Jardim Botânico em Curitiba: um passeio imperdível

Tempo de leitura: 5 minutos

Curitiba é uma cidade que encanta pela sua beleza, cultura e qualidade de vida. A capital do Paraná tem muitos atrativos para os visitantes, mas um deles se destaca pela sua magnitude e harmonia: o Jardim Botânico.

O Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Richbieter, é um dos principais pontos turísticos da cidade e foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba. A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil, que cobre a Serra do Mar e a planície litorânea do Paraná.

Um pouco de história

Jardim Botânico em Curitiba um passeio imperdível

O Jardim Botânico foi criado à imagem dos jardins franceses, com canteiros simétricos e fontes. O nome do parque é uma homenagem à urbanista Francisca Richbieter, que foi uma das responsáveis pelo planejamento da cidade no século XX.

A estufa, em estrutura metálica e vidro, foi inspirada na arquitetura europeia do século XIX e tem 458 m² de área. Ela abriga cerca de 600 espécies de plantas tropicais e subtropicais, além de uma fonte d’água. A estufa é iluminada à noite com cores diferentes para marcar campanhas significativas, como o Maio Amarelo, o Agosto Azul ou o Outubro Rosa.

Um espaço para a contemplação da natureza

O Jardim Botânico oferece aos visitantes diversas atrações para apreciar a natureza e aprender sobre a biodiversidade. Uma delas é o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros onde o visitante percorre de olhos vendados conhecendo com os sentidos restantes plantas e algumas paisagens naturais. No Jardim das Sensações é possível tocar, cheirar, ouvir e sentir as diferentes texturas e aromas das plantas.

Outra atração é a Galeria das Quatro Estações, um espaço que reúne o Café Escola Senac, o Centro de Ilustração Botânica do Paraná e uma área semicoberta com bancos, vasos e canteiros que representam as quatro estações do ano, identificadas por quatro esculturas clássicas de mármore branco.

O Jardim Botânico também conta com o Museu Botânico Municipal, que possui um herbário com mais de 400 mil exemplares de plantas secas e um espaço para exposições temporárias. O museu tem como objetivo preservar, estudar e divulgar a flora paranaense e brasileira.

Informações úteis

O Jardim Botânico fica na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, no bairro Jardim Botânico. O acesso é gratuito e o horário de funcionamento é das 6h às 19h30. O Jardim das Sensações funciona das 9h às 17h, de terça a domingo.

O Museu Botânico funciona das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O parque possui estacionamento, sanitários públicos, loja, bistrô e Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde é possível obter informações turísticas e emprestar cadeiras de rodas para pessoas que necessitem.

Para chegar ao Jardim Botânico, é possível usar os ônibus expressos Centenário/Campo Comprido ou Centenário/Rui Barbosa e descer ao lado do parque.

O Jardim Botânico é um lugar que vale a pena conhecer em Curitiba, pois oferece uma experiência única de contato com a natureza e a cultura da cidade.

O Hotel Dan Inn Curitiba: Conforto, Comodidade e Localização Estratégica

Jardim Botânico em Curitiba: um passeio imperdível

O Hotel Dan Inn Curitiba é uma excelente opção de hospedagem na capital paranaense. Com 113 apartamentos na categoria Executivo e duas Suítes, o hotel oferece uma estadia aconchegante e com diversas comodidades para seus hóspedes.

Conforto e Comodidade

Todos os apartamentos do Dan Inn Curitiba são equipados com ar condicionado, TV a cabo de LED de 32 polegadas, telefone, frigobar e estação de trabalho, proporcionando uma estadia agradável e funcional.

Os banheiros são equipados com secador de cabelo, garantindo praticidade aos visitantes. Além disso, as duas Suítes disponíveis no hotel oferecem um toque extra de sofisticação, com antessala e banheira de imersão para momentos de relaxamento.

As acomodações contam com piso laminado, proporcionando um ambiente acolhedor e confortável para os hóspedes.

Acessibilidade e Estrutura

O Hotel Dan Inn Curitiba possui 10 andares, com acesso facilitado por elevador. Uma característica única é a esteira transportadora para cadeirantes, homologada no CREA, tornando o hotel o único na Região Sul do Brasil a oferecer essa facilidade.

Comodidades e Serviços

O hotel oferece como cortesias o café da manhã e a internet, proporcionando um início de dia saboroso e conectado.

Para aqueles que chegam de carro, há estacionamento disponível, e para quem precisa de serviços de lavanderia, o Dan Inn conta com um serviço terceirizado para atender às necessidades dos hóspedes.

O restaurante à la carte e o Room Service estão disponíveis para os hóspedes que desejam desfrutar de refeições saborosas e práticas no próprio hotel.

Localização Privilegiada

O Dan Inn Curitiba está estrategicamente localizado bem no centro da cidade, na Rua Amintas de Barros, número 71.

Essa localização proporciona fácil acesso a diversos pontos turísticos e comerciais da cidade, além de estar ao lado do Teatro Guaíra, um importante espaço cultural que recebe espetáculos de dança, teatro e música.

O hotel está a apenas dez minutos da Rodoferroviária, estação de trem e de ônibus, o que facilita a locomoção para todos os pontos da cidade. Além disso, o Parque Passeio Público, localizado atrás do hotel, oferece atrações como lago, pedalinho, zoológico com aves raras, áreas para caminhada e academia ao ar livre, proporcionando momentos de lazer e contato com a natureza aos visitantes.

O Dan Inn Curitiba também está próximo ao do Paraná e a apenas cinco minutos do Shopping Itália, garantindo opções Clube Círculo Militar  de entretenimento e compras aos hóspedes.

Com uma localização privilegiada, bom atendimento e tarifas econômicas, o Hotel Dan Inn Curitiba é a escolha ideal para quem busca praticidade, conforto e uma estadia agradável na capital paranaense.

Reservas

Faça sua reserva no Hotel Dan Inn Curitiba pelo telefone (41) 3322-8558 ou através do e-mail: reservas@daninncuritiba.com.br. Garanta sua estadia e desfrute de tudo que o hotel tem a oferecer!