Passeio de 1 dia em Porto Alegre. É possível?

Tempo de leitura: 5 minutos

Passeio de 1 dia em Porto Alegre. É possível?
Passeio de 1 dia em Porto Alegre. É possível?

Passear pelo centro histórico, assistir ao pôr do sol às margens do Rio Guaíba, passar uma tarde de fim de semana no Parque da Redenção ou almoçar em uma churrascaria tradicional são apenas alguns dos programas em Porto Alegre.

Com essa rica programação cultural, boa gastronomia e atividades ao ar livre fazem da capital gaúcha um atrativo destino para um fim de semana, um fim de semana prolongado ou até mesmo o passeio de 1 dia.

Bom local para passear mesmo no frio

Vale ressaltar que Porto Alegre, apesar das flutuações sazonais de temperatura, é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, dependendo do que você deseja. O outono traz temperaturas moderadas e a primavera está cheia de flores. No verão, as noites são extremamente quentes e no inverno os termômetros marcam 10° C negativos – nesse período, apesar do frio a cidade oferece diversas programações culturais, como o festival Internacional de teatro Porto Alegre em Cena. Vamos há algumas dicas do que fazer.

Descubra o Centro Histórico

Localizado às margens do lago Guaíba, o Centro Histórico reúne grande parte das principais atrações de Porto Alegre. Entre o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, está a Praça da Alfândega, onde ficam os museus Santander Cultural e o MARGS  (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), além da famosa Rua da Praia que concentra uma grande diversidade de lojas e a Casa de Cultura Mario Quintana, antigo hotel que serviu de residência ao poeta Mario Quintana e hoje abriga um centro cultural.

No centro histórico também fica a praça da matriz área onde ficam os prédios do Governo Estadual, como o palácio Piratini e a Assembléia Estadual, além da Catedral Metropolitana e do Teatro São Pedro.

Visite Porto Alegre com a Linha Turismo

A Linha Turismo oferece city tours em ônibus panorâmicos de dois andares (top deck) (não esqueça do protetor solar, principalmente em dias de sol). O roteiro do Centro Histórico apresenta atrativos históricos, arquitetônicos e culturais na área mais central, onde nasceu a cidade passando por pontos importantes como a Praça da Matriz a Usina do Gasômetro, as margens do lago Guaíba e o parque da Redenção.

Existem 2 tipos de bilhetes: os bilhetes de 60 reais (cheio) permitem que os passageiros entrem e saiam do barco apenas uma vez, enquanto os bilhetes de 80 reais permitem que os passageiros entrem e saiam a cada duas horas.

Visite o Mercado Público de Porto Alegre

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre é um dos principais centros de compras de alimentos de Porto Alegre.

Vale a pena visitar o prédio histórico, que faz parte do patrimônio histórico da capital gaúcha e dar atenção especial às barracas que vendem produtos tradicionais gaúchos, como aboboreiras, diversos tipos de erva-mate, carne charque e outras iguarias, quem sabe essa é a oportunidade de voltar de uma viagem com lembranças típicas gaúchas.

Uma boa opção é almoçar em um dos restaurantes, que atendem aos mais variados paladares: desde comida japonesa, macrobiótica, autêntica comida portuguesa, além do famoso a la minuta, como os porto-alegrenses chamam de PF (prato pronto) – recomendado especialmente para casal

Jante em um dos restaurantes mais antigos do Brasil

Passeio de 1 dia em Porto Alegre. É possível?

Localizado no centro de Porto Alegre, em uma área do emblemático Mercado Público da capital gaúcha, é um dos restaurantes mais antigos do Brasil ainda em funcionamento.

Estamos falando do Gambrinus, que foi fundada em 1889, ano da implantação da república no país.

No cardápio, com foco na culinária portuguesa, uma das pedidas clássicas é o Bacalhau à Gomes de Sá. Durante a semana, o restaurante oferece pratos do dia, desde feijoada e língua ensopada até tainha recheada com camarão.

Visite o Casa de Cultura Mário Quintana

Um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana, localizada no centro histórico, já foi um hotel.

O que sobrou dessa época, ficou o quarto do poeta gaúcho Mário Quintana, suas coisas ainda repousando sobre os móveis. As demais salas hoje abrigam biblioteca, salas de estudos, cursos diversos, cinemas e um horto dedicado ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger.

No último andar, o visitante também encontra o Lola Bar, um restaurante de tapas de onde se tem uma bela vista do Guaíba. E na entrada do CCMQ fica uma das livrarias mais bacanas de Porto Alegre, A taverna.

Faça uma caminhada pela orla do Guaíba e assista ao pôr do sol

Você vai notar que os porto-alegrenses têm muito orgulho do pôr do sol às margens do lago Guaíba. Nos finais de semana, o boulevard ao longo do lago, a Beira-Rio fica fechado para carros, dando lugar a ciclistas, skatistas, pedestres e moradores em geral, que assistem ao sol munidos de garrafas térmicos e cuias de chimarrão.

Próximo à orla aproveite para visitar o centro cultural Usina do Gasômetro (antiga termelétrica), localizado na área mais central.

Perto do famoso gasômetro está a reformada Praça Júlio de Mesquista, que em determinados finais de semana recebe o público com feiras, música e food trucks. Também vale visitar o cais Embarcadero, espaço de diversão e gastronomia às margens do Rio Guaíba.

Dica de hotel em Porto Alegre:

A nossa dica de hotel em Porto Alegre para quem prefira se hospedar é o Nacional Inn Porto Alegre parte da Rede Nacional Inn

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.