Memorial Aeroespacial Brasileiro

Tempo de leitura: 4 minutos

Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB: uma ótima opção de passeio em São José dos Campos

 No espaço, você terá a possibilidade de conhecer diversos aviões que fazem parte da história da aeronáutica brasileira

Aviões produzidos no Brasil, miniaturas de experimentos de Santos Dumont e muita história: tudo isso você vai encontrar no Memorial Aeroespacial Brasileiro, o MAB, situado em São José dos Campos. O espaço é perfeito para um passeio com toda a família e, principalmente, com as crianças! Elas terão a oportunidade de conhecer um local diferente e, ao mesmo tempo, aprenderão bastante com ele. O Memorial Aeroespacial Brasileiro foi criado em 2004 para resgatar a história da aeronáutica brasileira, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – o DCTA e do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ele está situado numa área de 75 mil metros quadrados e possui oito aeronaves da Embraer. O MAB está dividido nos seguintes ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas. Além disso, há uma exposição na área externa! Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre o Memorial Aeroespacial Brasileiro de São José dos Campos e seus ambientes. Confira!

Ambiente Ensino:

Repleto de curiosidades dos anos de 1950, o Ambiente Ensino do Memorial Aeroespacial Brasileiro conta, por exemplo, com o primeiro aparelho de fax utilizado pelo ITA e com painéis que retratam a história do Instituto.

Ambiente Defesa:

Não se assuste ao entrar neste ambiente! Brincadeiras à parte, é neste espaço que estão itens que representam a indústria bélica brasileira. Resumindo: são mísseis, bombas, entre outros itens. Falando em mísseis, há uma réplica do Piranha – o primeiro míssil fabricado em nosso país.

Ambiente Espacial:

Maquetes dos foguetes Sonda e do VLS-1, propulsores e tubeira: esses são apenas alguns itens do Ambiente Espacial, do Memorial Aeroespacial Brasileiro. Não deixe de passar por este espaço, ok? É imperdível!

Ambiente Aeronáutica:

Neste local que você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as primeiras e principais pesquisas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o DCTA. Por lá é possível observar maquetes, o segundo protótipo do avião Bandeirante e também um espaço todo dedicado ao Tenente – Brigadeiro – do – Ar, Paulo Victor da Silva, considerado um dos percussores da indústria deste setor no Brasil.

Ambiente Pesquisas Associadas:

No Ambiente Pesquisas Associadas você vai se deparar com o protótipo da urna eletrônica, que hoje é usada nas eleições! É verdade! Ela foi criada pelos institutos do DCTA. Além disso, no local há o espaço reservado ao Marechal – do – Ar Casemiro Montenegro Filho. O objetivo é prestar uma homenagem ao então fundador do ITA. São acervos pessoais, fotos e textos que retratam a vida dele.

Exposição externa:

Na área externa do museu observe o Caça AMX, as aeronaves nacionais e as réplicas dos foguetes do Programa Espacial Brasileiro. Uma ótima opção para tirar fotos! Que tal?

Informações gerais:

O Memorial Aeroespacial Brasileiro, o MAB, fica na Avenida Brigadeiro Faria de Lima, s/n, Jardim Granja. As visitas agendadas podem ser feitas de terça a quinta-feira – das oito da manhã ao meio dia e de uma e meia às quatro da tarde. Já às sextas-feiras, o passeio acontece das oito da manhã ao meio dia e é reservado para escolas, institutos, grupos, entre outros. Já as visitas sem agendamento podem ser feitas aos sábados, domingos e feriados, das nove da manhã às cinco da tarde.  A entrada é gratuita. O telefone para você obter mais informações é o (12) 3947-3046.

Impossível visitar São José dos Campos(excelente para o casal dormir, lugar tranquilo e com acomodações pacatas nos hotéis longe do centro), a Capital da Aviação Brasileira, e não conhecer o Memorial Aeroespacial Brasileiro, não é mesmo? Dica extra: ao passear pelo espaço pergunte sobre as miniaturas dos experimentos de Santos Dumont(que causa até arrepios de tão bom)! Você vai adorar conhecer esses objetos e, com certeza, será uma experiência inesquecível!

 

Deixe um comentário