce dos gaúchos, com 72 quilômetros de orla. O Parque Farroupilha é a mais antiga área de lazer da capital. A terra do compositor Lupicínio Rodrigues e do poeta Mário Quintana, tem uma Casa da Cultura com programação intensa, que leva o nome do escritor.

Ponto estratégico dentro do Mercosul, Porto Alegre tem acesso terrestre para Buenos Aires na Argentina e Montevideo no Uruguai. Porto Alegre fica a apenas 120 quilômetros da Serra Gaúcha, região que reúne destinos famosos para turismo, principalmente no inverno. Com temperatura média de 19 graus, tem no clima frio, estilo europeu, uma de suas principais características.

Base para grandes empresas nacionais e estrangeiras e com população estimada em um milhão e 500 mil pessoas, Porto Alegre foi uma das 12 cidades escolhidas como sede, para a Copa do Mundo de 2014.

Casa de Cultura Mário Quintana

Exposição de obras de arte, espetáculos de dança, música, teatro, oficinas e seminários. Tudo isso faz parte da programação da Casa de Cultura Mário Quintana. O espaço, de 12 mil metros quadrados é pertencente ao Banrisul, funciona onde era o Hotel Majestic, um marco na história da capital gaúcha, especialmente nas décadas de 1930 e 1940, quando recebeu políticos e artistas importantes. O prédio faz parte do patrimônio histórico de Porto Alegre. Passou por uma restauração que durou três anos e foi reaberto em 1990, como Casa de Cultura Mário Quintana.

Jardim Botânico de Porto Alegre

Se a ideia é ter contato com a natureza, o Jardim Botânico é o lugar certo para isso em Porto Alegre. No local, são desenvolvidas atividades de pesquisa e educação ambiental. O objetivo é conservar espécies vegetais nativas do Rio Grande do Sul. Os visitantes podem andar por todo o Jardim Botânico, que tem uma área de 39 hectares, percorrer as várias trilhas do arboreto (coleção de árvores), fazer piqueniques ou simplesmente apreciar as lindas paisagens do lugar. O local fica à disposição do público, de terça a domingo. Crianças com até 10 anos não pagam ingresso.

Mercado Público de Porto Alegre

Outro ponto que faz parte da história de Porto Alegre, Patrimônio Histórico e Cultural do município, foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como Bem Cultural, passou entre 1990 e 1997 por um processo de restauração. O prédio que já sofreu uma forte enchente e quatro incêndios é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre. O prédio já passou por grandes obras de restauração, que garantiram a manutenção das características originais aliada à modernização do espaço. No Mercado Público de Porto Alegre é possível comprar de tudo. São bancas de frutas, verduras, legumes, bebidas, artesanato, produtos naturais, barbearia, além de restaurantes e cafeterias. O local funciona de segunda a sábado e a entrada é de graça.

Lago Guaíba

Está entre os pontos mais famosos de Porto Alegre. É a praia de água doce dos gaúchos, com 72 quilômetros de orla. A pé, de barco, ou pelo ar, opções não faltam para se divertir no lago. O pôr do sol no Guaíba é uma atração à parte. De barco, é possível ver a formação gerada pelo encontro dos rios Gravataí, Caí e Jacuí e conhecer o Cais de Mauá, que faz parte da origem portuária de Porto Alegre. Os passeios de voos panorâmicos sobrevoam o Lago e outros famosos pontos da capital gaúcha, como Centro Histórico e o Farol de Itapuã.

Theatro São Pedro e Multipalco

Cartão postal de Porto Alegre, obra de 1858, o Theatro São Pedro que mais tarde agregou também o Multipalco, ocupam mais de 20 mil metros quadrados, formando um dos maiores complexos culturais da América Latina. São espaços ao ar livre, salas para orquestra e corpo de baile, ambientes para cursos, lojas, cafeteria, restaurante e estacionamento fechado. A programação é dinâmica e inclui artes, cinema, dança, música e teatro.

Centro Cultural Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro é uma antiga usina brasileira de geração de energia, localizada na cidade. Apesar do nome, o local era uma usina movida a carvão mineral. Em 1995, o local tornou-se um centro cultural, responsável por sediar importantes eventos e exposições. Hoje o local abriga inúmeras atividades desenvolvidas por grupos de teatro e dança, em um projeto intitulado ‘Usina das Artes’.

Estádios de futebol

Para quem é apaixonado por futebol, Porto Alegre possui dois estádios incríveis para serem visitados. O Estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido como Gigante da Beira-Rio, fica localizado às margens do Lago Guaíba. O estádio é pertencente ao Internacional, e é o 10º maior do Brasil. Já a Arena do Grêmio, construída em 2012, é o 7º maior estádio do país.

Deixe um comentário