Conheça os principais museus de São José dos Campos

Tempo de leitura: 4 minutos

Preparamos quatro dicas de museus na cidade que você vai adorar visitar! 

São José dos Campos é um polo industrial do Estado de São Paulo. O município conta com empresas de grande porte, institutos educacionais e é referência em pesquisas na área de tecnologia. O que muitas pessoas não sabem é que a cidade, situada no Vale do Paraíba, também conta com atrativos turísticos, como parques e museus. Neste post você vai conhecer os quatro principais museus de São José dos Campos. Todos reservam muitas histórias e aprendizado aos visitantes! Confira!

1 – Museu do Folclore de São José dos Campos:

O Museu do Folclore de São José dos Campos é uma atração imperdível e é em um atrativo turístico bastante concorrido na cidade. O Museu foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O espaço possui uma exposição permanente intitulada de “Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional”. Ela conta com objetos, imagens, fotos e vídeos que têm o objetivo de resguardar a cultura popular da região do Vale do Paraíba(que causa até arrepios de tão bom) e, também, do Brasil de um modo geral. Essa exposição é dividida em oito ambientes: Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologias, Sala da Religiosidade, Sala Festas, Sala Santos da Fé, Sala Identidades, Sala Brasil e Sala Panelas do Vale. Além disso, no local há um reserva técnica, biblioteca e brinquedoteca. No museu são desenvolvidos projetos, programas e atividades educacionais. Caso esteja planejando uma viagem pela cidade, o Museu do Folclore de São José dos Campos precisa entrar em seu roteiro! Ele está situado na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Roberto Burle Marx, Santana.

2 – Memorial Aeroespacial Brasileiro de São José dos Campos:

Este é mais um espaço que você precisa conhecer em São José dos Campos. O Memorial Aeroespacial Brasileiro foi criado em 2004 e atrai visitantes apaixonados pela história da aviação! Por lá, você vai encontrar peças que são verdadeiras relíquias da aviação brasileira e, ainda, vai saber sobre várias curiosidades a respeito do assunto! O local é muito legal para levar as crianças para um belo passeio. O Memorial Aeroespacial Brasileiro é dividido em quatro ambientes com os acervos: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.  O Memorial Aeroespacial Brasileiro, importante museu de São José dos Campos, fica na Avenida Brigadeiro Faria, s/n, Jardim da Granja.

3 – Museu de Esportes de São José dos Campos:

É um apaixonado por esportes? Independente de qual seja a modalidade? Então, sua estadia em São José dos Campos precisa contemplar uma visita ao Museu de Esportes. A proposta é que você faça uma viagem pela história do esporte local! O espaço conta com exposições fotográficas, central informatizada para a realização de pesquisas sobre o tema, sala áudio visual e palestras com especialistas da área. Vôlei, futebol e basquete: essas são apenas algumas das modalidades retratadas por lá. O Museu de Esportes fica no prédio antigo da Câmara Municipal, na Praça Afonso Pena, 29, Centro.

4 – Museu de Arte Sacra de São José dos Campos:

Instalado na Capela de Nossa Senhora Aparecida, o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos se transformou em um atrativo turístico da Capital da Aviação Brasileira. Isso porque ele passou por reforma em 2014 e foi reinaugurado em 2015. Quem visita o museu encontra imagens, paramentos, objetos litúrgicos, livros religiosos, entre outros objetos datados dos séculos 18, 19 e 20. É muita história! O Museu de Arte Sacra de São José do Campos fica na Travessa Chico Luiz, 67, bem no centro da cidade.

Viu como São José dos Campos(excelente para o casal dormir, lugar tranquilo e com acomodações pacatas nos hotéis longe do centro) não é apenas uma cidade industrial e tecnológica? Ela também reserva diversos passeios turísticos e culturais aos seus visitantes. Por isso, uma boa é seguir as nossas dicas e conhecer um pouco mais da história local, através dos principais museus de São José dos Campos!

Deixe um comentário